sábado, janeiro 01, 2011

0002/2011 - olhando a podre comemoração do passado ano

olhando esta imagem (um simpatizante da monarquia desarmado prestes a ser, cobardemente, assassinado com um tiro na nuca por um esbirro da república) que o poder político do município de constância utilizou para decorar a vila numa festa religiosa - festa de nossa senhora da boa viagem - percebo aquilo que me separa de alguma intolerância republicana, percebo, também, o que me une, aquilo que me faz concordar e sentir amizade, compreensão, companheirismo, com pessoas que pensam de outra forma mas são acima de tudo democratas... como eu.
a imagem (acima) e o texto que se seguem são de tz, antónio josé carvalho, do  blog tramagal:
Pedro,
Peço desculpa por não ter correspondido ao desafio lançado. Os dias foram passando, a inspiração não surgiu e parece-me que já não é oportuno voltar ao assunto.
Tenho algumas justificações para a minha falta, a principal terá sido não conseguir antagonizar o "sentimento monárquico" perante aquela "campanha": era escusada, foi de "algum mau gosto" e pouco cívica.
Por outro lado, o estado da república não é famoso, inspira cuidados, mais do que palavras... e em geral eu não sou apologista de grandes comemorações, grandes gastos com inaugurações, lançamentos de primeiras pedras e merdas assim,... coisas dos reinos da hipocrisia e da vaidade desmedida...
...
Outra coisa é não conseguir entender que se defenda o regresso à monarquia. Outra coisa é defender que se faça e ensine a nossa história, coisa que, a meu ver, não foi tratada convenientemente em Constância. Mas foi bonita a festa pá...
...
Em jeito de indemnização, deixo-te uma pasta com algumas imagens que ilustram a suspeição de que estivestes envolvido na decoração de uma Rua em Constância. Descobre qual...
 Abraço,
Tó-Zé Carvalho
 P.S.: se quiseres citar este email, ou usar as imagens, para fabricar algum post, estás à vontade. 
mostrarei a imagem a que tz se refere... aposto que será essa, eh, eh, eh.
neste início de ano queria deixar um grande abraço para tz (que não tenho o prazer de conhecer, pessoalmente, embora tenhamos pessoas amigas comuns) e para pessoas como ele, que utilizam a blogosfera em geral e a blogosfera local em particular para colocar dedos em feridas mas sempre duma maneira educada, elevada e pertinente.
não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio