segunda-feira, maio 26, 2008

1347 - grant, tenta um ângulo diferente





O meu amigo Pico, dizia-me, ontem:
Ouvi muito o seu elogio ao Grant treinador do Chelsea e o desdém a Mourinho...Que me diz a este despedimento porque não ganhou nada de nada?!
Digo que é/foi uma tristeza.
Tenho uma carreira profissional com muitos anos, julgo que comecei a trabalhar, remuneradamente, com dezasseis anos.
Fui/sou (julgo que tudo o que somos/fomos) e falarei, apenas, de profissões remuneradas, animador cultural, ajudante de electricista, professor, operário fabril, bancário, vendedor de livros porta-a-porta, fotógrafo [vencedor de concursos fotográficos], militar (não estão por ordem cronológica) e outras que não me ocorrem.
Nunca prostitui as minhas palavras.
Nunca fui despedido.
Tristeza, disse.
Tristeza por Abraão (Avraham) Grant.
Há pessoas que sabem lidar com o sofrimento, tiveram os avós mortos em campos de concentração, vivem num país odiado por todos os vizinhos.
Existem outros que convidados para tradutores construiram uma carreira de conflitos e traições e depois convidados por presidentes desonestos chegaram a treinadores principais.
Disse ali atrás que nunca fui despedido, ficaria muito triste se o fosse, que alguém ocupasse o meu lugar e fosse melhor que eu na minha profissão, no entanto, se isso acontecesse dar-lhe-ia os parabéns... qualquer coisa como: obrigado Abraão, conseguiste levar o Chelsea onde nunca tinha estado (à final da Liga dos Campeões) também, tens nome de pai, eu chamo-me, simplesmente, José, o putativo pai do menino. Olha que se lixe, Abraão em três anos no Chelsea, perdi:
- 3 Ligas dos Campeões
- 3 Taças de Inglaterra
- 2 Taças da Liga
- 2 Super Taças
- 1 Campeonato Inglês [cf. com A Bola 2008.05.26, p. 3]
Mesmo assim na república portuguesa acham-me o máximo, há lá um sacana chamado Pedro Oliveira que não me grama e põe a nu o meu fraco curriculum, ainda assim, há sempre quem me defenda, há por lá um senhor do Souto que é especialista em tudo e mais alguma coisa, que põe esse malandro do Pedro no seu lugar, esse senhor sabe que eu - José Mourinho - sou um verdadeiro símbolo da portugalidade.

3 Comments:

Blogger João Baptista Pico said...

Caro Oliveira

Repare que o Pedro desfila úma dúzia de profissões em que se ocupou desde os 16 anos e diz que nunca foi despedido, deduzindo que ningúem mais havia com melhor competência e depois diz que eu é que julgo especialista em tudo...
Gostei dessa. Muito coerente...

Se eu lhe dissesse que comecei a trabalhar aos doze anos nas férias, nas obras do meu pai e aos treze já marcava as divisões nos prédios com o projecto na mão e depois passei a servente aos 14 anos, a carpinteiro de toscos aos 15 porque já tinha bom cabedal, aos ´18 encarregado e nas horas vagas comecei a ir às câmaras de Lisboa, Oeiras, Sintra e Cascais com 8 anos, mal aprendi a ler e escrever os requerimentos para o meu pai que ainda não tinha tirado a 4ª classe.
Até aos 16 anos estudei no liceu diurno e depois à noite no Liceu Francês o único com curso nocturno naqueles tempos.
De dia trabalhava nas obras e tratava da documentação nas Conservatórias, Cãmaras, Finanças, Notários e contactos c/ fornecedores.
Depois 30 meses de tropa.
A seguir desenhador curso noturno, Direito 3 anos para tirar dois à noite.
Depois deixei de estudar e arranjei três filhos à minha mulher.
Autarca eleito, 33 anos de mandatos em , assembleia de freguesia,colectividades, casa do povo e cooperativa de rega no Souto e jogador de futebol no Souto, tudo aos fins de semana.
Director de Obras, empreiteiro, montador de andaimes, pintor,canalizador, ajudante de electricista, vendedor de andares, curso de decorador e arquitectura de interiores,gerente de empresas de construção, ajudante de Notário, director e Fundador de Jornal local, bloguista e colunista nos jornais locais, dirigente político, vereador, curso de decorador e arquitectura de interiores, agricultor, fruticultor, condutor de pesados, monitor de condução na tropa, empregado de balcão, programador de obras, e leitor assíduo de inúmeras obras de arte, história, arquitectura, urbanismo, direito, gestão, economia, geografia, literatura, pesquisador na Torre do Tombo, leitor da Biblioteca Nacional e da Fnac nos tempos livres...
Isto é fora das cinco horas que durmo habitualmente todos os dias.

Não sendo um especialista em muita coisa, sempre sei umas coisas a mais do que a generalidade dos homens ditos cultos deste país, embora não seja muito culto, reconheço...
Mas vou dando um jeito no aperfeiçoamento.

Ah, já me esquecia fui hoje visitar Santa Margarida da Coutada...
Veja as fotos no meu post de hoje...

E deixe lá o Mourinho no Inter com os dois novos reforços...
Os italianos não se deixam enganar...

segunda-feira, maio 26, 2008 10:18:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

Quem muitos instrumentos toca alguns tem que deixar para trás , sempre ouvi dizer que enquanto se canta não se assobia.

terça-feira, maio 27, 2008 6:38:00 da tarde  
Blogger r said...

Este comentário foi removido pelo autor.

terça-feira, maio 27, 2008 7:32:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio