quinta-feira, dezembro 20, 2007

1133 - padaria de fernando antunes, as letras na platibanda

Comprei centenas (para não dizer milhares) de papo-secos, ali.
A padaria do Sr. Fernando Antunes.
Portela de Santa Margarida da Coutada (como o nome indica) era a entrada para o mundo.
No início dos anos setenta (do século passado) não me preocupava com a duração dos sacos plásticos (nunca tinha visto nenhum) preocupava-me com o peso do saco de pano que tinha de carregar nos sábados de manhã com sessenta, setenta papo-secos.
Sentia-me importante por já ter idade suficiente por ir ao pão sozinho, gostava dos rituais, dos cumprimentos, do cheiro a pão fresco (quente), das conversas (calhandrices) das senhoras, de ser parte de algo, de ser o filho de.
Conforme vamos envelhecendo, vemos coisas que nunca tínhamos visto.
Nunca tinha reparado naquela platibanda, devem existir poucas casas comerciais com inscrições na platibanda (devem existir poucos imóveis com platibanda) no concelho de Constância.
Aquela padaria arruína-se e com ela ruem parte das nossas memórias, parte das recordações de meninos como eu, quando as ATL (actividades de tempos livres) era corrermos em liberdade pelas ruas, quando perícia era conseguirmos fazer habilidades com um velho pneu de motorizada empurrado (conduzido) com um pau, mostrarmo-nos certeiros com os berlindes e eficazes com a fisga.
Olho-me hoje a escrever para a internet, pensando nos meninos d' hoje que não serão os putos qu' eu fui, muitos serão crianças cujos pais se demitiram de as educar, muitos obrigados a permanecer na escola (não disse a estudar) sem exigências, sem retenções, sem futuro mas, provavelmente, com novas oportunidades no final...
Fazer melhor não seria difícil, bastaria abandonar o conformismo, agir na terra.

5 Comments:

Blogger r said...

60, 70 papo-secos?
Só comiam pão lá em casa?

quinta-feira, dezembro 20, 2007 5:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó meu.... Compra, repara e vem viver para cá...

sexta-feira, dezembro 21, 2007 3:39:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Anónimo, «vem viver para cá» para onde?
Portela de Santa Margarida da Coutada?
É aí mesmo que se situa o imóvel que é a minha habitação própria e permanente. Adquirida em finais da década de oitenta do século passado (felizmente está paga, empréstimo liquidado e tal). Ah e pago, anualmente, contribuição autárquica à Câmara Municipal de Constância, obviamente, lamento que esse (pouco) dinheiro seja desperdiçado a construir presépios e assim.

sexta-feira, dezembro 21, 2007 7:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para quem diz que nao se mete em politica isso sao "ferroadelas" a mais na camara não?
voçe fala fala mas sera que tambem tá em campanha ou quê?

terça-feira, setembro 22, 2009 11:31:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Estou... estou na campanha da cal, tome juízo. Esse texto tem quase dois anos só o descobriu hoje?

quarta-feira, setembro 23, 2009 12:23:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio