quarta-feira, dezembro 05, 2007

1109 - dois livros na cabeceira, rebuçados no bolso


Dr. Isabelinha e os seus invejáveis 98 anos.
Nasceu em Almeirim a 5 de Dezembro de 1908. Um grande médico, um talentoso desportista, mas, acima de tudo, um homem de uma generosidade incomparável. Amigo de conhecidos e desconhecidos. Conhecido como "o pai dos pobres", deixou o consultório há dois anos mas continua a ajudar quem lhe pede auxílio. Actualmente com 98 anos, está atento às notícias nos jornais, tem sempre dois livros na cabeceira e um bolso cheio de rebuçados.
Transcrevo, também, um «e-mail» do Dr. Rui Lopes que me alertou para este aniversário:
Hoje, dia 5 de Dezembro, completa 99 anos o Dr. Joaquim Gonçalves Isabelinha, ilustre oftalmologista de Santarém.
O Dr. Isabelinha, com quem troco correspondência, nasceu em Almeirim, fez o Liceu em Santarém e em 1930 rumou a Coimbra para cursar Medicina, tendo terminado o Curso em 1936. Jogou na Briosa e por um pouco falhou a 1 ª taça de Portugal de 1939, ganha pela Briosa.
Exerceu sempre medicna em Santarém, na casa onde actualmente habita, no Largo Sá da Bandeira, junto da Sé Catedral de Santarém. Como médico, celebrizou-se não só pela sua eficácia como oftalmologista, mas também, como "médico dos pobres", pois deu milhares de consultas grátis, tal como milhares de cirurgia grátis. Aposentou-se há 2 anos, portanto, aos 97 anos, porque, segundo me disse numa visita que lhe fiz, o filho estava sempre a dizer que ele precisava de descansar.
Memória viva de Coimbra da década de 1930, parabéns ao Dr. Isabelinha que, actualmente, é o jogador da Briosa com mais idade vivo.
Algumas referências em:
http://guitarradecoimbra.blogspot.com/2006/12/heris-da-bola-iv-joaquim-duarte.html
http://guitarradecoimbra.blogspot.com/2006/07/jos-joaquim-isabelinha-marques-incio.html
http://guitarradecoimbra.blogspot.com/2006/02/isabelinha-uma-lenda-viva.html
.http://guitarradecoimbra.blogspot.com/2006/02/as-glrias-da-briosa-isabelinha.html
Realço, ainda, que no último link (Diário de Coimbra) a data de nascimento do Dr. Isabelinha está incorrecta.
Um excelente aniversário e que para o ano possamos estar a fazer a festa do centenário ou festa secular como se diz em São Miguel do Rio Torto (desculpa, Rui, não resisti, ainda pensei: resistirei, resistirei mas não fui capaz).

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não Conheço pessoalmente o Doutor Isabelinha,no entanto vou aproveitar a deixa para lhe endereçar os parabens e agradecer-lhe tudo o que fez pela vista da minha mãe.Um bem haja Doutor.

quarta-feira, dezembro 05, 2007 6:48:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

O mundo é pequeno...

quinta-feira, dezembro 06, 2007 9:54:00 da tarde  
Blogger r said...

... pois é!... somos todos da mesma família, levamos é tempo a perceber... bom, em verdade, ainda não sei o que é o tempo.

quinta-feira, dezembro 06, 2007 10:07:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio