domingo, julho 16, 2006

414 - «iguista podete saiv cavo»

«clicar» para ampliar

Paleografia é uma das ciências auxiliares da História. Auxilia-nos a decifrar.
Detenhamo-nos no documento acima:
«Mais atvas ou mais a fvente»
Notamos uma tendência que se tornará padrão, a troca do -r- pelo -v- estas duas letras são, graficamente, parecidas e desenham-se, praticamente, do mesmo modo. Para podermos comparar teríamos de ver como o senhor [direi mais à frente porque penso ser um senhor] desenha o -v- infelizmente o -v- não aparece no texto. Verificamos a ausência de acento grave em - à frente-
«não sejas iguista podete saiv cavo»
Continua a tendência aludida, no -j- notamos a ausência de pinta, de acento agudo [já verificada, anteriormente, na palavra -atrás-] na palavra iguista (egoísta) o -podete- (pode-te) é um erro comum, facilmente, evitável se dissermos a frase em português falado no Brasil, -te pode- soa bem? então é separado com hífen.
«não penses só em ti pensa»
«tambem nos outvos»
Na última citação, constatamos a ausência do acento agudo em -também-.
Quanto à forma a análise está efectuada.
Quanto ao conteúdo, quem escreveu estas palavras revela um sentido espácio-temporal profundo «Mais atvas ou mais a fvente» ali, decididamente, não.
Logo a seguir define um perfil psicológico e ameaça: «não sejas iguista podete saiv cavo»
Para terminar com um conselho onde mais uma vez convida o outro a uma vida mais digna, mais altruísta: «não penses só em ti pensa»
«tambem nos outvos».
O egoísta sou eu (este bilhete estava no meu carro e referia-se a um problema de estacionamento).
O outro, o autor do bilhete será um senhor entre os 60/70 anos com uma escolaridade ao nível daquela que um estudante universitário tem hoje (este tipo de erros seriam cometidos por um estudante de 18/19 anos) com uma embirração por acentos.
Homem, porquê?
As mulheres, obviamente, têm mais que fazer ...

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não me digas que estacionaste o carro junto ao pelourinho de Constância.

domingo, julho 16, 2006 9:34:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Não.
Desde quando as pessoas em Constância exprimem uma opinião?
Em Constância (Santa Margarida) rasteja-se; não se vive com os olhos no futuro.

[Para as pessoas que vão passando por aqui (em menos de três meses são quase o dobro da MAIORIA que elegeu o actual presidente da «cambra» não questionem... é assim)]

domingo, julho 16, 2006 9:45:00 da tarde  
Blogger Maçã de Junho said...

Hummm.... tens a certeza que era um Homem? As mulheres têm de facto muito que fazer mas sobra sempre tempo para chatiar alguém.... Já agora, o carro estava ou não de facto mal estacionado?

domingo, julho 16, 2006 9:54:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Maçã,

Estava, obviamente, bem estacionado (dentro do possível quando estacionei, há carros que vão saindo e tal e às tantas, pode parecer, mal estacionado, enfim).
A letra parece-me masculina, a «letra fêmea», normalmente, é mais arredondada.

domingo, julho 16, 2006 10:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O que eu quero è que o presidente da camara mais o seu staf vão de fèrias estacionem longe e fiquem por là pelo menos no mês de Agosto.É bom sinal, è sinal que não me cruzo com essa cambada.

segunda-feira, julho 17, 2006 11:57:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Toda a gente diz que tenho letra de homem e eu até sou bastante feminina!!!! Generalizações que induzem a erros!! E as mulheres, actualmente, têm o mesmo tempo que os homens! Eu, por exemplo, tenho algum tempo para vir aqui! Sou mulher!

segunda-feira, julho 17, 2006 12:54:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

O primeiro comentário que fiz é demasiado pretensioso, principalmente esta parte:

[Para as pessoas que vão passando por aqui (em menos de três meses são quase o dobro da MAIORIA que elegeu o actual presidente da «cambra» não questionem... é assim)]

Por respeito pelos comentadores e pelos comentários seguintes não o apagarei, quero, contudo, realçar que em democracia devemos respeitar a vontade da maioria (o executivo camarário foi democraticamente eleito, como por exemplo Alberto João Jardim, também, o foi).

Mais uma vez volto a sublinhar que combato e critico atitudes políticas e não pessoas, não subscrevo expressões como esta: «essa cambada» e utilizando alguma frontalidade (que julgo possuir) deixa-me triste que o meu «blog» seja utilizado para que a coberto do anonimato se ataquem pessoas, perfeitamente, identificáveis.

segunda-feira, julho 17, 2006 10:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Em Constância(Santa Margarida) rasteja-se.Sabe porquê? porque enquanto houver filósofos baratos que tendo o dom da palavra, pensam que são os donos da verdade.Enquanto assim fôr haverà cambadas tanto em Santa margarida,como em Malpique ou no Caniçal na Madeira.

terça-feira, julho 18, 2006 10:40:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"Desde quando as pessoas em Constância exprimem a sua opinão?" depois fala-se em cambada ,aqui del-rei que a virgem està ofendida.Tenha juizo,tem tanto direito em chamar rèpteis aos outros como eu no meu anonimato falar em cambadas.

terça-feira, julho 18, 2006 11:16:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

As questões da paleografia por vezes são muito complexas...
A prática faz o monge...

terça-feira, julho 18, 2006 6:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

«normalmente»
muita coisa sai fora da norma. por que razão há-de a letra de fêmea ser mais arredondada?..pode ser bicuda, pontiaguda, achatada...
a minha é, digamos, estilosa. com estilo, portanto. aliás ao ler, este comentário, percebe-se, imediatamente.
já agora, a tua é feia.

sábado, maio 19, 2007 2:38:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio