quinta-feira, janeiro 08, 2009

1882 - lendo as vísceras da águia

Sou sportinguista, mas antes de o ser sou desportista, prefiro a derrota que a vitória com trafulhice.
Sou um apaixonado pelo desporto e pelo futebol em particular... gosto de jogadores e de repentismos, gosto menos de treinadores e de tácticas.
Gosto de Quique Flores, de Paulo Bento, de Domingos... gosto menos (muito menos, de Jesualdos, Mourinhos e Queirozes que nunca souberam ao que sabia vestirem [como jogadores] a camisola da selecção nacional).
Posto isto, vamos à análise.
Benfica:
Um excelente treinador.
Equipa tipo (na minha opinião)
Moreira
Maxi, Sidnei, Miguel Vítor, J. Ribeiro
David Luiz; Carlos Martins, Aimar, Reyes
Nuno Gomes e Suazo.
O Benfica é o maior clube português (não o melhor, claro, eh, eh, eh) tem de jogar com cerca de metade da equipa com jogadores capazes de representar a selecção nacional (uma das justificações para a escolha).
Moreira é o melhor guarda-redes (gr) num sistema em que o gr esteja, permanentemente, em jogo... joga bem com os pés, é destemido a sair às bolas e tem muita empatia com os adeptos.
Maxi - indiscutível
Sidnei - indiscutível, sobe bem nas bolas paradas (cantos e livres) e defende melhor, vê poucos cartões [Luisão não sabe jogar sem cometer faltas, acabaria expulso em 75% dos jogos se existisse rigor por parte dos árbitros, cf. com acção de Luisão nos cantos defensivos])
Miguel Vítor - o melhor central do Benfica, uma espécie de Humberto Coelho do séc. XXI, resolve e sai sempre com a bola jogável.
Jorge Ribeiro - Satisfaz a defender, ataca muito bem. No futebol o objectivo é o golo. No deve e haver Jorge sai a ganhar.
David Luiz - um dos jogadores mais rápidos, elevado sentido técnico-táctico, daria velocidade às transições num sistema de 442 com algumas nuances tácticas.
Carlos Martins - defende e ataca bem, bom pontapé de meia distância (deverá ultrapassar as lesões psicológicas)
Aimar - Não defende mas ataca muito bem... é mágico (deverá ultrapassar as lesões físicas).
Reyes - o melhor jogador do Benfica, 2008/2009... perfeito (excepto o pontapé da marca de grande penalidade com o Leixões)
Nuno Gomes - o melhor avançado português a jogar como segundo avançado.
Suazo - Uma mistura de Eusébio com Liedson... a seguir a Reyes o melhor jogador que representa o Benfica nesta época futebolística.
Escrevi o texto acima no dia 2 de Janeiro, ontem Quique colocou o Benfica a jogar da maneira que eu preconizara (mais ou menos) o resultado foi uma vitória do Benfica por 2-0 (0-2 para sermos perfeccionistas).
Com o plantel que tem, o ideal seria o Benfica jogar com um 442 em losango, na prática um 4+1+2+2+1, quarteto defensivo, David Luiz (Katsouranis) como pivot, Carlos Martins, Reyes; Aimar (Amorim), Nuno Gomes; Suazo.
O meu sistema presta-se a várias nuances técnico-tácticas com a inclusão de Ruben Amorim, embora o segredo esteja na utilização de David Luiz como pivot, daria horizontalidade e verticalidade ao futebol benfiquista, permitindo em simultâneo a basculação da equipa para ambos os lados.

3 Comments:

Blogger Unknown said...

Ganda equipa,---------- De coxos,eh,eh,eh.

quinta-feira, janeiro 08, 2009 10:14:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Epá, camarada

Isto é um «post» sério.
Não digam a ninguém, mas vem aí um diário de patos-bravos (Grupo Lena)... tenho esperança que me contratem como cronista para fazer análises técnico-tácticas.
Posso falar, também, de sinais de trânsito, alavancagem de projectos, organização espácio-temporal de estruturas e conjecturas... tudo isto sem definhamento nenhum da minha parte (se for neçeçário, çei escrever quom erroz hortó-gráficos).

quinta-feira, janeiro 08, 2009 10:36:00 da tarde  
Blogger r said...

Bolas!
Foi necessário publicar 1881 «posts», para eu chegar aqui e escrever:

Pedro, não compreendi NADA deste texto; rigorosamente NADA e nem estou a ser irónica.
Isto não é um comentário, é só para dizer: podia esperar pela minha vez d'intervir, mas como isto, nem é um intervenção, 'tá-se!

É que não percebi, mesmo... NADA, mas espere lá... bascular para ambos os lados? para ambos os lados?

quinta-feira, janeiro 08, 2009 11:14:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio