sábado, novembro 07, 2009

2299 - por caminhos de terra batida

Um piromano não existe.
Quanto muito existe um gajo cujo irmão se chama Piro.
Mano do Piro, PIRO MANO... poderá ser.
Existe uma mania, onde predomina a ideia fixa de ser incendiário, a piromania, o pirómano.
Digamos que é um gajo maniento com uma mania específica.
Não me considero nada maniento, sou bastante desleixado na aparência.
Leio comentários e penso-me.
Serei um pirómano social?
Alguém que procura provocar inconstância na constância, alguém que procura agitar águas paradas, alguém que procura que os cidadãos deixem de ser tão ão, ões (soltam latidos e deixam-se acariciar à voz do [suposto] dono) e as cidadonas deixem de ser tão donas (dondocas) ?
Sou um gajo do campo, mãos calejadas, bata cinzenta nas fábricas de Tramagal, sujas calças de ganga nas obras do Prior Velho, não me envergonho do que fui, nem me orgulho do que sou.
Às vezes critico-me, bolas Pedro, tanta gente a precisar de emprego e tu estás a fazer um telefonema particular ou a consultar algo na net que não está, directamente, relacionado com o teu trabalho...
Tento, diariamente, ser um melhor cidadão.
Jamais o conseguirei.
Sou, apenas, um aldeão.
Um aldeão, no mundo.
Aquela fotografia é no meu lugar (a Portela nem sequer é uma aldeia) o meu lugar no mundo.
Uma estrada de terra batida com uns cortiços (há que lhes chame colmeias) do lado esquerdo.
Mostro estas fotografias, pois sei que esta estrada está na lista para ser asfaltada...
Desaparecerão os cortiços, as abelhas, arrancar-se-ão árvores, tudo em nome duns quilómetros mais de alcatrão em locais onde não passa ninguém...
Mal por mal, antes pirómano social que destruidor ambiental com os dinheiros do pessoal.

2 Comments:

Blogger Chinelo said...

Sabes Zé Pedro,

Tendo em conta a hora em que estou a escrever este comentário, e após a tua análise muito pormenorizada, depreenderás, lá está este gajo a sair das noites de Santa Margarida e a colocar aqui comentários.

Efectivamente (e não é a canção dos GNR), cheguei agora a casa, e como sou pessoa interessada por estas coisas da nossa Freguesia, não pude deixar de consultar o teu blog, e apreender imediatamente a quem a mensagem se destinava.

Notável a maneira como crias imediatamente "posts", para quem critica os teus anteriores "posts", por forma a colocar ai um ponto final na discussão.

Relativamente a este "post" em particular, é de assinalar a forma como não te referes a assuntos pertinentes, que anteriormente levantaste, mas que agora queres passar a mensagem de estar tudo bem e ser esta a nossa contade

sábado, novembro 07, 2009 6:42:00 da manhã  
Blogger pedro oliveira said...

Caro Chinelo,

A hora a que chega a casa não me interessa nada.
Gosto de pessoas livres, numa freguesia, num concelho e país livres.
Leu (tratá-lo-ei na terceira pessoa, não «tuteio» desconhecidos) o que está escrito ali em cima? Anti-totalitário. É isso mesmo, sou contra a asfixia democrática.
Agora, convenhamos, não sou eu que ando, anonimamente, a denegrir o Chinelo, Chinelos, pois não?
Já o contrário...
Julgo que no «post» 2301 já terei respondido ao que pretendia se não for o caso seja mais específico.
Cumprimentos

sábado, novembro 07, 2009 12:22:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio