quinta-feira, maio 10, 2007

735 - fábula para acender uma esperança

Ao acordar e descer da cama, D. Hermínia espanta-se de ver o marido ainda deitado, em sono profundo. A essa hora tendo feito os exercícios para manter a forma, tomada a ducha de água fria, vestido a farda, engolido o café, devia estar no Ministério, jamais se atrasou. Exceptuando ocasiões excepcionais, somente tarde na noite, por vezes de madrugada, D. Hermínia punha os olhos em Sampaio. O coronel dizia e repetia com ênfase espartana que não se pertencia - seu tempo, seus cuidados, sua vida, pertenciam à causa. D. Hermínia se habituara.
O sono do esposo parece-lhe por de mais tranquilo. Aproxima-se, toca-lhe o rosto com os dedos, estava morto.
Metido no pijama, os olhos redondos e ingénuos semiabertos, não se assemelha a herói tombado no campo de batalha, a personagem maniqueísta símbolo do mal e do obscurantismo, SS nazista, chefe da Gestapo armado de chicote. Apenas um pobre homem morto estendido na cama, igual a tantos outros.
Lembra alguém. D. Hermínia vai buscar uma face no passado - parece o jovem segundo-tenente tímido e apaixonado que ela conhecera havia muito tempo, num outro tempo; declamava versos suplicando um beijo. D. Hermínia de repente se recorda, começa a chorar baixinho.
AMADO, Jorge, Farda Fardão Camisola de Dormir, Fábula para acender uma esperança, s.l., Publicacões Europa-América, s.d. [escrito em Pedra do Sal, Baía entre Janeiro e Junho de 1979] pp. 152-153

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

de quando em vez, consegues certas «coisas». assim não vale. não dá para ironizar... gostei bastante deste extracto de um livro que nunca li.
uma fábula. uma mulher. um sono profundo. um homem. símbolos do mal.fardas.uma causa. a pertença.um jovem. um rosto.
........
fiquei com vontade de ouvir ler o resto...

quinta-feira, maio 10, 2007 8:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Recordar è fàcil para quem tem memória,esquecer è dificil para quem tem coração.

Ficou registado este pequenino extracto.

quinta-feira, maio 10, 2007 8:49:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio