terça-feira, junho 12, 2007

793 - do, do, do

Do ou de?
A bela (palavra) e o Mestre.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Quando era pequenina (depois fiquei pequena) dizia: a minha bisavó mora em Vale DE Mestre.

Se o vale é do mestre, quem terá sido o mestre que lhe deu o nome?
Se o vale é de mestre, que mestria será essa, que o vale tem?

A Bela e o Mestre, parece-me, já acabou (não tenho a certeza se continua). O tio da bela vencedora, faz umas sandocas de polvo e outros tais que vale a pena provar, ainda que, exagere na cebola. Digo eu que já as provei e não gosto de cebola.

É isso e eu não saber por que razão se diz "no Porto" e não "em Porto" e "em Faro" e não "no Faro", ou "em Santa Margarida" e não "na Santa Margarida".... já coloquei a questão a vários pensantes e nenhum me soube responder... a língua é cultura, serve para rematar a coisa.

terça-feira, junho 12, 2007 11:37:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Em finalzinho de leituras de blogues, lembrei-me duma espécie de anedota que vem a propósito do teu comentário abaixo (quando referes que o texto está em itálico).

Teste de filosofia 10ºano .
Pergunta 3: comente a afirmação em itálico.

O aluno chama o professor:

-Professor, a resposta é para fazer em itálico?

O teste não era meu (não peço perguntas desta natureza, porque depois não sei esclarecer estas dúvidas aos alunos), mas tive o prazer de trabalhar com este aluno no 11º ano (ano lectivo 05/06). nunca me explicou o que entendia por itálico. Palavras.

terça-feira, junho 12, 2007 1:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gentes do campo em descanso
Couves ao lume para a ceia...
Como è belo,como è manso
O fim do dia na aldeia.

Boa tarde! olà amigo!
Como vai a ceifa este ano?
Vais contente .Hà muito trigo...
E o trigo não tem engano.

Vens de sacha,jà sei...
Trazes a fronte suada...
Como tu também andei
Ao meu ombro com enxada...

Os milheirais são promessa,
São verdes cor de esperança
Fica a saber:não te esqueça
Quem espera sempre alcança!

(Coelho de Sousa:a ceia na aldeia.)

terça-feira, junho 12, 2007 5:51:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio