segunda-feira, dezembro 17, 2007

1130 - trinta dias tem o mês, trinta cêntimos tem o bolso

Já alertei para o dinheiro que o estado chula (não me ocorre uma palavra melhor) em cada maço de tabaco.
A actualidade leva-me a voltar a este tema.
Numa família média com quatro pessoas, o Manel com quarenta anos, a Maria com trinta e oito, o João com vinte anos e a Joana com dezoito anos, quatrocentos e vinte e seis euros a dividir por quatro dá cento e sete euros (estou a arredondar por excesso) por mês para cada um.
Cento e sete euros a dividir por trinta dias dá três euros e sessenta cêntimos por dia (continuo a arredondar por excesso) três euros e trinta cêntimos têm destino...
Conseguirá alguém sobreviver com trinta cêntimos diários para comida, vestuário, jornais e revistas, livros, internet, cinema, teatro, visitas a museus e bilhetes para o Sporting [estou a referir, apenas, coisas básicas]?

7 Comments:

Blogger r said...

Quase fiquei doente com tanta conta. Não gosto de contas , sou de letras.
Ouve lá, o João e a Joana não trabalham?

terça-feira, dezembro 18, 2007 12:19:00 da manhã  
Blogger r said...

Olha, no bolso direito tenho 1 euro e 95 cêntimos e no bolso esquerdo um cromo.

terça-feira, dezembro 18, 2007 12:21:00 da manhã  
Blogger pedro oliveira said...

Não.
O João e a Joana não tinham grande habilidade para estudar (nem para trabalhar) nem sequer acabaram o nono ano.
Agora graças a este programa:
http://www.novasoportunidades.gov.pt/
podiam ter um futuro melhor mas nem sequer têm dinheiro para os transportes.

terça-feira, dezembro 18, 2007 12:36:00 da manhã  
Blogger r said...

O João e a Joana, não podem caminhar até essas «novasopotunidades»?

terça-feira, dezembro 18, 2007 12:45:00 da manhã  
Blogger pedro oliveira said...

Não acredito nisto:
http://ablasfemia.blogspot.com/2007/12/o-estado-social-portugus.html
Uma mãe, um pai, um filho e uma filha, todos com nomes para tornar a coisa mais engraçada...
Já li isto em algum lado.

quinta-feira, dezembro 20, 2007 12:16:00 da manhã  
Blogger r said...

Há meses que não t~em 30 dias.

quinta-feira, dezembro 20, 2007 5:10:00 da tarde  
Blogger r said...

Não é Joana, é Maria. Ouvi ontem na rádio e associei (não tem nada a haver [eh eh eh])

Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy era você além das outras três
Eu enfrentava os batalhões, os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque e ensaiava o rock para as matinês
Agora eu era o rei
Era o bedel e era também juiz
E pela minha lei a gente era obrigado a ser feliz
E você era a princesa que eu fiz coroar
E era tão linda de se admirar
Que andava nua pelo meu país
Não, não fuja não
Finja que agora eu era o seu brinquedo
Eu era o seu pião, o seu bicho preferido
Sim, me dê a mão, a gente agora já não tinha medo
No tempo da maldade acho que a gente nem era nascido
Agora era fatal que o faz-de-conta terminasse assim
Pra lá deste quintal era uma noite que não tem mais fim
Pois você sumiu no mundo sem me avisar
E agora eu era um louco a perguntar
O que é que a vida vai fazer de mim?


Chico Buarque

Bibliogrfia :
Google (consultado em..., bem, foi agora mesmo)

quinta-feira, dezembro 20, 2007 5:18:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio