segunda-feira, setembro 15, 2008

1558 - quem és tu, pedro oliveira... alguém

Numa caixa de comentários alguém me perguntava por que razão escrevia paralímpico ao invês de paraolímpico. Sei responder. Simples mimetismo. É assim que tenho lido, é assim que tenho escrito. Mas não sei de onde vem o paralímpico. Afinal paralímpico ou paraolímpico?

Ó Rodrigo, Alguém tem nome, Pedro Oliveira, ok.
Bibliografia:

4 Comments:

Blogger Maria Romeiras said...

Não faz mal um lapso. Mal faz julgar ser alguém e escrever disparates a propósito do tema supra. O Jornalista do Record, Eugénio Queirós, escreveu uma brilhante crónica intitulada "Para quê?":
"De 4 em 4 anos, a seguir aos Jogos Olímpicos, lá vem a história dos Paralímpicos. O pessoal com "handicap" (físico ou mental) aproveita as instalações desportivas olímpicas e vai também à caça à medalha. O Mundo considera isto um acontecimento! Mas não é. Quando muito é uma boa ideia que sobretudo serve de motivação a quem nasceu e cresceu com problemas. De aí até fazer dos Jogos Paralímpicos um acontecimento, com páginas de jornal, vai uma grande distância. A não ser pelo bizarro da coisa... Só consigo encontrar uma explicação para isto: os "eficientes" justificam a sua geral indiferença pelos "outros" com este tipo de paternalismo. A treta do costume. O desporto de alta competição nada tem a ver com esta espécie de ATL com cães-guias, próteses da Puma e jogos de salão..."
Para este jornalista (?), o termo não devia sequer existir porque desprovido de conteúdo. Para mim, algumas crónicas não deviam ser publicadas porque desprovidas de sentido.
Quanto ao termo, "paraolimpiques" vem do francês, "paralympics" do inglês, julgo ser a mesma diferença que existe entre semiologia e semiótica. Com conteúdo em qualquer dos casos.
Quem és tu? Alguém que vai falando nestes temas!

segunda-feira, setembro 15, 2008 2:55:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

segunda-feira, setembro 15, 2008 5:02:00 da tarde  
Blogger r said...

O meu caro amigo, preocupa-se muito (forma de expressão) com a forma. Também podia ter questionado o próprio conceito: para+olímpico, mas não, preocupou-se com o trato pessoal

segunda-feira, setembro 15, 2008 10:17:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

1. Hoje parece consensual paraolímpicos.

2. Deficiente é uma etiqueta que nos é colada. Ninguém se autodenomina deficiente. Eu não sou deficiente, chamam-me deficiente. Há pessoas com especificidades próprias que deverão obter respostas particularizadas.

3. O conceito não me preocupa, entendo-o inserido no contexto histórico que o criou.

sábado, novembro 29, 2008 8:40:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio