quarta-feira, junho 08, 2011

0098/2011 - ponte sobre água ensarilhada

ontem, hoje e amanhã.
cada um de nós é passado, presente, futuro.
olho.
cinquenta anos atrás, vejo meu pai num barco (o vera cruz) a caminho duma guerra.
casado há menos de duas semanas, meu pai.
casada há mais de cinquenta anos, minha mãe.
meu pai, minha mãe.
um sapador (padejador) duma guerra perdida, outra lutadora dum conquistável futuro.
há cinquenta anos (completaram-se cinquenta anos na última sexta-feira, dia 3) embarcava no «cruz» a companhia de sapadores 123, sulcando passados, pensando presentes... ansiando futuros.
quem voltem (voltaram, os que voltaram) cedo e bem...
homens e mulheres que choram, choram os camaradas mortos, choram os companheiros e as companheiras que lhes morreram.
bem hajam os que choram.
bem hajam as que choram.
bem hajam os que choraram e sorriram (ainda sorriem) juntos, lágrimas e sorrisos lambidos numa doce cumplicidade.
não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio