quarta-feira, novembro 15, 2006

524 - intelectuais e pseudo-intelectuais


O Sr. Dr. Miguel Sousa Tavares n' A Bola de ontem (p.6) para além de muitos elogios a Paulo Sousa e a Jorge Valdano (com os quais concordo) diz o seguinte:
"(...) cada vez que alguém quer diminuir o valor da cultura ou inteligência alheia, trata-a por «pseudo-intelectual»"
"(...) para esta gente todos os que sabem mais do que eles ou pensam melhor do que eles, não passam de «pseudo-intelectuais». O que será para eles, pergunto-me, um verdadeiro «intelectual» - alguém que leu mais de mil livros, viu mais de 500 filmes, visitou mais de 50 museus?"
Pergunto eu:
O que será saber mais?
O que será pensar melhor?
O que será um verdadeiro intelectual?
Alguém que pensa, que se pensa, que pensa sobre o acto de pensar...
Alguém que tem uma profissão e que para além dessa profissão gosta de se ocupar com outras áreas do saber. Alguém que tem prazer em partilhar o conhecimento que possui, que gosta de se interrogar.
Assim intelectual será alguém como Umberto Eco.
Quanto aquilo que será um pseudo-intelectual, Dr. Miguel com a humildade que o caracteriza inclui-se nesse grupo que define assim: "Bem-vindos sejam, pois, o Jorge Valdano, o Paulo Sousa e todos aqueles que, porque insistem em pensar, nos ajudam a pensar também e fazem de nós «pseudo-intelectuais»."

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Plagiando um historiador da nossa praça que hà muitos anos atràs num programa da rtp sobre Constância disse:
Hà doutores que deveriam ser barbeiros e barbeiros que deveriam ser doutores.

quinta-feira, novembro 16, 2006 12:00:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Amigo Marques, não ofenda os barbeiros.
Sou cliente duma barbearia à moda antiga, a Ideal, Bernardino, sr. Bernardino que o respeitinho é bonito, cabelos brancos, entre os setenta e os oitenta, mãos que empunham sábias tesouras.
Não troco a sabedoria daquelas tesouras pelas mariquices dos salões unisexo.
Não troco as questões do sr. Bernardino, a sua maneira peculiar de ver o mundo ... «eu fui marinheiro, sabe?» [sei, obviamente, pergunta-me o mesmo há quinze anos], marinheiro da vida com a âncora fundeada na realidade ao contrário de outros ... fechados em si próprios, olhando o mundo com o único olho que sobra debaixo da marrafa, olhando-o pela mira de uma caçadeira onde uns são caçadores e outros caça.

quinta-feira, novembro 16, 2006 3:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Amigo Pedro longe de mim ofender os barbeiros.O barbeiro a quem eu me refiro,aliás que foi referido na tal peça da rtp, jà faleceu e do qual guardo gratas recordações.Chama-se António Coimbra e exercia a sua função de barbeiro, na praça Alexando Herculano em Constância.Era um homem de um saber infinito,sabia mais de Constância e da sua história que muitos doutores juntos.

quinta-feira, novembro 16, 2006 3:39:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Eu sei amigo.
Porque nunca foi essa História de Constância publicada?
O manuscrito existe na câmara municipal de Constância [possuo-o fotocopiado].
Ser-me-ia fácil digitalizá-lo e prantá-lo aqui.
Não o faço por respeito, respeito das pessoas que me merecem respeito, o Sr. Coimbra, por exemplo [que a terra lhe seja leve].

quinta-feira, novembro 16, 2006 3:52:00 da tarde  
Blogger Alien David Sousa said...

Que saudades tuas meu Pedro. A bem dizer, que saudades dos teus textos.

Só quero dizer que eu devo ter sido uma das 5 pessoas em Portugal que não gostou do Equador.

O que eu disse ao meu Pai que também o leu e gostou foi que: para mim, o senhor Miguel, escreve bem o problema é que não sabe contar uma história.
O final foi aparvalhado, previsível. Enfim...

Quanto aos pseudo...dizeste tudo...
beijos Pedrito

quinta-feira, novembro 16, 2006 11:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se dizes que o Umberto Eco é um intelectual, eu acredito.Ponto. Agora, pseudointelectual, não é nada do que afirmas. «Pseudointelectual» é um forum de discussão. Basta pesquisar no google. Não é necessário ler livro algum.
Ainda que não refiras a questão,acrescento: pseudofilosofia é um blog. Verdadeiros intelectos, estas cabeças inteletual e filosoficamente pensantes.

P.S.: Toda e qualquer redundância comentativa é pseudo-distracção.

sexta-feira, novembro 17, 2006 11:14:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio