quarta-feira, agosto 22, 2007

928 - o meu reino não é desta república

A língua portuguesa é como alguns políticos...
Parece que é uma coisa mas pode ser outra.
Na minha profissão assumir é sinónimo de integridade, dão-me uma caixa com dinheiro para gerir e no final do dia dizem-me:
- O meu amigo fez z depósitos e y levantamentos tem de ter aí x euros.
Se tiver mais que os x euros que deveria ter, o meu patrão guarda-os e entrega-os a quem provar que lhe pertencem, se tiver menos tenho de repô-los em vinte e quatro horas ... acreditem é muito mais fácil aparecer alguém a queixar-se: deu-me dez euros a menos que alguém a dizer: sabe aqueles depósitos, levantamentos, aquela troca de dólares? Quando conferimos as contas tínhamos cinco mil euros a mais, são seus não é? [esta segunda hipótese é muito mais rara].
Assumir no meu vocabulário é sinónimo de pagar, de seriedade.
No vocabulário de outros poderá ser sinónimo de desviar, de leviandade.
No dicionário a palavra dá para ambas as hipóteses.
Na vida há pessoas sérias e há-as levianas, leviandade como falta de respeito pelos outros, como falta de respeito por si próprio.
Dizer:
Eu assumo, mas não sabia de nada
Eu assumo, mas deleguei a responsabilidade num gajo que teve uma trombose e não pode ser chateado
Assumir, na minha opinião, seria dizer:
Eu era o responsável, a multa que vier a ser decidida sairá do meu património pessoal, se não for suficiente cumprirei a pena de prisão que vier a ser determinada
Vou ficar à espera que o político em causa assuma, a sério ... esperarei sentado, obviamente.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sempre ouvi dizer que todos nós temos um preço no entanto, cada vez é mais frequente o aumento da ganância ,em detrimento da dignidade.

quinta-feira, agosto 23, 2007 5:26:00 da tarde  
Blogger r said...

Pois eu costumo dizer que o meu reino é deste mundo, só porque não acredito na transcendência do «Reino de Deus»... o «Reino de Deus» seria para construir aqui e agora.
Pronto, isto é sobre a cristalização das palavras no dicionário, a propósito da seriedade/responsabilidade e daquela outra coisa que é alguem «assumir» algo que desconhecia. A mim parece-me [é só para lembrar MST] que a responsabilidade (capacidade para dar resposta) é , antes de mais, na primeira pessoa.
Bem sentado por causa da coluna vertebral

quinta-feira, agosto 23, 2007 8:10:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio