quinta-feira, junho 30, 2005

7 - a educação que temos

Neste texto vamos procurar efectuar uma reflexão sobre aquilo que é a educação hoje e aquilo que poderia ser.
Socorro-me de algumas palavras de Helena Matos publicadas na edição de 2005.04.02 do "Público": "Da televisão ao sexo, sem esquecer a alimentação e o código da estrada, tudo se considera que deve ser ensinado na escola. Corrijo, tudo não. A matéria propriamente dita -como o Português, a Matemática, a Física...-foi progressivamente desvalorizada."
A questão da educação deverá ser abordada nas várias vertentes que a constituem. Desde logo não se poderá separar o aluno do meio onde se movimenta, o papel dos pais não poderá ser ignorado.
Outra questão que deverá ser colocada é se a escola existe para transmitir saberes e competências aos alunos ou para proporcionar emprego aos professores.
Quanto à questão da desvalorização da matéria, fundamentalmente, da Língua Portuguesa parece-me que não é uma questão só de hoje. Que dizer quando um "escritor" como Miguel Sousa Tavares escreve um livro cheio de "pontapés na gramática" já para não falar nos artigos com que semanalmente nos brinda (Público, A Bola) ou quando o próprio presidente da república num comunicado oficial onde dissolve a assembleia escreve: "o País assistiu a uma série de episódios que ensombrou decisivamente a credibilidade do Governo" (Diário de Notícias, 2004.12.11).
Está tudo dito, não é?
Voltaremos a este tema.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

nunca o tinha lido (a sério).
li agora.
subscrevo na íntegra. há momentos em que as opiniões convergem.

quinta-feira, maio 17, 2007 8:16:00 da tarde  

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