segunda-feira, agosto 04, 2008

1471 - ri beiras

(o meu lado José Hermano Saraiva)
Atentai neste brasão.
Vede o listel que diz: ribeiras - lajes do pico
Atentai na embarcação que navega num mar de três águas (duas de branco e uma de verde).
Vede a cruz amarela.
Atentai na torre branca.
Vede o fundo azul.
Atentai na coroa mural de, apenas, três torres, uma inteira e duas metades, tudo junto são duas, tipo jogo de xadrez.
Meus senhores, minhas senhoras (imaginem-me terno a olhar, fixamente, para a câmara, com os braços, obviamente, estendidos) este brasão é uma ignomínia.
Ribeiras?
Verde e branco?
Azul?
Lajes do Pico?
Meus senhores, minhas senhoras (imaginem-me terno, a olhar, fixamente, para a câmara, com os braços, obviamente, estendidos) estas palavras são ignominiosas.
Procurais ofender Pedro Oliveira?
Pedro não é nenhum ouriço cachoeiro nem precisa de picos para se defender.
Meus senhores, minhas senhoras (imaginem-me terno, a olhar, fixamente, para a câmara, com os braços, obviamente, estendidos) aquela embarcação tanto pode ser uma traineira como um submarino amarelo, deixo portas abertas à vossa imaginação.
Meus senhores, minhas senhoras (imaginem-me terno, a olhar, fixamente, para a câmara, com os braços, obviamente, estendidos) no concelho de Pedro Oliveira há pelo menos duas ribeiras, a da Foz e a de Alcolobre, noutros aconselham-se cacilheiros ancorados.
Escrevo sem terno mas com ternura, fico ternurento quando imagino pessoas tristes, cansadas, infelizes que passam os olhos por palavras (por estas palavras) e não percebem nada...
Leio-me sem terno mas com ternura, fico ternurento quando imagino pessoas alegres, descontraídas, felizes que passam os olhos por palavras (por estas palavras) e sorriem... encolhem os ombros e pensam:
- Pedro, tu és sério mas não te levas muito a sério, pois não?

3 Comments:

Blogger pedro oliveira said...

Cacilheiro... deriva, maravilhosamente, de Cacilhas, vejamos:

«Fui num domingo a Cacilhas
Mais o Chico Maravilhas
Comer uma caldeirada.
A gente não nada em taco
Mas vai dando pró tabaco
E para regar a salada.

É porque isto é mesmo assim
A gente morre e o pilim
Não vai para a cova com a gente.
E antes gastá-lo no tacho
Do que na farmácia, eu acho
Isto é que é principalmente.

Terminada a refeição
Ao entrar na embarcação
Começou a grande espiga.
Um mangas abriu o bico
Pôs-se a mandar vir com o Chico
E o Chico arriou a giga.

Eu para acalmar a tormenta
Ainda disse oh Chico "auguenta"
Mas o mangas insistiu.
E o Chico sem intenção
Deu-lhe um ligeiro encontrão
Atirou com o tipo ao rio.

Um sócio de outro meco
Quis-se armar em malandreco
A gente já estava quentes.
Veio para mim desnorteado
Eu dei-lhe com penteado
E pu-lo a cuspir os dentes.

Veio outro, veio outra ideia
De sarnelha e plateia
Mais outro fui-lhe ao focinho.
E o Chico pelo seu lado
Só para não ficar parado
Aviou quatro sozinho.

Fez-se uma grande molhada
Desatou tudo à estalada
Eu e o Chico no centro.
Daquela calamidade
Apareceu a autoridade
E meteu-nos todos dentro.

Não tenho vida para isto
E de futuro desisto
De me meter noutra alhada.
Nunca mais vou a Cacilhas
Mais o Chico Maravilhas
Comer uma caldeirada!

Fado Maravilhas - Raul Solnado»

http://atuleirus.weblog.com.pt/arquivo/2006/10/parabens_43.html

Porque o rio tem nome Tejo, talvez Tejeiro, não?
Ou Taguzeiro...
Taguzeiro?
Sim...
Os espanhóis chamam Tagus ao Tejo, gaja, portanto, uma Conchita Tagus (espanhola) que se deixa penetrar pelo Zêzere, precisamente, em Punhete (que se deixa disso) e passa com constância a introduzir-se, eternamente, na Tagus.
Um barco chamado taguzeiro, não cacilheiro, obviamente.

segunda-feira, agosto 04, 2008 11:33:00 da tarde  
Blogger r said...

Olhe, quase adivinhou o meu pensamento; quase! li, passei os olhos e pensei:

- Que raio de conversa é esta? Isto é um «post» sobre o quê? A minha juventude cognitiva não me permite compreender (com+preender [cf etimologia do(s) vocábulo(s)]), mais ainda, a minha castrada perspectiva da Geografia e da História, nah... não apreendo, de todo.

Não encolhi os ombros, nem sorri Fiquei tipo burrinha a olhar para o Palácio.*

*Fiz um grande esforçozinho para ir de encontro [ai!...] à pequenez de certas expectativas.

segunda-feira, agosto 04, 2008 11:34:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

É um «post» sobre Maravilhas. Xico Maravilhas

quinta-feira, agosto 07, 2008 10:48:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio