sábado, agosto 30, 2008

1534 - responsabilidade e acção

Quem pensa que esta senhora é apenas uma cara bonita (que também o é) está muito, muito enganado. Pensar assim já provou ser um erro trágico para muitos dos seus adversários passados.
Por razões profissionais, visito regularmente o Alaska. Será necessária uma pequena introdução: o Alaska é aquilo que os autores deste blog até poderiam chamar um estado socialista. Não porque seja politicamente socialista ou o estado muito interventivo (longe disso), mas porque é o estado, ou o “People of Alaska”, o proprietário de todos os recursos naturais, nomeadamente o gás e o petróleo. Houve um antigo governador que o baptizou como o “Owner State”. Fundamentalmente, o Alaska é uma grande empresa produtora de petróleo. A exploração é concessionada a privados, que pagam um royalty de 12.5% ao estado. 1/4 desse dinheiro é colocado num fundo permanente (um fundo soberano, com dividendos a serem distribuídos pelos residentes do Alaska); o restante é apropriado pela legislatura, ou seja, gasto pelo governo estadual. Esta é uma razão pela qual a dimensão do estado pode ser enganadora. O Alaska tem a população do Porto (sendo 3 vezes maior do que a França), mas o governo do Alaska não é coisa para amadores.
Entretanto, esta afluência de dinheiro nas mãos dos políticos teve os efeitos inevitáveis. Long story short: a política no Alaska era uma versão light da política em Angola. A diferença era que no Alaska votavam e tinham dois partidos por onde escolher. Mas dois partidos dominados por políticos absolutamente iguais. Era um good Ol’Boys club, como eles dizem.
Explicado isto, quem é esta senhora? Em seis meses fez aquilo que eu não pensava ser possível de fazer em 10 anos. Destroçou aquela podridão. É idolatrada no Alaska, um verdadeiro fenómeno de popularidade. E odiada por alguns, essencialmente gente ligada ao negócio do petróleo. Principalmente, pelo que tenho percebido, republicanos. Não vou contar episódios directamente ligados à indústria da extracção, mas há uns meses o negócio da construção de uma pipeline de $30b foi ganho por uma empresa canadiana. Foi a primeira vez em décadas que um concurso público desta dimensão no Alaska não foi ter aos bolsos do costume. É de direita, mas não é nenhuma maluquinha religiosa. Isso não cola no Alaska. O Alaska é o inverso do Alabama: há 10 bares para cada igreja. Sinceramente, até duvido que assista regularmente a missas ou algo do género. À parte isto, é uma Alaskiana típica: o marido tem uma traineira (é pescador de profissão e tão popular como ela visto ser o campeão de snowmobile - é tipo o Ronaldo do Alaska) onde ela trabalha aos fins-de-semana, caça, pesca, anda de trenó, pilota uma avioneta e come grelhados de veado.
Em suma: esta senhora começou a dar problemas a muita gente quando , ainda antes de ser presidente de Wasilla, a meteram numa comissão que supervisiona os procedimentos do aparelho administrativo no negócio do petróleo e meteu um colega de partido, um yes man das companhias petrolíferas, à beira da prisão e desempregado. Desde aí, há uns 10 anos, já a tentaram enterrar inúmeras vezes. Nunca foram bem sucedidos e ela é que os enterrou a eles. O Obama que se ponha a pau. E a
malta em Washington também.
Esse foi exactamente o argumento utilizado pelo Gov. Murkowski quando ela se candidatou contra ele nas primárias. Saiu-lhe mal porque ela tem miolos e as pessoas percebem isso. E não era apenas necessário cumprir escrupolasamente a lei. Ela mudou leis a torto e a direito.
Um ambiente simples? Ela negoceia contratos de bilhões de dólares semana sim semana nao. Os governadores normalmente ganham eleições e os senadores perdem-as por causa disso. Os primeiros fazem coisas, os segundos falam sobre elas. E quem faz sabe mais e isso, mais cedo ou mais tarde, nota-se. Acredita que os outros percebem alguma coisa de funcionamento dos mercados ou de economia? Mais do que ela, que trabalha nisso diariamente? Política internacional? Já falou mais vezes com os governantes dos países da OPEP, ou com os manda-chuvas da Gazprom, do que os outros 3 todos juntos. Instituições? Fez o BA em Pol. Sci. na universidade. É como eu digo lá em cima: o governador do Alaska é uma espécie de CEO de uma enorme empresa. Ir para DC deve intimidá-la tanto como a mim andar de bicicleta. Então para ser VP, que como dizia o outro tem como única função diária ler o jornal para ver se o presidente morreu…
A vantagem política dela é ser uma “common Jane”. No-nonsense, down-to-earth. É o tipo de político que os americanos gostam. O Bush ganhou as eleições por causa disso. Vendeu o jacto privado do anterior governador e utiliza voos comerciais. Mandou o motorista privado guiar limpa-neves e conduz o próprio carro para o emprego. O marido é membro do sindicato. Teve empregos a sério, fora da política. Pais professores, entrou em concursos de misses para pagar os estudos. Ela passa essa imagem e é carismática a fazê-lo. As pessoas simplesmente gostam dela quando a conhecem, é magnética.
Mas, ao mesmo tempo, não é uma simplória. Os simplórios não chegam onde ela chegou nem fazem o que ela fez.
Verá que ela irá surpreender. Tem carisma para dar e vender e o tipo de carisma que os americanos gostam. A energia vai ser um tema quente nestas eleições e ela é excelente a abordar o assunto. É excelente a discursar, é excelente em entrevistas. No debate o Biden vai parecer um fala-barato quando comparado com ela.
Não sei se vai chegar para ganhar, acho que não, e espero que não. Mas não duvide que ela se vai transformar numa estrela política e que daqui a 4 anos está de volta.

Comentários de Joaquim PMC, no Blasfémias.
Obviamente se pudesse votar nos Estados Unidos não votaria no partido republicano (sou monárquico de esquerda como estarão recordados) contudo o histerismo à volta dum gajo que não respeita a cor de pele da mãe, aborrece-me.
Aborrece-me, ainda mais, o machismo que, ainda, é mais «porco» (não me ocorreu nenhuma palavra melhor) quando é feito por mulheres.
Podemos ser mulheres, lindas, mães, inteligentes e competentes.
Neste blog, Sarah é uma palerma de estola, matadora de animais indefesos, no DN acusam-na de ter tido um filho deficiente (é assim que chamam a Trig).
Palin, Sarah Palin um nome a fixar.

3 Comments:

Blogger Alien David Sousa said...

Tenho de admitir que o senador MC foi esperto em escolher para VP esta senhora. Basta reparar num pequeno facto, apartir do momento em que o fez as doações para o fundo da sua campanha aumentaram drásticamente. Não sei precisar o número neste momento mas ouvi ontem na CNN e fiquei de boca aberta. Ele bem que precisa de ajuda. Os americanos estão fartos do mesmo discuros BUSHIANO!

Beijinhos

domingo, setembro 07, 2008 5:27:00 da tarde  
Blogger Alien David Sousa said...

drasticamente = sorry mistake

domingo, setembro 07, 2008 5:28:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Concordo com os comentários anteriores... pelos vistos os americanos também.

quarta-feira, setembro 10, 2008 9:45:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio