quinta-feira, março 06, 2008

1227 - não sei (ainda não sei o tema). já sei (dezoito anos)

Dezoito anos.
Há dezoito anos tinha uma acelera e vendia aulas.
Há dezoito anos tinha trocado a farda verde oliva de soldado republicano pela ganga de vendedor de livros porta-a-porta, tinha trocado a ganga pela bata cinzenta de operário fabril na Mitsubishi-Tramagal, tinha trocado a bata cinzenta pela bata branca de professor de português e francês.
No primeiro dia em que o Público se publicou, professorava eu.
Dezoito anos depois poderia ser mais um gajo a pensar no meu tacho, no meu emprego, na minha profissão... poderia ser um indignado.
Dezoito anos depois sou um pateta engravatado, numa empresa lucrativa (muito lucrativa) trabalhando e sorrindo, sabendo que sou muito mais que farda, ganga, bata (cinzenta ou branca), tendo a certeza que somos não a roupa que nos cuprum mas as convicções que possuímos.
Há dezoito anos comprei o primeiro Público (ainda o tenho) nas bombas em frente à Escola, em Alvega (concelho d' Abrantes).

3 Comments:

Blogger r said...

Bom dia Pedro.
Fez uma excelente opção profissional. Imagine-se um indignado em aplauso despropositado, em luta... pela empregabilidade. Seria deprimente.
Tenho a certeza que é muito mais do que uma farda, ainda que a farda traduza uma significação...blá, blá... penso que já dissertamos sobre este assunto há tempos. Efectivamente, cada um de nós é as convicções que possui e faz por defender, mais do que as calças e/ou a gravata; é um homem ou uma mulher dentro da roupagem que se lhe vê do(no) exterior.

Não se defina como «pateta», a não ser que queira que façamos uma leitura jocosa do seu texto. O meu amigo, é um homem de convicções... palerma (sentido carinhoso, ok!) engravatado, assenta-lhe um pouco melhor.

Olhe, não ponha gravatas cor-de-rosa, nem às florzinhas e tal, não combinam com a sua falta de cabelo. Isto é, somente, um conselho de amiga, não é a expressão implicita de preconceito algum, nem uma questão de Estética ou Filosofia da Arte e tal e afins.

O meu amigo, ter o Público de há 18 anos guardado é fantástico. Diria (quase) que é um conservador engravatado.

Sorria sempre!

quinta-feira, março 06, 2008 9:16:00 da manhã  
Blogger r said...

Amigo, use meias pretas, de preferência, até ao joelho. É chique.

Sempre que lhe for possível, use e abuse do branco, preto, laranja, amarelo, azul e ganga, ok!
Verde-oliva-ligeiro, também combina consigo.

quinta-feira, março 06, 2008 9:27:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A vida é assim camarada.Quando se quer o arco íris temos que nos sujeitar à chuva.

quinta-feira, março 06, 2008 5:06:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio