terça-feira, fevereiro 08, 2011

0037/2011 - os 7-1 de manuel josé a mubarak


 
La revolución egipcia, por ejemplo, ha nacido en los campos de fútbol del Al Ahly, el equipo de los barrios más populares y eterno rival del Zamalek (...), que representa sociológicamente a la dictadura y las clases altas egipcias de la elitista zona residencial cairota de Zamalek.
Del mismo modo que el Real Madrid representó en su día al franquismo  sociológico o que el Chelsea es el club de la clase alta londinense frente al West Ham obrero: o el Rangers, el de la élite protestante frente a la clase baja católica del Celtics.
o título é provocatório, mediamente, provocatório, o franquismo sociológico que avishai margalit refere em relação ao real madrid sentia-se na república de salazar, uma espécie de benfiquismo de estado, o clube do regime, onde para se ser bom chefe de família, ter-se-ia de ser do benfica, beber vinho e dar cargas de cachaporra na mulher. 
o artigo de avishai é uma boa análise para quem gosta de futebol, da vida e de manuel josé, o português que treina o al ahly, o clube que foi o detonador duma explosão de sonhos.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Desculpa lá não tem nada a ver com este post.
Mas...Santa Margarida...Pedro Oliveira...será que não falta um nome, o primeiro, começado por J e um apelido, o ultimo começado por S?
Terás feito o SMO, mas como voluntário hehe, em Abrantes 87/88 na 2ª companhia, 2º Bimoto?
Talvez sejas um amigo, um grande amigo atrevo-me a dizer, que fiz lá no quartel. Aliás as ultimas fotos tiramo-las juntos no ultimo dia de tropa (aliás apanhamos um castigozito os dois lá, mas isto é top secret, claro).
Já lá vão uns anitos...
Serás tu?
Se fores depois mando email.
Abraço,
N C

quarta-feira, fevereiro 09, 2011 12:14:00 da manhã  
Blogger pedro oliveira said...

Grande Nuno,

Um castigozito imerecido diga-se, enquanto os outros iam para os bares (de sargentos, de oficiais, etc) encharcar-se em bebida nós íamos diligentemente para a piscina cuidar da forma física, de modo a podermos servir a república com armas na mão se tal fosse necessário e nós é que somos penalizados, eh, eh, eh.
Até hoje continuo a achar que a culpa foi do Veloso não tivesse ele falhado aquele «penalty» e não teríamos arranjado tantos inimigos.
Já lá vão uns anitos, sim, quase 24anos.
Outra coisa, eu não fui voluntário para a tropa, limitei-me a pedir antecipação do serviço militar obrigatório e com viçosos 18 anos já andava a passear G3 em Mafra.

Um grande abraço

JPOS

quarta-feira, fevereiro 09, 2011 7:35:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ah bem me parecia que eras tu!!!

Desculpa lá isso do voluntário...foi um lapso, tens razão foi um pedido de antecipação da incorporação, com o tempo esses preciosismos de linguagem militar tipo ITTM`s (lembras-te?) vão caindo um pouco no esquecimento.

Já tinha pensado no que te teria acontecido e por onde andarias lembrei-me nesse dia de te procurar na net (é verdade ainda não me tinha passado essa possibilidade pela cabeça...) e tive sorte logo á primeira.

Hehe grande injustiça,tens toda a razão! Nós só lá iamos para cuidar da boa forma física exigida a quem serve a Pátria nas forças armadas!

Quanto ao penalty, do tal jogador cheio de "traquejo" se calhar até tens razão mas que foi um momento de grande gozo lá isso foi!

Grande abraço,
NRC

quinta-feira, fevereiro 10, 2011 1:57:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio