quarta-feira, dezembro 03, 2008

1812 - criar, criatividade

Há dias especiais, dias em que nos sentimos especiais.
Não gosto muito de falar da minha vida profissional nem da minha vida pessoal mas hoje falarei das duas.
A pessoa e o profissional que sou influenciam-se reciprocamente.
Levantei-me cedo, hoje.
Vi a caixa de correio electrónico, vi as caixas de comentários vazias e entristeci.
Fechar os comentários ontem não foi uma decisão fácil.
Este blog tem quase quatro anos, escrevi mais de 2000 posts (muitos apago ou não chego a publicar) não o considero um capricho narcisístico.
Não é a minha vida, não é a minha profissão.
Não quero que seja um foco de preocupação nem de instabilidade.
Hoje sentou-se na minha secretária de trabalho um senhor com o cabelo, completamente, branco, olhei-o e pedi-lhe a identificação, olhei-o nos olhos, era, apenas dois anos mais velho que meu pai.
A minha mulher está a morrer, sabe...
Ficam tão pequenos os nossos problemas nessas alturas, o blog, os comentários, as ninharias que nos ocupam e preocupam nada significam.
Peguei-lhe na mão (um gesto bem pouco profissional, os burocratas dos cursos de atendimento não o aprovariam) falei-lhe de homem para homem, no fim sorriu e disse-me:
Fomos muito felizes, sabe... foi tudo muito rápido, ela não sofreu nada.
Já passaram algumas horas mas estou emocionado a escrever estas palavras, amanhã ou depois será o funeral da senhora.
Vai para a terra dela, ela sempre disse que queria voltar para lá.
Hoje é o dia internacional das pessoas com deficiência, penso numa peça de teatro, deficiente... o que é um deficiente?
Penso-me.
Penso neste blog e naquilo que pretendia quando o criei.
Penso que tal como aquele senhor, também, fui feliz com muitos comentários, recebi muitas palavras que questionavam, que corrigiam, que emitiam uma opinião, que faziam pensar.
Não tenho o direito de por egoísmo (para não querer ser incomodado) bloquear e ocultar os comentários.
Não é esse o meu conceito de liberdade.
Liberdade é, também, responsabilidade.
Peço-vos que comentem, se tiverem vontade, mas que tenham como medida o modo como eu comento, como vos comento nos vossos blogs.
Confio em todos e em cada um de vós, o blog vai ficar aberto sem censura nos comentários.
Há vida pala além da blogosfera.
Um dia todos vamos voltar à terra...

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ok, mas a mim não me apetece comentar, apenas abater um pouco dessa tristeza.
beijinho grande
(se é "inho", não pode ser grande, mas, mesmo assim, eu quero que seja)

quarta-feira, dezembro 03, 2008 11:45:00 da tarde  
Blogger r said...

Este comentário foi removido pelo autor.

quinta-feira, dezembro 18, 2008 6:52:00 da tarde  
Blogger r said...

Este comentário foi removido pelo autor.

quinta-feira, dezembro 18, 2008 10:42:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio