quinta-feira, abril 16, 2009

2041 - jesus nasceu no mês da liberdade

Um menino nascia.
Nasceu.
Cresceu.
Vamos encontrá-lo cinco anos mais tarde na companhia de José, José não era pai de Jesus, José era um trabalhador que com o suor do rosto, um sorriso nos lábios e paciência, ensinou Jesus a ler e a escrever.
Jesus era um menino diferente dos outros.
Contar-vos-ei um dos sonhos de Jesus, melhor, uma das convicções de Jesus:
Encarando agora as sociedades organizadas, tal como actualmente se encontram, pergunta-se: quem deve ser o detentor da cultura?, a massa geral da humanidade, ou uma parte dela? à pergunta feita deve responder-se condenando a detenção da cultura como monopólio de uma elite, deve promover-se a cultura de todos e isso é possível porque ela não é inacessível à massa; o ser humano é indefinidamente aperfeiçoável e a cultura é exactamente a condição indispensável desse aperfeiçoamento progressivo e constante.
Eduquemos e cultivemos a consciência humana, acordemo-la quando estiver adormecida, demos a cada um a consciência completa de todos os seus direitos e de todos os seus deveres, da sua dignidade, da sua liberdade. Sejamos homens livres, dentro do mais belo e nobre conceito de liberdade - o reconhecimento a todos do direito ao completo e amplo desenvolvimento das suas capacidades intelectuais, artísticas e materiais.
Chamava-se Jesus.
Completaria no último dia desta semana 108 anos, Bento de Jesus Caraça.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

A cultura está acima da diferença da condição social .

sexta-feira, abril 17, 2009 9:41:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio