segunda-feira, dezembro 05, 2005

74 - todos iguais... todos diferentes

O homem é o homem e a sua circunstância - Ortega Y Gasset

Não sou esperto nem bruto
nem bem, nem mal educado
sou, simplesmente, o produto
do meio em que fui criado - António Aleixo.

Vemos, assim, que duas personas distintas, diversas, com diferente instrução e educação parecem concordar na desresponsabilização do indivíduo.
Como dizia a Gabriela (personagem de Jorge Amado): eu nasci, assim,eu cresci, assim, eu sou mesmo assim.
O povo, no entanto, tem a expressão: temos cinco dedos na mão e todos são diferentes... parece-me mais de acordo com a realidade, se não, todos os filhos dos mesmos pais, todos os discípulos do mesmo mestre percorreriam o mesmo caminho.
não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio