terça-feira, abril 03, 2007

680 - herdando sesmarias no séc. XXI

Filho de operário tem de / tem que ser operário...
Filho de professor universitário tem de / tem que ser professor universitário (ou político)

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Um post e links muito interessante. bastante.

1. Como se fossem postas de pescada avulsa.

Nasci numa aldeia [onde há pessoas grandes, gente pequena e criaturas pequeninas, como em todos os lugares] no coração do Ribatejo. Sou filha de emigrantes. A minha bisavó era analfabeta. A minha avó era analfabeta. A minha mãe tem a 4ª classe. Fiz uma Licenciatura em Filosofia, uma Pós-Graduação em Administração e Gestão Escolar, tenho em mira um Mestrado em Teoria e Desenvolvimento Curricular e quando for velhinha e tiver tempo para ler, talvez faça um Mestrado em Filosofia da Linguagem. A minha filha termina no presente ano lectivo uma Licenciatura em Psicologia e continuará para Mestrado. Cachopas… também sou míope e tenho astigmatismo. Devia plantar arroz na Pereira e aprender a cozê-lo [por acaso até o sei cozinhar] mas não me deu para isso. Nada disto aconteceu na Independente mas resultou da independência/autonomia/responsabilidade.

2. Como se fosse (é) uma utopia.

A educação só se coloca ao ser humano. É um complexo problema humano. Os animais domesticam-se/instruem-se, as mulheres e os homens educam-se.
É necessário ter cuidado com o prisioneiro que sai da caverna. Quem é ele? O que pretende? Voltará, efectivamente, para libertar os companheiros? E, o reverso: voltando para os libertar, corre risco de morte… A organização escolar e curricular não é neutra. O Futebol também não é neutro. A ciência também não é neutra. Não há educação asséptica.
Há sempre um paradigma social, cultural, político dominante e rasgos emergentes de desejos de mudança… é a partir desses que se pode mudar o rumo ao barco.
A utopia é a esperança de que a escola possa, verdadeiramente, formar identidades pessoais e sociais, mentes pensantes e não depósitos de informação sem qualquer utilidade, porque se não sabe utilizar.
A humanidade pagará o preço da escola que estamos fazendo. Uma escola que está organizada segundo um modelo caduco que não se coaduna com a vida actual….sub-repticiamente “gerida” por uma elite que não quer gente pensante…. Prefere seres amorfos, balofos, alienados, conformados…reprodutores… para continuar a dominar.
Etc …etc …etc … e alguns teóricos da sociologia e da psicologia da educação e até da filosofia da educação que levem as Sesmarias…comportamentalismos, John Watson ainda? Os filhos do senhor acabaram em suicídio e hospital psiquiátrico.
Vou arrumar a casa que está um caos e engomar a roupa.

quarta-feira, abril 04, 2007 2:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A constância è a virtude pela qual as outras virtudes dão os seus frutos.

quarta-feira, abril 04, 2007 7:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

«Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.»
...........

quarta-feira, abril 04, 2007 7:29:00 da tarde  

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