sexta-feira, julho 17, 2009

2157 - não nos arranquem os tomates



13 Comments:

Blogger Rui Silva Pires said...

A escola é uma prisão ou a escola está arruinada?!

A questão do prémio para a educação atibuído a Constância dá que pensar. Fez-se de algo simbólico e muito relativo "melhor município para estudar", atribuído por entidades privadas que escolheram Constância de entre talvez uma dúzia de CONCORRENTES, uma notícia bombástica e enganosa.

Já disse em Assembleia Municipal: É importante não confundir educação com formatação!

A vida é bela, a escola é que dá cabo dela...
Mas há que saudá-la!

sábado, julho 18, 2009 12:54:00 da manhã  
Blogger Rui Silva Pires said...

Não nos arranquem... a memória!
Nada disto estava calculado segundo a informação que me foi sendo transmitida. A ideia era integrar o edifício da escola no novo projecto.

Não é isso que se vê! Deve ser mais barato... Há coisas que não têm valor monetário! Acções ficam com quem as pratica. MAL! E tantos milhões!...

sábado, julho 18, 2009 12:58:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

Fontochada ou fachada...

sábado, julho 18, 2009 4:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Também fui aluno desde a Escola primária até a Telescola na Aldeia, mas quero que o meu filho e dos outros santamargaridenses disponham de instalações condignas para todos, por isso não vejo qual o problema com os milhões.
Quando o dinheiro público e gasto em proveito de todos não se deve colocar qualquer problema, já alguns milhares de euros que foram gastos em Santa Margarida apenas foram para todos durante algum tempo, mas essas questões ficam para as mentes iluminadas que as vezes comentam neste blog de forma maliciosa.

terça-feira, agosto 04, 2009 4:22:00 da tarde  
Blogger Rui Silva Pires said...

Ao anónimo do problema dos (euro e patrio)milhões.

Problema ou não: tudo depende de quanto se poderia e deveria gastar, quanto se gasta e quanto isso nos ENVOLVE.

O projecto do Centro Escolar de Santa Margarida tinha como um dos pilares justificativos a preservação da memória associada ao próprio edifício que lhe serviu a si e a MUITOS OUTROS de escola e de Telescola. Para isso manter-se-iam a estrutura e imagem desse edifício.
A CMC já veio, em comunicado, de certa forma pedir desculpa por não se ter conseguido. Caiu um dos fundamentos que justificavam tão alto investimento e a localização na sede de freguesia (HAVIA OUTRAS POSSIBILIDADES). E, com isso, os custos ainda deverão derrapar.

Para melhor se compreender a sua visão, bem poderia deixar CAIR TAMBÉM a capa desse anonimato, talvez se ilumine um pouco!

sexta-feira, agosto 07, 2009 3:26:00 da tarde  
Anonymous Luis Varino, Sta Margarida said...

Ao Sr Rui Pires,
Com todo o respeito e amizade que tenho pelo autor deste Blog, não posso deixar de fazer algumas considerações acerca de comentários aqui colocados pelo Sr Rui Pires.
É por demais conhecida, e desculpe se vou ser muito directo, mas é essa a realidade, a sua "raiva" e contestação a tudo ao que ao Concelho de Constância diz respeito.
Pelo que o Sr coloca na Internet, nunca lhe vi dizer bem de ninguem nem nada que não tinha sido feito e/ou participado por si, o que graças a Deus nos ultimos tempos é NADA, restando-lhe o seu ressabiamento aquilo que de bom é feito.
O sr é contra a localização do Centro Escolar, eu sei, pois tambem estive na reunião em que o sr se apresentou com uma "pilha" de papeis, para aparentar saber do que estava a falar, mas e a sua proposta, qual foi. Ou tambem tem problemas com os mosquitos do açude.
Relativamente à preservação do edificio, que saiba não era esse o principal argumento mas sim o facto de ser nessa zona que o muncipio tinha terrenos.
Não posso deixar de reparar tambem, e passo a citar "Caiu um dos fundamentos que justificavam tão alto investimento e a localização na sede de freguesia (HAVIA OUTRAS POSSIBILIDADES)."
Então o facto de ser a sede da Freguesia, não interessa nem tem peso na decisão.
Se o Sr fizer uma introspecção, verá que nada de bom escreve ou diz acerca de Constância ou Santa Margarida, exceptuando claro a obra feita por si na Direcção dos QCC, por sinal algumas delas em terrenos seus ou de familiares seus, não conseguindo eu perceber o que é que o liga a Santa Margarida ou Constância, pois se nem para morar o sr preferiu esta terra, o que até posso considerar como uma melhoria da qualidade de vida no concelho, não ter de me cruzar com "lixo politico".
Um bem haja à coragem da CMC em levar a cabo uma obra de tamanha envergadura, em que os beneficiados serão os filhos daqueles que preferem morar em CONSTÂNCIA, dai a revolta dos "emigrantes".

terça-feira, agosto 18, 2009 2:33:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Luís,

Antes de mais nada quero-te agradecer o comentário.
O «blog» serve para isso, para trocarmos opiniões, de preferência, ASSINADAS.
O Rui é uma pessoa que com o tempo aprendi a admirar.
Somos (eu e ele) mais ou menos da mesma idade.
Quando tínhamos, 13,14, 15 anos considerava-o um «betinho», um «marrão».
Como tempo mudei de opinião.
Lembrei-me que o Rui (e a Anabela) com chuva ou com sol andavam vários quilómetros a pé para puderem estudar.
Lembrei-me que o Rui para além de ter sido um estudante exemplar procurou fazer (e fez) algo pela sua terra.
Os Quatro Cantos do Cisne não são uma «coisinha», são um projecto estruturante num lugar com a dimensão da Pereira... nasceram do sonho, do empenho e da capacidade de dinamização do Rui.
Levantas algumas questões pertinentes ligadas ao novo centro escolar, voltarei a esse tema...
Quanto aos «emigrantes» seria interessante uma lista que nos disesse o seguinte:
A - Gajos e gajas de Santa Margarida que completaram o Ensino Superior desde 1984
B - Gajos e gajas de Santa Margarida que completaram o Ensino Superior desde 1984 e tiveram apoio monetário da Câmara Municipal de Constância
C - Gajos e gajas de Santa Margarida que completaram o Ensino Superior desde 1984, tiveram apoio monetário da Câmara Municipal de Constância [CMC] e concorreram, apoiaram e/ou são funcionários da CMC.
D - Gajos e gajas de Santa Margarida que completaram o Ensino Superior desde 1984, tiveram apoio monetário da Câmara Municipal de Constância e não residem, actualmente no concelho.

(Falando de coisas, realmente, importantes o Sporting é um grande clube e talvez vá a Florença ver o apuramento dos Leões para a «Champions».
Um grande abraço)

terça-feira, agosto 18, 2009 11:51:00 da tarde  
Blogger Rui Silva Pires said...

Caro Luís Varino,
É sempre bom encontrar aqui alguém que se identifique. Bem haja por isso!
Apesar de aceitar outras localizações em que poderia ser construído o Centro Escolar de Santa Margarida, concordo que seja na sede de freguesia. Esse sempre foi um factor de peso na decisão. Posso até mesmo dizer-lhe que outra hipótese que colocava seria nas imediações do Parque Ambiental pois entendo que existiria mais centralidade e melhor articulação com esse equipamento do que com o açude, podendo-se assim aproveitar TODAS as escolas antigas. Como tal, considero que um dos pilares justificativos de se construír onde está a acontecer, era mesmo a integração do edifício antigo da Escola Primária. Isso, infelizmente, para TODOS, já não vai ser possível…
Devo até acrescentar duas ideias:
1 - A escola da Pereira mantém a sua estrutura inicial e está ao serviço de muita população. O Pedro já referiu como acha que isso foi possível…
2 - A Escola da Aldeia de Santa Margarida foi derrubada pela Câmara Municipal de Constância, com muitos anos de experiência de gestão comunista e mostrada como melhor exemplo por Jerónimo de Sousa.
Quanto à “raiva, lixo político, aparentar saber, pilha de papeis, ressabiamento, não dizer bem de ninguém, emigrantes”, sempre lhe digo que é mais sensato apresentar factos concretos e provados pois, não leve a mal, tudo isso que diz e a forma como o faz é que me parece uma terrível má interpretação do que é política, oposição, liberdade individual e respeito pelos outros e mais parece uma desesperada e urgente encomenda. Pode começar, por exemplo, por ler as actas das reuniões da Assembleia Municipal. Estão on-line.

domingo, agosto 30, 2009 9:55:00 da tarde  
Anonymous Luis Varino said...

Boa tarde,
Os blogs servem para isto mesmo, para que quem os cria possa opinar sobre aquilo que pensa, quer agrade a quem lê ou não, mas é a opinião de cada um, e caso não atente contra a moral e bons costumes, temos, em democracia de aceitar.
Quando falamos em democracia, falamos em liberdade de expressão, falamos em aceitar as opiniões de outros, que embora não sendo concordantes com as nossas, e caso a maioria entenda que são essas as escolhidas, temos de as aceitar, não adoptando a posição de "se a decisão é essa, eu não concordo, portanto vocês é que sabem". Este tipo de comportamento, segundo soube era tipico nas suas decisões dentro da associação que o senhor idealizou e criou, e para essa acção vai o meu reconhecimento e admiração, pois teve mérito na criação da mesma.
Relativamente à sua expressão de "mais parece uma desesperada e urgente encomenda", tenho-lhe a dizer de uma forma muito CLARA que penso com a minha cabeça, não entrego nem envios mensagens de ninguem, e caso continue a insistir nessas afirmações, em que está contra tudo e contra todos, não me inclua a mim nesse pacote, pois se quiser criticar e responder aos meus comentários está no seu direito do fazer, pois eu estou a fazer consigo o mesmo.
Ainda relativamente a estas suas afirmações de encomendas e tal, aproveito para o elucidar que não faço campanha politica por nenhum partido, não estou nem quero estar integrado em nenhuma lista, e repito, não mando nem aceito ser usado para mandar recados, logo a carapuça não me serve.
Aproveito para aplaudir a sua originalidade em afixar cartazes nas ruas da Pereira, muito original e com mensagens muito sugestivas, e a julgar pelas mensagens, creio que entre outras o bicho papão da camara é que o expulsou do concelho, contribuindo assim para os 60% de desertificação da localidade, mas enfim, como o sr diz num seu post de Maio, "resido a 10-12 minutos" da sede do nosso concelho, mais tempo que demora da Pereira.
Será que a ponte que os sucessivos governos PS e PSD têm vindo a prometer não resolveria esta situação, ou é o PCP o culpado de não haver ponte?
Já viu, e falando de democracia, que temos de utilizar o blog de terceiros para comentar as suas afirmações, pois o lapis azul parece-me que funciona no seu blog, é essa pelo menos a mensagem que aparece: "A moderação de comentários foi activada. Todos os comentários têm de ser aprovados pelo autor do blogue".
Já se apercebeu que algumas das pessoas que estão contra si, e escrevem a discordar de si, poderão estar dentro do partido de que o sr irá ser candidato.
O sr fala em encomendas desesperadas e urgentes, então o que dizer ao folheto que os srs do seu partido distribuiram hoje pelas caixas de correio do concelho.
Para si tudo de bom, pois não lhe desejo mal nenhum, e até, para evitar que o sr se tenha de deslocar tanta vez para o nosso concelho, o que poderia ser para si uma contrariedade, lhe desejo sinceramente que não seja eleito nas eleições de Outubro, sinal de que as pessoas estão atentas.
Um bem haja.

segunda-feira, agosto 31, 2009 8:44:00 da tarde  
Blogger Rui Silva Pires said...

Bem, caro Luís, não sei se já reparou, estes comentários deveriam enquadrar-se no post "Não nos arranquem os tomates" relacionado com o novo Centro Escolar de Santa Margarida e apelando à CORAGEM E AFIRMAÇÂO DA IDENTIDADE. O Luís já saiu desse contexto. Foi, apenas nesse que lhe respondi. Pessoas que se identifiquem claramente, ou anónimos não caluniosos têm tido voz nos meus blogues. De outra forma seria o vale tudo, eu não sigo por aí, mesmo que os outros queiram e procurem isso. Lamento. Os blogues têm autores e estão no direito de tomar opções.
Não tenho problema nenhum em abordar estes assuntos que apresenta, por exemplo em konstatar.blogspot.com. Coisa que ainda não vi, por exemplo, nos blogs do lado da CDU... Sabe que têm "lápis vermelho"?
Apareça por lá, isto se, afinal, sempre quiser dar atenção a algo ou alguém que tanto diz desprezar.
Respeitemos o Pedro Oliveira.

terça-feira, setembro 01, 2009 2:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

boa noite este blog nem existe

quarta-feira, setembro 02, 2009 12:53:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

boa noite este blog nem existe

quarta-feira, setembro 02, 2009 12:53:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

onde consta,"Um bem haja à coragem da CMC em levar a cabo uma obra de tamanha envergadura, em que os beneficiados serão os filhos daqueles que preferem morar em CONSTÂNCIA ...."

deveria constar;
"Um bem haja à coragem do socrates em levar a cabo uma obra de tamanha envergadura, em que os beneficiados serão os filhos daqueles que preferem morar em PORTUGAL"

Correcção, justa não acham. existem outras, mas o importante é sermos verdadeiros ou informados.

Obras na Aldeia, toma lá um alcatrão (mais) e uns passeios mais altos.(bonitos)

Afinal é como no filme, o segredo de Estaline é outro Estaline.

ps: Não deixo o nome pois posso ser despedido. mas gostava de poder falar assim, eheheh

quinta-feira, setembro 10, 2009 1:41:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio