quarta-feira, abril 25, 2007

703 - censurável


Quais os limites da liberdade?
No meu caso ... nenhuns!

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não devemos acreditar na maioria que diz, que apenas as pessoas livres podem ser educadas,mas sim acreditar que as pessoas educadas são livres.

quarta-feira, abril 25, 2007 6:58:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Nem mais, camarada!
Já viu aquilo que eu perdia se proibisse (detesto a palavra) os comentários anónimos.
Perdia o prazer dos seus comentários (quase) sempre pertinentes.
Um grande abraço escrito a verde.

quarta-feira, abril 25, 2007 7:02:00 da tarde  
Blogger Maria Romeiras said...

Pedro Oliveira, compreendo o espírito em que escreveu, mas permita-me uma correcção técnica: a verificação por reconhecimento de caracteres não é uma imposição nem é restritiva a comentários anónimos. Inclusivamente é apoiada e muito bem por sistemas paralelos que permitem a sua utilização por pessoas deficientes da visão (que ficariam impossibilitadas de comentar através deste sistema). No meu blog, utilizo o sistema de reconhecimento de caracteres para impedir duas coisas que não suporto e que não estao associadas a liberdade mas a prepotência: ataques publicitários em massa (o capitalismo no seu melhor) e ataques de trolls com comentários igualmente também em massa e usualmente de divulgação política, em 90% dos casos nacionalista. Com os devido respeitos à ideologia de cada um, que cada blogger crie o seu espaço de pensamento, o espaço de comentário não é para "postar" à sucapa. Todos os outros comentários são bem vindos, mesmo anónimos (por aqui as identidades são todas virtuais). A identificação de caracteres apenas verifica se são enviados em sistema pré-programado ou por PESSOAS. E às pessoas, não se lhes recuse nunca a liberdade de expressão. Aí, 100% de acordo.

quarta-feira, abril 25, 2007 7:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

«No meu caso ... nenhuns!»
a afirmação é para ser entendida exclusivamente em relação à verificação por caracteres no blog? ou em sentido alargado?
é que, se é, em sentido mais alargado, não faz sentido nenhum, sendo que, a liberdade, é sempre condicionada.dito assim, parece de ânimo leve.

quarta-feira, abril 25, 2007 10:41:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Parece de ânimo leve, mas não é.
A liberdade está a passar por aqui...
Manter um «blog» dá trabalho.
É um trabalho.
É um prazer.
Apraz-me ser comentado e questionado, se o preço a pagar for ter mensagens publicitárias de capitalistas chineses ou de nacionalistas portugueses estou disposto a pagá-lo (obviamente uns e outros foram/são/serão sistematicamente apagados/eliminados).
Parece contraditório mas não o é nenhum comentário de pessoas ou de máquinas (as máquinas são programadas por pessoas, não?)são impedidos ou obstaculizados antes de o serem.
«permita-me uma correcção técnica: a verificação por reconhecimento de caracteres não é uma imposição nem é restritiva a comentários anónimos. Inclusivamente é apoiada e muito bem por sistemas paralelos que permitem a sua utilização por pessoas deficientes da visão (que ficariam impossibilitadas de comentar através deste sistema)»
Não afirmei que a verificação ortográfica impedia comentários anónimos, defendi e defendo que é um obstáculo ao livre comentário.
Quando leio algo que me apetece comentar, não quero que a seguir me perguntem?
- Veja lá se consegue copiar estas letritas... não conseguiu? ... tente novamente...
Acredito que as pessoas com problemas (todos nós, afinal)quanto menos obstáculos lhes criarem (nos «blogs» e na vida) melhor.

quarta-feira, abril 25, 2007 11:43:00 da tarde  
Blogger Alien David Sousa said...

NÃO PODIA ESTAR MAIS DE ACORDO CONTIGO!

Fucking brilliant!

Há muito tempo que estou para escrever sobre isto!

Kisses
p.s apagar mensagens indesejadas não custa para quem quer manter um blog.

quinta-feira, abril 26, 2007 10:51:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio