terça-feira, janeiro 30, 2007

604 - é o mário soares, estúpido

O tema interessava-me:
O lugar é agradável (e a tarde não estava chuvosa).
Mário Soares [MS] é hoje um homem afastado do tempo em que vive, bem pode Nuno Artur Silva dizer: Fernando Pessoa e MS são os portugueses mais importantes do séc. XX que a imagem que MS passou esta tarde é que tudo na vida dele aconteceu ao empurrão.
1. Primeiro empurrão - pertenceu à comissão da candidatura do Gen. Norton de Matos como «olheiro» do Partido Comunista ( MS na altura era comunista, facto que não esconde). O PC tê-lo-á obrigado a assumir-se como seu representante junto do general, MS acobardou-se (porque o general era conhecido do pai e tal) mas à terceira insistência lá aceitou, mas disse:
- Eu faço isso mas não contam mais comigo...
Pergunto eu: Qual o partido que tem interesse em manter um militante que se envergonha de o ser?
Daniel Oliveira era um dos perguntadores mas não fez esta pergunta...
2. Segundo empurrão - Ganhou umas eleições mas achava que Zenha seria um melhor primeiro-ministro, mas insistiram muito com ele, o próprio Zenha e tal e ele lá aceitou.
Pergunto eu: Um cidadão que é lúcido (reconheço-lhe a lucidez ao reconhecer que não reunia, nem reúne as condições para exercer um cargo de tamanha responsabilidade) a este ponto deveria na mesma aceitar o cargo, deveria mais tarde candidatar-se a presidente da república? Daniel Oliveira era um dos perguntadores mas não fez esta pergunta...
3. Terceiro empurrão - A candidatura a presidente da república, «estava toda a gente a pedir-me e eu avancei e tal...»
Confesso que saí do São Luiz com a confirmação de algo que sei há muito, que aprendi, também, na FLUL* com mestres como Jorge Borges de Macedo ** existe a malta (gajos como eu e provavelmente como o(a) leitor(a) e existem os outros, tipos como MS que dizem isto em público:
«Octávio Pato só tinha a instrução primária ou menos que isso, mas era muito inteligente, embora de famílias humildes ... fui eu que lhe vali e o abriguei no colégio do meu pai».
* Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
** Para MS foi um controleiro do Partido Comunista (na minha opinião os ensinamentos do Mestre Borges de Macedo são de utilidade extrema: «História, não é dar respostas, é fazer perguntas».
Fazer perguntas em História é questionar tudo: o material, os símbolos, o tipo de letra, a tinta, a pele do bicho...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Durante o seu reinado,Soares visitou 54 países,percorreu aproximadamente 992.800 Km o que equivale a 22 voltas ao mundo.

quarta-feira, janeiro 31, 2007 6:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom «post».

quarta-feira, janeiro 31, 2007 9:01:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio