quarta-feira, dezembro 17, 2008

1837 - cancioneiro blogosférico

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Jà no séc. VII antes J.-C. a homosexualidade era conhecida graças a Sappho que morava na ilha de Lesbos na Grécia. Foi a partir de poemas dedicados ás raparigas novas com quem ela vivia e que ela iniciava a cantar, a escrever poemas e a dançar, que poetas tornaram credível a lenda de amores homosexuais. A palavra "lésbica" provém dessa ilha.

Em seguida, no século XIX, a homosexualidade era considerada como uma doença por causa da ignorância e dos preconceitos. Mas um estudo feito em 1957 na universidade de California, em Los Angeles, quiz demonstrar a invalidez da tese segundo a qual a homosexualidade seria uma doença.

No século vinte, alguns paises, como a Grande-Bretanha, a França e a Alemanha, legalizaram as relações homosexuais entre adultos consentidas. Todavia, em muitos países, o facto de ser homosexual ou de ter uma relação homosexual pode causar a perca de emprego, discriminaçao na atribuiçao de alojamento, uma passagem de dados na lista preta pelo governo, a rejeição social, e mesmo uma pena de prisão como em alguns Estados dos Estados Unidos.

Estes Ultimos anos, os grupos de pressao gays tentaram de influir sobre opiniao publica e sobre a legislaçao a fim de faber aceitar a homosexualidade. Mas o grau de telerancia adquirido a finais de 1970 é bastante posta em questao desde o principio dos anos 1980 por causa do avanco da SIDA cuja, na Europa, metade das vitimas sao homosexuais de sexo masculino.


Manifestação para o PAC Hoje em dia, na França, uma lei foi votacia em 1999: O PACS. Esta lei ofrece a possibilidade aos pares homosexuais de gozar de uma ligaçao juridica oficial direrente daquela do casamento.

As reacções frente aos homosxuais variaram sempre em fuçao das épocas e dos groupos de cultura e de sob-cultura.

quinta-feira, dezembro 18, 2008 7:14:00 da tarde  
Blogger r said...

Este comentário foi removido pelo autor.

quinta-feira, dezembro 18, 2008 7:18:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio