domingo, janeiro 18, 2009

1899 - uma média à beira taejo

Eis um excelente comentário, anónimo mas excelente.
A terra faz os seres humanos e os seres humanos fazem as terras..
Os nomes têm importância.
Alentejo, por exemplo, é um nome estrangeiro.
Além Tejo (para lá do Tejo) era o que os gajos do norte nos chamavam, nós os que estamos para cá do Tejo... aquemtejanos (ver comentários) portanto.
Médio Tejo é um conceito artificial (o blog é um bom blog).
O meio do Tejo [Médio Tejo] (ver o mapa) é o risquinho entre a letra G e a letra T de Portugal, acham que o meio é ali?
O importante são as pessoas.
Este post vai quedar-se por aqui, uma reflexão sobre o nome da coisa, quanto à imprensa regional, brevemente, escreverei sobre o assunto.

1 Comments:

Blogger r said...

«O importante são as pessoas.

Este post vai quedar-se por aqui, uma reflexão sobre o nome da coisa, quanto à imprensa regional, brevemente, escreverei sobre o assunto.»

E quedou-se no que importa questionar?
Faz uma espécie de diagnóstico e não aponta soluções... isso é fácil, não é?
O nome das coisas, penso, é importante sim. O «Médio Tejo» não representa um determinado conjunto de concelhos, uma comunidade urbana com uma especificidade que, eventualmente [tudo indica que sim...],se interliga no e pelo Tejo, sendo este, um curso de água que medeia [médio...] as vidas das pessoas que constituem essa comunidade?

Santa Margarida da... Coutada. Por alguma razão tem o nome de: Coutada, não? Já para não referir :Santa Margarida. Não fosse assim, bem lhe podiamos chamar, por exemplo: pedaço de terra. Chamar-lhe «pedaço de terra» seria um apoucamento simbólico que em nada a diferenciaria (na sua identidade histórica) face a outros pedaços de terra.

Pronto, mas agora têm mesmo é de construir pontes, as gentes do «Médio Tejo» que essa cousa do critério da maioria, nunca é bom de fiar...

segunda-feira, janeiro 19, 2009 10:53:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio