414 - «iguista podete saiv cavo»
Paleografia é uma das ciências auxiliares da História. Auxilia-nos a decifrar.
Detenhamo-nos no documento acima:
«Mais atvas ou mais a fvente»
Notamos uma tendência que se tornará padrão, a troca do -r- pelo -v- estas duas letras são, graficamente, parecidas e desenham-se, praticamente, do mesmo modo. Para podermos comparar teríamos de ver como o senhor [direi mais à frente porque penso ser um senhor] desenha o -v- infelizmente o -v- não aparece no texto. Verificamos a ausência de acento grave em - à frente-
«não sejas iguista podete saiv cavo»
Continua a tendência aludida, no -j- notamos a ausência de pinta, de acento agudo [já verificada, anteriormente, na palavra -atrás-] na palavra iguista (egoísta) o -podete- (pode-te) é um erro comum, facilmente, evitável se dissermos a frase em português falado no Brasil, -te pode- soa bem? então é separado com hífen.
«não penses só em ti pensa»
«tambem nos outvos»
Na última citação, constatamos a ausência do acento agudo em -também-.
Quanto à forma a análise está efectuada.
Quanto ao conteúdo, quem escreveu estas palavras revela um sentido espácio-temporal profundo «Mais atvas ou mais a fvente» ali, decididamente, não.
Logo a seguir define um perfil psicológico e ameaça: «não sejas iguista podete saiv cavo»
Para terminar com um conselho onde mais uma vez convida o outro a uma vida mais digna, mais altruísta: «não penses só em ti pensa»
«tambem nos outvos».
«tambem nos outvos».
O egoísta sou eu (este bilhete estava no meu carro e referia-se a um problema de estacionamento).
O outro, o autor do bilhete será um senhor entre os 60/70 anos com uma escolaridade ao nível daquela que um estudante universitário tem hoje (este tipo de erros seriam cometidos por um estudante de 18/19 anos) com uma embirração por acentos.
Homem, porquê?
As mulheres, obviamente, têm mais que fazer ...
11 Comments:
Não me digas que estacionaste o carro junto ao pelourinho de Constância.
Não.
Desde quando as pessoas em Constância exprimem uma opinião?
Em Constância (Santa Margarida) rasteja-se; não se vive com os olhos no futuro.
[Para as pessoas que vão passando por aqui (em menos de três meses são quase o dobro da MAIORIA que elegeu o actual presidente da «cambra» não questionem... é assim)]
Hummm.... tens a certeza que era um Homem? As mulheres têm de facto muito que fazer mas sobra sempre tempo para chatiar alguém.... Já agora, o carro estava ou não de facto mal estacionado?
Maçã,
Estava, obviamente, bem estacionado (dentro do possível quando estacionei, há carros que vão saindo e tal e às tantas, pode parecer, mal estacionado, enfim).
A letra parece-me masculina, a «letra fêmea», normalmente, é mais arredondada.
O que eu quero è que o presidente da camara mais o seu staf vão de fèrias estacionem longe e fiquem por là pelo menos no mês de Agosto.É bom sinal, è sinal que não me cruzo com essa cambada.
Toda a gente diz que tenho letra de homem e eu até sou bastante feminina!!!! Generalizações que induzem a erros!! E as mulheres, actualmente, têm o mesmo tempo que os homens! Eu, por exemplo, tenho algum tempo para vir aqui! Sou mulher!
O primeiro comentário que fiz é demasiado pretensioso, principalmente esta parte:
[Para as pessoas que vão passando por aqui (em menos de três meses são quase o dobro da MAIORIA que elegeu o actual presidente da «cambra» não questionem... é assim)]
Por respeito pelos comentadores e pelos comentários seguintes não o apagarei, quero, contudo, realçar que em democracia devemos respeitar a vontade da maioria (o executivo camarário foi democraticamente eleito, como por exemplo Alberto João Jardim, também, o foi).
Mais uma vez volto a sublinhar que combato e critico atitudes políticas e não pessoas, não subscrevo expressões como esta: «essa cambada» e utilizando alguma frontalidade (que julgo possuir) deixa-me triste que o meu «blog» seja utilizado para que a coberto do anonimato se ataquem pessoas, perfeitamente, identificáveis.
Em Constância(Santa Margarida) rasteja-se.Sabe porquê? porque enquanto houver filósofos baratos que tendo o dom da palavra, pensam que são os donos da verdade.Enquanto assim fôr haverà cambadas tanto em Santa margarida,como em Malpique ou no Caniçal na Madeira.
"Desde quando as pessoas em Constância exprimem a sua opinão?" depois fala-se em cambada ,aqui del-rei que a virgem està ofendida.Tenha juizo,tem tanto direito em chamar rèpteis aos outros como eu no meu anonimato falar em cambadas.
As questões da paleografia por vezes são muito complexas...
A prática faz o monge...
«normalmente»
muita coisa sai fora da norma. por que razão há-de a letra de fêmea ser mais arredondada?..pode ser bicuda, pontiaguda, achatada...
a minha é, digamos, estilosa. com estilo, portanto. aliás ao ler, este comentário, percebe-se, imediatamente.
já agora, a tua é feia.
Enviar um comentário
<< Home