terça-feira, agosto 31, 2010

354/2010 - a realidade das coisas e os reais interesses do nosso país

Realmente.
O tempo que se perdeu a choramingar a ponte nova...

sábado, agosto 28, 2010

353/2010 - vermelho foi seu nascimento mas de luto se vestiu


Minha avó, minha querida avó, às vezes dizia uma ladaínha/adivinha assim:
verde foi meu nascimento
mas de luto me vesti
para dar a luz ao mundo
mil tormentos padeci
- Sabes o que é?
- Se é verde deve ser o Sporting (eu era pequenito)
- Não sejas parvo (minha avó não utilizava expressões finas, tipo: tolo, palerma ou caturreira)
- Parvo, porquê? Não sei o que é...
- É a azeitona.
- A azeitona?
- Sim, a azeitona, nasce verde, torna-se preta (minha avó não dizia: negra [não conhecia o politicamente correcto]) é espremida nos lagares até chorar azeite...
- Pois azeite, batatas e bacalhau, o que tem isso a ver com dar luz?
(sorria e ajeitava os cabelos negros, tinha poucos cabelos brancos que espreitavam em desafio sob o lenço, puxava-o para a frente, olhava-me com ar trocista e dizia:)
- Olha para a santinha [a sagrada família itinerante], está iluminada, não está?
- Está, avó
- Água em baixo, por cima azeite, que é como a verdade, está sempre por cima (e ria-se)
Eu encolhia os ombros, fingia que percebia tudo...
Isto tudo a propósito duma câmara que nasceu comunista/vermelha, vestiu-se de luto mas não padeceu tormentos nenhuns, limitou-se a choramingar:
- Ah e tal façam lá a ponte
- Ai qu´a gente gostava tanto duma ponte novinha...

sexta-feira, agosto 27, 2010

352/2010 - la remontada más sorprendente

Onze portugueses, dois chilenos e um montenegrino...

quinta-feira, agosto 26, 2010

351/2010 - olhando a eternidade

Já não tem os caracóis louros. Pois não. Vamos obviamente envelhecendo. “Os cabelos branqueando”, como dizia um nosso comum amigo, José Viana. Mas há dias, numa aula de História do Cinema Português, projectei o “Frei Luís de Sousa” e tudo voltou ao que era: eu adolescente, ela adolescente...

350/2010 - comboiadas

A informação possível no diário do grupo Lena.

quarta-feira, agosto 25, 2010

349/2010 - perrez... mourra, mourrinho, república porrtuguesa, pim


As imagens dizem tudo, ainda assim, acrescentar-lhes-ei, palavras.
Mais um portuguezito que depois de Secretário, de Queiroz, de Figo e de Cristiano Ronaldo se oferece em sacrifício...
Perez, Florentino Perez, tem um projecto (reparem onde se fez fotografar na segunda imagem) que passa pela descredibilização de Portugal.
Choca-me que ninguém o diga, magoa-me que ninguém o sinta.
Mourinho será mais um...
Mais um desafio para o treinador em grande forma vestindo com grande classe e elegância [era assim que a Doze definia Queiroz em 2003; não mudou nada].
Um treinador não tem de vestir com elegância, tem é de praticar um futebol que nos faça sorrir e se possível ganhar, como Vicente, como Pep... como Domingos.
Toda a gente sabe que adoro o futebol espectáculo do Barça (mais uma corrida, mais uma vitória, desta vez com um Pinto que não dá frangos), sabem que gosto da filosofia futebolística catalã, um clube por onde passaram três dos nossos [do Sporting] melhores meninos: Figo, Simão e Quaresma... ainda assim, não será com satisfação que assistirei ao achincalhamento de Mourinho, de Pepe e de Ronaldo; esta época serão os robertos... em Madrid.

348/2010 - sou camonista, sou o maior

Este post só tem alguma piada (pouca, confesso) se primeiro olharmos/escutarmos isto.
Só depois, consultarmos esta notícia, sobre um camonista de incontroversa autoridade.

347/2010 - domingos santo em terça-feira de paixão

quatro sorrisos na cidade dos arcebispos...

terça-feira, agosto 24, 2010

346/2010 - seiscentos e cinco

5 - Um novo rumo, assente numa política patriótica e de esquerda, vinculada aos valores de Abril, capaz de realizar os direitos e as aspirações dos trabalhadores e do povo, de assegurar o desenvolvimento económico e o progresso social e afirmar a identidade cultural, a soberania e independência nacionais.
8 - Um rumo que promova a ruptura com a natureza do processo de integração europeia, com a postura de submissão ao imperialismo e à NATO e contribua para um mundo mais justo, onde sejam afirmados os direitos dos trabalhadores e dos povos.
15 - Assumimos o compromisso de apresentar e protagonizar uma alternativa para o exercício das funções do Presidente da República, marcada pela determinação e a confiança na força dos trabalhadores e do povo e na projecção dos valores de Abril, num Portugal com futuro.
21 - Iniciamos hoje aqui um percurso, que nos levará a todo o País, que se cruzará todos os dias com os interesses e direitos dos trabalhadores, das jovens gerações, do povo, com os seus problemas aspirações e lutas, o percurso de uma candidatura que age para abrir uma fase nova na vida do nosso País.


Em menos de 605 parágrafos, são só 22, o Partido Comunista Português consegue, pelo menos, em quatro deles (não fiz uma leitura exaustiva) espezinhar uma das suas grandes bandeiras, provavelmente, aquela que eu mais gostava.
Neste comunicado deixa, definitivivamente, de se falar no "povo trabalhador", distinguindo-se sempre entre trabalhadores e povo (ver destaques a vermelho, desta vez não são links; o único link é negro).

345/2010 - quem tem cus (de judas) tem medo

Todos pensavam que António Lobo Antunes iria Tomar, afinal não tomou.
Por razões políticas, diz ele... talvez por miúfa, dizemos nós.

segunda-feira, agosto 23, 2010

344/2010 - pátri(ci)a fonseca e mour(r)inho

Parece-me Portugal um país pequenito.
Sou um português extraordinário, o português ordinário sente falta de Portugal e eu não. Não tenho saudade.
Sou um português que não quer voltar, não quero trabalhar em nenhum clube português, não quero viver em Portugal.
Não me pronunciei (no meu blog) não a divulguei, pensei que quanto menos publicidade for dada a um idiota (tem muitas ideias) idolatrado por atípicos como ele , melhor.
Escrevo sobre ele (hoje) para realçar o sentido de oportunidade que uma grande jornalista/repórter portuguesa (tramagalense) teve ao divulgar o pensamento do atípico, seleccionando, cuidadosamente, as passagens acima (a tradução é minha).
Obrigado, Patrícia.

343/2010 - vamos a la playa, as playas son hermosas

A equipa de futebol de praia do Sporting venceu o primeiro Circuito Nacional de Futebol de Praia, depois de vencer, na última partida da competição, o Benfica, por 5-2.
Os «leões» foram a equipa mais forte da prova, ao vencerem todos os (sete) jogos , com 48 golos marcados e apenas nove sofridos, terminando o primeiro campeonato nacional com o melhor ataque, a melhor defesa, o melhor marcador (Madjer) e o título de campeão.

domingo, agosto 22, 2010

342/2010 - o rio e o tejo


Nossa sabedoria é a dos rios.
Não temos outra.
Persistir. Ir com os rios,
onda a onda.
Os peixes cruzarão nossos rostos vazios.
Intactos passaremos sob a correnteza
feita por nós e o nosso desespero.
Passaremos límpidos.
E nos moveremos,
rio dentro do rio,
corpo dentro do corpo,
como antigos veleiros.
Carlos Nejar (poeta brasileiro)

341/2010 - amiguices ou algo mais


sábado, agosto 21, 2010

340/2010 - nojenta, a forma como roberto é tratado




Roberto, na minha opinião, merece respeito.
O respeito que é devido a qualquer trabalhador estrangeiro que vem para o nosso país exercer a sua (dele) profissão.
Meus tios foram a salto para França, viveram em bidonsville, ninguém os tinha contratado, foram e «aguentaram» a trabalho que encontraram, foram sempre tratados com dignidade e respeito.
Roberto é um trabalhador qualificado, foi contratado (por Luís Filipe Vieira, Rui Costa e Jesus).
Procura exercer a sua (dele) profissão da melhor forma possível, é vergonhosa a forma como profissionais (os jornalistas) e os adeptos (do Benfica em particular e do fenómeno futebolístico em geral) tratam o profissional espanhol.
A existirem culpados, esses serão quem o contratou... ponto final.

339/2010 - as minhas meninas

Ainda se seguem cerca de dez minutos de caminho até chegar ao tão esperado último ninho de cegonha-preta que a equipa vai visitar, já no Aravil, afluente do Tejo. Fica numa escarpa, mas é acessível facilmente com um salto a partir do barco. O casal escolheu uma plataforma na rocha para criar o seu bebé.A abordagem é feita com cuidado e em silêncio. "Podem atirar-se do ninho. Depois dos 40 dias já não os anilhamos, porque ficam mais violentos", explica o biólogo que se orgulha de nunca ter tido acidentes com crias. "Por vezes temos de ir a ninhos em locais de muito difícil acesso. Podemos ter de descer 20 a 40 metros de escarpa, em rappel." Uma vez uma cria caiu do ninho. "Mas não morreu. Conseguimos apanhá-la." Tudo acabou bem.
Em Constância, também, existem, oiçamos (ler em voz alta):
A primeira e única cegonha negra que vi, foi bem perto de Constância num passeio pedestre junto ao Zêzere, na companhia do Engº Tiago do PASM; Nuno Gil, blogger e amigo de Constância
Não vou dizer muito mais, podeis ver ali em baixo os links para o Público, para o comentário do Nuno e para a herdade da Poupa que se localiza no Rosmaninhal, Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco... não conheço o local mas fiquei curioso, vemos a página e ficamos com vontade de conhecer, saber comunicar é muito importante.
fontes & alambiques

338/2010 - sob a pesada tristeza do jugo republicano



Há coisas que impressionam, causam uma impressão profunda.
Um presidente assassinado que na hora da morte se lembra que bastaram dez anos para destruir tudo aquilo em que acreditara.
Um presidente que morre, suspirando pelo Senhor Dom Manuel II.
A república desde muito cedo cedo se apercebeu que um país respeitado se transformara numa coisa mal frequentada, achincalhada por todos.
Esta república tem tido de tudo, desde um presidente que abdicou - Teixeira-Gomes - para ir «conviver» com rapazinhos na Argélia, a presidentes do conselho de ministros como Mário Soares, Pedro Santana Lopes ou José Sócrates Sousa ... só para citar algumas anedotas recentes.
Alguém, no seu perfeito juízo, acreditará que esta república tem solução?
Precisamos de esperança, temos necessidade que alguém Reine.

337/2010 - isto (não) é arte



Para uma certa mentalidade pequeno-burguesa, isto, não é arte.
Arte, para esses, é o que se aprende nas escolas de belas-artes, blazers escuros com botões dourados, formalismos, técnicas e respeitinho.
(...) desenvolveu-se a tal ponto na capital que existem artistas estrangeiros a apreciar o trabalho que por lá se faz e haja quem, como o líder do partido Popular, Paulo Portas, proponha a criminalização desta actividade.
E vós que pensais, é ou não é arte?

sexta-feira, agosto 20, 2010

336/2010 - pcp contra o encerramento da escola da portela

O partido comunista português insurge-se contra o encerramento das escolas.
Esperamos o comunicado da concelhia comunista de Constância... será que se vai insurgir contra a Câmara Municipal de Constância?
Será que teremos um comunicado da concelhia comunista de Constância a dizer que o dinheiro da Empreitada - Centro Escolar de Santa Margarida da Coutada; 2.133.974,22 € (dois milhões, cento e trinta e três mil, novecentos e setenta e quatro euros e vinte e dois cêntimos) poderia/deveria ser canalizado para a construção da nova ponte?

quinta-feira, agosto 19, 2010

335/2010 - presidente morto, rei posto


Analisada pela Direcção a decisão do Conselho de Disciplina, congratulando-se a mesma pela celeridade na resolução do processo, foi decidido dar o devido cumprimento à decisão constante do Acórdão e, na sequência, suspender o contrato de prestação de serviços do Seleccionador Nacional pelo período da penalidade.
Consequentemente, a Direcção tomou a decisão de delegar no
Professor Agostinho Oliveira a condução da Selecção Nacional no período de suspensão do Seleccionador Nacional.
Todos os actos têm uma consequência, todas as palavras possuem um significado.
O título deste post remete para a frase: rei morto, rei posto; seria demasiado real, vivemos numa república e nas repúblicas é tudo virtual, não há um sim ou um não, é sempre nim.
Hoje assistimos à morte (no sentido figurado) dum presidente e dum professor de ginástica (o ex-seleccionador Carlos Queiroz).
Nem Gilberto Madaíl nem o professor de ginástica têm condições para continuar na selecção.
Numa das imagens vemos Alfredo Keil, músico, pintor e poeta... e a antiga sede da Federação Portuguesa de Futebol, na praça da Alegria; na outra vemos o único treinador invicto da selecção de Portugal; Agostinho nunca perdeu um jogo como líder da selecção principal (já nos orientou por quatro vezes) a abraçar o capitão cigano (com uma braçadeira que diz: unidos contra o racismo) uma camisola que nos sussura: Quaresma (sacrifício, penitência).
Tínhamos Queiroz um treinador que falhou em tudo o que tentou como treinador de homens (teve um sucesso relativo como treinador de miúdos, com batotice; Cao e Gil... por exemplo).
Temos Agostinho Oliveira um treinador sério, um treinador a sério.
Nota 1: Já escrevi muito neste blog sobre futebol, sobre o que penso sobre Queiroz (sobre Mourinho, também, onde [na Bélgica] José empatou a brincar [1-1] com o Real Madrid, o Porto de André goleou a sério [0-3].
Nota 2: Há pessoas/políticos que respeito (um mais do que outro) que acham/pensam que mandar analisar a co** da mãe é uma linguagem futebolística, perfeitamente, utilizável e é quase condenável não a utilizar.
Pela minha parte agradeço a educação que os meus pais me deram, vou a caminho dos cinquenta anos, continuo a tratar o meu pai por: papá, minha mãe por: mamã; não utilizamos o tipo de vocabulário do senhor professor Queiroz nem do senhor Pinto da Costa, em casa.
Nota 3: Nunca a selecção portuguesa perdera em Alvalade; nunca o Sporting perdera com equipas dinamarquesas.
Um nome que liga estes dois desaires: Carlos Manuel Brito Leal Queiroz... pé frio (esteve hoje em Alvalade, o palerma, o ex-seleccionador, o professor de ginástica).

334/2010 - o camiño das estrelas de santo iago


A miséria religiosa é, de um lado, a expressão da miséria real e, de outro, o protesto contra ela. A religião é o soluço da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração, o espírito de uma situação carente de espirito. É o ópio do povo.
A verdadeira felicidade do povo implica que a religião seja suprimida, enquanto felicidade ilusória do povo. A exigência de abandonar as ilusões sobre sua condição é a exigência de abandonar uma condição que necessita de ilusões. Por conseguinte, a crítica da religião é o germe da critica do vale de lágrimas que a religião envolve numa auréola de santidade.

O extracto acima é retirado dum texto de Karl Marx.
Nesse sentido fez-me confusão que uma câmara comunista estivesse a ajudar um crente a peregrinar, a recebê-lo muito melhor que a república portuguesa recebeu o dalai lama, por exemplo... depois percebi.

terça-feira, agosto 17, 2010

333/2010 - aquilo que a imprensa não diz

Hoje é o dia em que Mourinho começou a ser despedido.
Dum lado o Real Madrid (do odioso/odiado general Franco) treinado por José Mourinho e servido por jogadores como: Cristiano Ronaldo (o melhor do mundo), Casillas (o melhor guarda-redes [campeão] do mundo), Di María (o melhor extremo do mundo, ai que falta faz ao Benfica), Sérgio Ramos (o melhor defesa-direito [campeão] do mundo); olhem: Casillas; Arbeloa, Sergio Ramos, Albiol e Drenthe; Gago e Lass Diarra; Granero, Van der Vaart e Benzema; Higuain, estes foram os gajos que entraram de início... depois do intervalo: Dudek, Ricardo Carvalho, Marcelo, Khedira, Di María e Cristiano Ronaldo. Saem Casillas, Benzema, Granero, Drenthe, Albiol e Higuaín.
Viram?
Dum lado a galáctica arrogância técnico-táctica...
Do outro o futebol que sorri.
fontes & alambiques

domingo, agosto 15, 2010

332/2010 - ai jesus, dois jogos oficiais, duas derrotas



Nesta altura da época e tendo em consideração, apenas, os jogos oficiais, o campeonato da segunda circular está assim:
1.º - Sporting Clube de Portugal; três jogos (dois fora e um em casa) três golos marcados, dois golos sofridos, duas vitórias, uma derrota, percentagem de vitórias: 66,66 %.
2.ª - Sport Lisboa e Benfica; dois jogos (um em campo neutro outro em casa) um golo marcado, quatro golos sofridos, duas derrotas, percentagem de vitórias: 0,00%.
Nota final: As imagens foram retiradas dos três diários desportivos (A Bola, O Jogo, Record).

331/2010 - hoje é feriado da boa viagem


sábado, agosto 14, 2010

330/2010 - macacadas, macaquices, callicebus caquetensis

Gosto muito da vida selvagem.
Encantam-me os bicharocos que vivem em liberdade.
Este macaquinho de barba vermelha (é do tamanho dum gato doméstico) foi, recentemente, descoberto.

sexta-feira, agosto 13, 2010

329/2010 - este tiago é o nosso camarada álvaro

O nosso camarada Álvaro...
Pessoas como eu valorizam pessoas como o camarada Álvaro, por tudo aquilo que lutou, por tudo o que sofreu.
Valorizo mas não desculpo.
A frase ali em cima foi-me dita por um camarada na Festa do Avante, eu quando estou com livros, esqueço-me do espaço e do tempo, tacteio-os, cheiro-os, vejo-os, sinto-os, aproprio-me, completamente, do livro enquanto objecto.
Lembro-o como se fosse hoje, estava num desses momentos de êxtase, quando ouvi a frase que lemos no título, pegava n' A Estrela de Seis Pontas e senti uma mão solidária no ombro, voltei-me e sorri, «o camarada Álvaro sabia muito de política mas pouco da vida de pessoas como nós» disse; «pouse o livro e vamos mas é beber um tinto e conversar» disse-me.
Pousei o livro.
Conversámos.
Manuel Tiago era um pseudónimo.
Eu e aquele senhor éramos anónimos.
Conhecemo-nos na convivência, nas palavras, nos sorrisos e na cumplicidade.
Chamava-se Armando Augusto Sobreiro Bom, era bom homem, morreu em 2004, não chegou a completar noventa anos.

quinta-feira, agosto 12, 2010

328/2010 - o pseudoanonimatonablogosfera

É um tema que me interessa desde que comecei a navegar.
Ser anónimo, inventar uma identidade ou escrever com o próprio nome?
Mal por mal, antes ser anónimo, o anónimo não chateia (às vezes chateia um bocadinho) vai e volta mas nunca sabemos se é a mesma pessoa.
Os que inventam uma identidade, um pseudónimo, são mais perigosos, o político residente, a anocas, o valupi, o miguel abrantes, o chinelo, o cidadão abt, etc, etc, etc, podem ser todos e não são ninguém (são alguém).
São p'rigosos pruqê? (perguntar-me-ão)
São perigosos porque podem ser a pessoa que está ao nosso lado no autocarro, no cinema, no teatro, na festa, no café, no bar... são perigosos, porque quer queiramos, quer não, fazem de nós pessoas desconfiadas, podemos estar, tranquilamente, a tomar um café, uma água (pronto, uma mini) mas não deixamos de pensar: hum, se calhar, és tu o político residente, com essa conversa... (estou a brincar, é, apenas, um exemplo).
A blogosfera, como eu a entendo, é algo onde exerço alguma cidadania mas onde escrevo, também, muito disparate, sou (procuro ser) sério mas não me levo muito a sério, digamos que é uma tasca virtual onde se partilham opiniões.
Imaginemos então essa tasca, dum lado estariam pessoas como eu, Manuel Marques, Pacheco Pereira, Gonçalo, Rui Pires, Francisco José Viegas, Mário Rui Fonseca, João Pico, Samuel, Luís Varino, Tomás, Rodrigo, Telmo, Santana-Maia, António José Carvalho, Miguel Serras Pereira, Abílio Pombinho, etc, etc, etc [faltam muitos e muitas, obviamente] animadamente, a petiscarmos e a bebermos; do outro, ocultos sob pesadas cortinas negras estariam os outros (e as outras) que de vez em quando tentavam importunar/interromper as nossas brilhantes discussões, chegavam-nos umas vozes... às vezes diziam, fui eu, o chinelo ou fui eu, o cidadão abt... [por exemplo, apenas, um exemplo].
Resumindo, os anónimos e os pseudónimos têm um espaço na blogosfera, é, contudo, diferente do que possuem as pessoas que não têm medo de escrever e assumir o que escrevem; dum lado os que confraternizam, livremente, de rosto descoberto... do outro os que, voluntariamente, se ocultam atrás de grossos reposteiros escuros.
Algumas pessoas que tenham lido tudo até aqui e se sintam cansados de blogs, não desanimem; há cura.

327/2010 - tráfico de bebé

Um bebé de nome Tiago que viveu na Casa do Gaiato terá sido contratado por um clube de futebol inglês.
A nossa equipa de reportagem acompanhará este caso, procurando deslindar os meandros que envolveram este enigmático acontecimento.

quarta-feira, agosto 11, 2010

326/2010 - 'tás bom ó filh* da pu**

A situação estava má, era desesperada, para se defender o professor de ginástica Carlos, «o Carlos» como lhe chama o miúdo madeirense - ó Carlos, assim não ganhamos! - pede a ajuda a Jorge Nuno Pinto da Costa.
Vejamos e oiçamos como Jorge Nuno defende Carlos... lá para o fim chamará filho da pu** a um jornalista do Correio da Manhã; vale a pena ver tudo.

325/2010 - a tangente do erro que se tornará fatal


por que é que o luís horta não vai fazer controlo para a connu* da mãe dele
Quem lê o santamargarida está sempre à espera duma opinião consistente, isenta e aprofundada sobre os casos do futebol português.
Aquele connu ali em cima não é do verbo conhecer, faz parte do mais vergonhoso episódio, de sempre, do desporto português.
Preparam-se para encolher os ombros e deixar tudo como está, como se não houvesse dignidade, como se não existissem sentimentos.
Diz-nos hoje, José Manuel Freitas n' A Bola, p. 27 : Quando mandar uma pessoa (...) para o sítio mais sagrado e íntimo da sua mãe deve ser entendido como «não me chateiem», que mais se poderá afirmar?
Mais logo responderemos a esta e outras questões relacionadas com o caso; entretanto, podeis deixar na caixa de comentários questões que gostassem de ver respondidas.
Nota final: Mais uma vez foi uma questão desencadeada no blogosfera, o que nos faz pensar para que servirão (ou quem servirão) os jornaleiros. *

terça-feira, agosto 10, 2010

324/2010 - general com quarenta anos, o partido com paredes de sangue

Numa altura em que tanto se fala de connu (do verbo conhecer) deixo-vos com a frase chave: il est également écrivain, son livre le plus connu s'intitulant « Mao Zedong, mon grand père ».
Deve ser o primeiro general da história comunista (o po[l]vo é quem mais ordena...) a ser nomeado porque escreveu um livro sobre o avô Mao.
General por herança e afinidade familiar.
Enfim...
Obrigado, Miguel... bem visto.

segunda-feira, agosto 09, 2010

323/2010 - de villa nova de constança à cidade de constância


não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio