sábado, fevereiro 04, 2012

001/2012 - um blog que (me) marca

Um blog é, de algum modo, uma marca.
Pode ou não ser marcante.
Para quem o elabora e alimenta é-o, certamente.
Este blog vai completar em maio, sete anos, sete anos de palavras e imagens, umas mais pensadas que outras, umas doces, outras amargosas.
A última vez que escrevi, aqui, foi em dezembro de 2011, mais de um mês (pela primeira vez) sem escrever.
As vossas saudades não foram muitas, eh, eh, eh, acredito que alguns até estivessem aliviados... finalmente (terão pensado).
Mas não.
O santamargarida.blogspot.com continuará enquanto amar escrever nele, enquanto me der gozo; amargoso, portanto (ou talvez não).
Deixo-vos com um vídeo qua adulterando uma conhecida cosmogonia poderia ter este título: primeiro que tudo houve o caos e depois a marca de peito ingente suporte inabalável de tudo quanto existe

8 Comments:

Blogger MM said...

Pedro (boa tarde),

Este é sem dúvida um blogue marcante. Para ti e para os leitores: sou um deles quando aqui cheguei muito tarde, ou há pouco tempo. O Santa Margarida fala e transmite na perfeição a tua pessoal e intransmissível marca: qualidade daquilo que faz pensar, que alerta, vai para além do óbvio, exibe detalhes, sem peneiras, sem «tags», metas e propósito, ou aparente organização.
Este blogue exala verdade, e eu como leitor gosto muito dele.

Sinto como disse pena de o ter 'descoberto' há pouco tempo, já que de quando em vez calha introduzir uma palavra na barra de procura e como resultado leio 5 ou 6 posts muito antigos que falam de coisas como a Balada de Hill Street, Imagens de Vestir, ou mais recentemente curiosas e interessantes discussões por ti e outras pessoas tidas (em comentários) sobre a representação de crianças e mulheres em publicidade. Lá está 'recente' para mim, porque os objectos são em si antigos. Há uns dias falei noutro desses momentos, e é um bom exemplo: o abraço ou cumprimento que gostarias de repetir a José Eduardo. Fez-me pensar essa mensagem, especialmente quando lado-a-lado com as coisas que eu por essa altura - 2009 - andava a dizer (e tu felizmente descnheces) sobre o homem numa série de sítios diferentes.

sábado, fevereiro 04, 2012 2:30:00 da tarde  
Blogger MM said...

Sobre as saudades não é algo que possa ou deva felizmente fazer queixa porque mantenho a feliz oportunidade de ler-te com regularidade, pese embora essa leitura diga (porventura) muito pouco a todos e todas os e as teus e tuas leitores e leitoras.

Mas não me custa imaginar que sim ou ter de alguma forma essa certeza: se o Santa Margarida cessasse de fabricar muita gente iria sentir a sua falta, já que a qualidade tem a virtude de apelar às pessoas (muitas ou poucas, não interessa) e a qualidade nunca deixaria portanto de ser sentida (sua falta).
Nessa medida, espero que o 'gozo' nunca se extinga.

sábado, fevereiro 04, 2012 2:41:00 da tarde  
Blogger MM said...

Por último, agradecer pela comunicação (um blogue é isso, veículo para comunicar) que manténs no outro teu blogue. É um pouco complicado porque muitas vezes sinto que alguma palhaçada ou circo pode de alguma forma afectar-te (negativamente). Circo esse da minha autoria (penalizo-me por ele, embora não garanta que consiga sempre evitá-lo, tenho aliás a certeza que não).

É um fenómeno que existirá sempre, sucessão de mútua afectação: tal como já me vi afectado por uma - assídua - leitora tua, tenho a certeza que o contrário também acontece, podendo algumas pessoas transferir para a tua pessoa sentimentos quiçá negativos por mim mantidos. Coisas quase puramente emocionais e que têm um espaço muito grande na vidas das pessoas (amor por uma bandeira e instituição desportiva) terão sempre esse efeito. Nessa medida peço-te por eles desculpa. Não sei se é algo que mereça a pena relevar ou se deve ser dada importância mas é de facto a única coisa que vejo como problemática, e lamento-o muito.

Seja como for, espero que no fim o bom supere esse pequeno mal.

Posto isto, e já que os outros leitores do Santa Margarida por algum motivo pouco se expressam tomarei a liberdade de falar em nome meu e deles. Todos, sem excepção: um grande abraço e obrigado por tudo o que nos dás. Obrigado por colocares "Santa Margarida" no mapa, obrigado por seres verdadeiro, bom, justo e 'diferente'. Obrigado por teres muito bom gosto e que connosco esse gosto seja partilhado. Obrigado por nos ensinares (gratuitamente, sem nada pedir em troca) e pela luz oferecida sempre que abrimos esta página.

Continuaremos sempre a fazê-lo, porque é uma luz indispensável.

Em meu nome só, agora: um outro grande abraço e viva o Sporting Clube de Portugal.

sábado, fevereiro 04, 2012 3:07:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

MM,

Que te posso dizer, companheiro, camarada e amigo (embora, ainda, não nos conheçamos pessoalmente [encontramo-nos no Manchester City vs. Sporting, certo?]) dir-te-ei, que faço beicinho e tenho umas lágrimas teimosas a quererem saltar (estou a brincar, homem qu'é homem não chora nem faz beicinho), agora a sério mais logo lá estarei com o meu cachecol verde e branco do Celtic de Glasgow (qualquer dia conto esta história) a apoiar os nossos verdes e brancos, com esperança, com muita esperança que sejamos nós a cantar de galo no final do jogo, que seja uma equipa de verde e branco vestida que passe à fase seguinte.

sábado, fevereiro 04, 2012 3:44:00 da tarde  
Blogger RL said...

Parte do que sou contém profundas raízes da Aldeia de Santa Margarida e da Portela.
Talvez, mas não necessáriamente, tenha sido a curiosidade primeira para te ler.
Quando a vida o permite, vou espreitando.

7, algo místico? Não?
Assim como desejar Parabéns antecipadamente, dizem!

No entanto e atendendo às directivas da troika, restrinjo-me a um ciber-PARABÉNS!

sábado, fevereiro 04, 2012 4:43:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Obrigado, RL

São palavras assim e leitores que não têm vergonha de escrever o que sentem que fazem com que isto faça sentido.

Um grande abraço

sexta-feira, fevereiro 10, 2012 6:13:00 da tarde  
Blogger O Cidadão abt said...

Santamargarida!

Sete anos é a idade da queda da dentição de leite, razão pela qual nos mostra saudades das marcas referidas no vídeo!
Eristoff e Durex?

Vá lá com calma, home!

Com o colesterol e os lípidos causados pelos manjares do MacDonald's e da Coca-Cola, como é que a miúda não havia que gemer de dôr, em vez de murmurar de prazer??

Antes vem o Hansaplast!

O Viagra será mais adiante...

Santamargarida, um blogue refrigerado, que se mantém presente no espectro cibernético de Constância.
Aguarda-se por melhores dias activistas!

Parabéns pelos estabilizadores, reguladores e conservantes!

Venham daí mais sete!

domingo, fevereiro 12, 2012 3:50:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Então não eram mais cinco?

"Venham mais cinco
Duma assentada
Que eu pago já
Do branco ou tinto
Se o velho estica
Eu fico por cá
Se tem má pinta
Dá-lhe um apito
E põe-no a andar
De espada à cinta
Já crê que é rei
Dàquém e Dàlém Mar
Não me obriguem
A vir para a rua
Gritar
Que é já tempo
D'embalar a trouxa
E zarpar
A gente ajuda
Havemos de ser mais
Eu bem sei
Mas há quem queira
Deitar abaixo
O que eu levantei"

quarta-feira, fevereiro 15, 2012 7:04:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio