quinta-feira, dezembro 01, 2005

70 - do punhado de sal à nota de 500 euros (passando pela cédula da misericórdia de constância)




A minha aula de amanhã nesta faculdade:








será sobre a importância que o dinheiro foi assumindo nas nossas vidas.
Vou levantar um pouco do véu, dizer algo sobre a moeda que vemos à esquerda:
Morabitino do rei D. Sancho I (1185-1211) deriva, no nome e no tipo, do célebre dinar almorávida que foi o verdadeiro morabitino, depois muito copiado e desvalorizado. É a primeira moeda de ouro de Portugal como nação independente.
Cunhada para afirmação dessa independência e da soberania do rei – SANCIVS REX PORTVGALIS está no anverso – é uma bela e excepcional moeda cristã.

3 Comments:

Blogger António Almeida said...

eu tenho um morabitino(ou melhor, uma réplica, inserida na colecção "As Moedas dos Reis", das Colecções Philae).
D. Sancho iniciou a cunhagem de morabitinos, que já em 1188 são mencionados no seu testamento, bem como noutros documentos.
O anverso mostra o rei com elmo coroado, cavalgando, revestido de armadura com larga cota de malha, empunhando na mão esquerda o ceptro, símbolo do poder, e na mão direita, a espada, em atitude guerreira. A legenda é iniciada por uma pequena cruz primitiva.
o reverso, mostra quatro escudetes de forma amendoada, com besantes, formando cruz cantonada por estrelas; na legenda, também iniciada por pequena cruz primitiva, a fórmula em latin abreviado IN NE PTRIS IFLII SPS SCIA (Em Nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, Amén)

quinta-feira, dezembro 01, 2005 9:25:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

António, o morabitino que tens é o de D.Afonso II (1211-1223), o de D.Sancho I, ainda não tem o cavaleiro.

quinta-feira, dezembro 01, 2005 10:36:00 da tarde  
Blogger António Almeida said...

também tenho esse, mas o "palavrório" todo do meu comentário é retirado da literatura que acompanha a tal colecção e condiz com a moeda que eu tenho (vou tentar fazer um scanner e enviar-to para o mail)

quinta-feira, dezembro 01, 2005 11:11:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio