quarta-feira, março 08, 2006

216 - um dia que deveria ser todos os dias...

PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas.
Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo
Para aqueles que gostam de confundir política com direitos humanos...
Como se comemorará este dia em:
- Arábia Saudita
- Irão
- Nigéria
- Palestina
[destaques meus, imagem... aqui]

5 Comments:

Blogger SP said...

Caro pedro Oliveira

nesses e noutros países onde assumidamente a mulher não é um ser humano, é uma propriedade, um bem que existe para servir, com certeza não existe este dia.
Mas olhe que aqui em Portugal fala-se muito, que as mulheres isto e as mulheres aquilo e que são a maioria dos licenciados, mas ... só 14% ocupam lugares de topo na área das ciências, continuam a ganhar menos 25% do que os homens,são mais atingidas pelo desemprego, na mesma função ganham menos do que os homens e o acesso a determinados empregos é dificultado. Para não falar do trabalho doméstico, onde as mulheres despendem em média 26 h por semana contra as 7 horas dos homens.
Ainda temos muito que andar.

Cumprimentos

quarta-feira, março 08, 2006 12:35:00 da tarde  
Blogger António Almeida said...

364/365 dias a "dar-lhes" cabo da cabeça, e depois achamos que basta um dia para as recompensar...

quarta-feira, março 08, 2006 1:09:00 da tarde  
Blogger psac74 said...

Infelizmente, António, o contrário também acontece! É a lei da vida. Prefiro ter alguém que me dê cabo da cabeça, do que ninguém à minha volta... (no bom sentido!)

Um bem-haja ao dia em causa

quinta-feira, março 09, 2006 12:16:00 da manhã  
Blogger António Almeida said...

eu sei Pedro S.
mas mesmo assim, acho que nós somos piores!
e também gosto de ter alguém à minha volta...

quinta-feira, março 09, 2006 2:59:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

"Para não falar do trabalho doméstico, onde as mulheres despendem em média 26 h por semana contra as 7 horas dos homens".

Depende das mulheres e dos homens, claro.
O problema é que, ainda, existe o espírito do «meu marido» ajuda muito em casa.
A palavra chave no parágrafo anterior anterior é: ajuda.
O problema é que não se encaram as tarefas domésticas como tarefas para partilhar, são encaradas como tarefas femininas e o gajo dá uma ajuda, se não estiver a coça-los no sofá enquanto emborca uma bejeca e assiste à bola.
É, esse, espírito que temos de combater (homens e mulheres).
Há muitas meninas que são mais "machistas" que os meninos.
Um exemplo, lembram-se de ter falado num casamento onde fui no dia 4? ... aposto que fui o único gajo que engomou a sua própria camisa.

A propósito do comentário da sp, pensei: «por acaso é verdade, as miúdas são um bocadinho mais sacrificadas» ... armei-me em totó e comprei uma rosa para cada uma das minhas sete colegas.
Gostariam de ver uma factura dessa compra?

quinta-feira, março 09, 2006 5:57:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio