sexta-feira, agosto 10, 2007

909 - a ferramenta é minha ... é tua? não! ... é de todos

Era miúdo quando ouvi este diálogo pela primeira vez.
Aquela foi a minha primeira lição de esquerda, pura e dura.
Terá um homem direito a utilizar a sua própria ferramenta?
A ferramenta dum homem deve ser comunitária?
Deverá a ferramenta estar à disposição de quem a quiser agarrar?
O que será maior a Torre ou a ferramenta?
Para mim, a ferramenta (sim, apesar disto).
Um documentário que vale sobretudo pelo diálogo da ferramenta, o direito à propriedade privada, um diálogo fantástico que sai das entranhas de cada um de nós.
Os ocupantes e os ocupados de Torre Bela somos nós, nós e as nossas circunstâncias, nós e as nossas contradições...

2 Comments:

Blogger r said...

Tive mesmo de ir ao dicionário. Está lá:
Ferramenta: utensílios de um trabalhador.

Talvez, amanhã, numa segunda leitura possa tecer algo mais inteligente.
Por agora volto a dizer-te que A cruz e os sonhos foi, provavelmente, o primeiro post que me fez pensar neste blogue.

Em especial este parágrafo:

«Acho (tenho a certeza) que o menino que fui continua a habitar esta carcaça velha de orelhas grandes, às vezes ouço-o segredar-me: as coisas são simples Pedro, não compliques, aquilo que fica de nós é a nossa capacidade de nos darmos, é a maneira como tocamos os outros, o importante não é quem somos, é aquilo que de nós sobreviverá nas pessoas a quem nos damos...»

Até gostava do nick Gaia, aliás, não foi uma escolha por acaso.

P.S.: Pedro não deixes amordaçar, as crianças, que vivem em ti.

sábado, agosto 11, 2007 12:02:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Um tractor
quando é usado com amor
com o amor da terra nas rodas
quando é usado para todas
as bocas que dele dependem
quando os que o usam se entendem
para dividir o produto
segundo as necessidades
unindo a máquina ao fruto
unindo o campo ás cidades;

Um tractor
dá que fazer ao suor
dos que põem na sementeira
as sementeiras da maneira
como as coisas se farão
e o nome revolução
pode bem ser atribuido
a um tractor assim usado
a um braço assim estendido
entre o futuro e o passado.

Um tractor
trabalha a todo o vapor
quando a gente que o trabalha
não tem nada que lhe valha
a não ser a sua vida
mal amada e mal sofrida
a não ser a sua história
embora de má memória
a não ser a alternativa
que é a vida da cooperativa.

Sergio Godinho.

sábado, agosto 11, 2007 3:18:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio