terça-feira, janeiro 20, 2009

1903 - esgrimindo argumentos

Vivemos dias históricos.
Pela primeira vez na república portuguesa a blogosfera obriga uma prova desportiva oficial a cumprir os regulamentos.
Goal average ou goal difference são conceitos diferentes.
Goal average ou quoficiente de golos tem por base aquilo a que poderíamos chamar um conceito de eficácia global. Por eficácia global entenda-se um resultado relacionado entre golos marcados e golos sofridos. Exemplo: O Belenenses marcou dois golos e sofreu um, em termos de eficácia global marcou o dobro dos golos em relação aos que sofreu (quoficiente 2; 2/1 =2).
Goal difference ou diferença de golos tem por base a diferença simples entre golos marcados e sofridos. Exemplo: O Guimarães marcou três golos e sofreu dois, em termos de eficácia, por cada três golos marcados sofre dois (quoficiente 1,5; 3/2 = 1,5).
Para termos uma ideia multipliquemos por dez.
Dez jogos, o Belenenses teria vinte golos marcados e dez sofridos, já o Guimarães teria trinta golos marcados e vinte sofridos ou seja o Guimarães teria o dobro dos golos sofridos mas não teria o dobro dos golos marcados, em termos de eficácia global o Belenenses seria superior ao Guimarães... é isto que consta no regulamento.
Porque foi abandonado este conceito?
Em termos de goal average se o Guimarães tivesse sete golos marcados e cinco sofridos (quoficiente 1,4; 7/5 = 1,4) seria na mesma o Belenenses a passar, já em termos de goal difference passaria o Guimarães que teria uma diferença de dois e o Belenenses, apenas, um.
Este conceito foi abandonado pois entendeu-se privilegiar o futebol de ataque e tornar as contas mais simples (embora estas não me pareçam nada complicadas).
Resumindo os regulamentos são claros, o Belenenses deverá estar nas meias-finais, embora como espectador prefira o futebol espectáculo de Scolari ou de Guardiola em vez do futebol temeroso de Trapattoni ou Mourinho, nesse sentido seria melhor para o espectáculo a participação do Guimarães mas volto a frisar não é isso que consta no regulamento.
Bibliografia:

2 Comments:

Blogger João Fialho said...

Pois!

Tens toda a razão. Mas vai lá dizer isso aquele pessoal da Liga e ficas logo a perceber o que é o enviesamento dialéctico.

Ou seja, cada um lê nos regulamentos o que mais lhe apetece ler. Somos mesmo um país de instruídos militantes.

terça-feira, janeiro 20, 2009 9:44:00 da tarde  
Blogger cparis said...

Creio que o conceito foi abandonado por o goal average (GA) privilegiar muito o futebol defensivo. 1000-1 tem pior GA que 1-0. Além de que a diferença facilita, e muito as contas (quem tem melhor GA? 37/14 ou 25/11?).

sexta-feira, janeiro 23, 2009 2:39:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio