sexta-feira, outubro 09, 2009

2261 - dar-lhes um bigode


Jorge e António.
Não votarei em nenhum deles, poderia votar em ambos.
Jorge e António seriam excelentes, respectivamente, presidentes da junta e da câmara.
Para a câmara de Constância escolhemos entre Máximo, Margarida e António.
Escolhemos?
Máximo nunca será presidente da câmara, tem outros compromissos dos quais não abdicará, mesmo que fosse o mais votado, abdicaria do cargo (a acreditar num comentário do BE).
Entre Margarida e António temos de optar por pessoas e por equipas.
Margarida é apoiada pelo partido socialista que tem uma sólida base de sustentação em Constância/Santa Margarida; António é apoiado pelo partido popular democrático/partido social democrata, uma caldeirada de palavras e de conceitos que padece duma insustentabilidade ideológica, localmente, definida.
Detenhamo-nos na primeira imagem.
Salvar?
Salvar como?
Sair?
Girar?
Redimensionar?
Cores?
Brilho?
Ajustar nitidez?
Vermelho dos olho?
Decididamente não fui a jogo nestas eleições.
Conscientemente optei por não integrar listas mas não abdiquei de pensar.
Penso logo insisto.
Continuarei, insistentemente, convicto que está na hora de mudar.
Votarei na Margarida porque é uma vencedora, conseguiu vencer aquela doença cujo nome temos medo de pronunciar (doença prolongada, p.q.p).
Na campanha para as anteriores autárquicas tive oportunidade de privar de perto com Margarida e fiquei contagiado com a sua (dela) determinação. Sem choraminguices, sem nham, nham, nhans... estamos em campanha, estamos a lutar, não há cá mariquices de cansaço motivado pela quimioterapia...
Para a junta votarei no Zé Manel, tal como com a Margarida, tive oportunidade de privar com o Zé, durante cerca de duas semanas numa campanha eleitoral.
Já o conhecia, conhecemo-nos desde de sempre... mas o irmão do Carlitos surpreendeu-me, positivamente.
Trabalho é trabalho, conhaque é conhaque, assim em português.
O Zé não diz emprego nem tacho, fala em trabalho.
O Zé não se amarica a dizer cognac... diz conhaque (bem na verdade diz: ó zé [pedro] bebes uma mini?).
Pronto já sei que ninguém lerá e muito menos comentará um post tão longo...
O Zé e a Margarida têm pelo menos um voto garantido; o Jorge e o António, também, o poderiam ter se não se colocasse a questão do voto útil... o «Mendonça» contaria com o meu voto (julgo que chegámos a ser colegas de equipa nos Relâmpagos) é uma pessoa que aprecio e que seria, certamente, um bom presidente... neste momento, anseio por mudança; quanto ao Máximo, julgo que foi convencido a dar o nome por uma causa na qual não acredita.
Sendo de Montalvo (tendo raízes em Montalvo) qual teria sido a razão de nunca ter referido em nenhum discurso o Carlos, o Carlos Manique...
O homem andava numa cadeira de rodas mas não tinha gripe A.
Um povo, um concelho, aconselha-se nas memórias, forja-se nas recordações.
Penso logo insisto.
Insisto em evocar o Carlos, um vereador numa cadeira de rodas, para que a memória não morra, para que no fim reste alguma decência, para que na hora da, provável, partida exista espaço para a lágrima... uma lágrima nos vermelho do olho.

5 Comments:

Anonymous Luis Varino said...

Engana-se o Sr Zé Pedro Serigado,

Num pais democrático qualquer pessoa pode expressar a sua opinião e ideia.

É o caso, neste comentário tão extenso, onde elogia, aponta virtudes, refere ironicamente que as pessoas não se deixaram envolver pela teia do PCP, etc, etc.

Pena seja, quando a dita senhora foi BATER À PORTA do Presidente MENDES a PEDIR uma CUNHAZINHA, mas isso não interessa, já é passado.

Relativamente ao Carlos Manique, julgo já ser um abuso da tua parte continuares repetidamente a referir o "esquecimento" pela parte da CDU, o não referir o seu nome.

O Carlos foi um GRANDE HOMEM, que todos aprendemos a gostar e que gostava de todos, agora PÁRA de usar a sua memória para fins politicos, que é disso que se trata.

Quanto a alguem saber que o Máximo vai abdicar, e o Mendes igual, e partindo de alguem que faz parte das listas, acho estranho dares credibilidade a um comentário, que poderia ter sido colocado por qualquer pessoa, que solicitava o anonimato, porque como faz parte das listas não quer sofrer represálias, mas OBVIAMENTE interessa paasar a mensagem de que estão a fazer bluf, que estão a enganar o povo, etc. Sintomático de quem já não sabe o que fazer.

Como vez, hà sempre alguem que lê e comenta o que publicas, inclusivamente copiam o post e colocam-no como comentário no blog controversosm.blogspot.com.

Bem sei que não queres aqui links, mas quem lê o outro blog GOSTARIA de saber se o comentário é teu ou de alguem que SEM IDEIAS, limita-se a fazer copy / past das ideias de outros.

Fica bem.

sexta-feira, outubro 09, 2009 8:42:00 da manhã  
Blogger pedro oliveira said...

Luís,

1. Envolver pala teia do PCP? Onde é que foste tirar essa ideia. No texto até digo que o «Mendonça» seria e cito:«certamente um bom presidente».

2. «Pena seja, quando a dita senhora foi BATER À PORTA do Presidente MENDES a PEDIR uma CUNHAZINHA, mas isso não interessa, já é passado.»
Desconheço.
O ir pedir uma cunhazinha ao presidente Mendes (a ser verdade) revela-nos duas coisas; a primeira é que o presidente Mendes estaria disponível para esse tipo de conversa/pedido. A segunda é que torna públicas conversas privadas, Sinceramente não acredito nisso, tenho o meu vizinho Mendes como uma pessoa séria.

3. «Relativamente ao Carlos Manique, julgo já ser um abuso da tua parte continuares repetidamente a referir o "esquecimento" pela parte da CDU, o não referir o seu nome.
O Carlos foi um GRANDE HOMEM, que todos aprendemos a gostar e que gostava de todos, agora PÁRA de usar a sua memória para fins politicos, que é disso que se trata.»

Aqui concordo contigo. Conheces-me e sabes que a minha intenção não é essa, não sou militante de nenhum partido, não sou candidato a nada, contudo, é legítima a interpretação que fazes.

4. Do blá, blá, blá final não percebi nada. O controverso é um bom exemplo da «blogosfera» na qual não me revejo; pessoas sem rosto que a coberto do anonimato denigrem outras.

Um abraço, Luís

sexta-feira, outubro 09, 2009 8:33:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

É necessário que os princípios da política sejam justos e verdadeiros .

Abraço.

sexta-feira, outubro 09, 2009 8:42:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Camarada, é nestes períodos que vemos o verdadeiro carácter das pessoas.
A justiça e a verdade são dois conceitos muito subjectivos.
Já a integridade, não.
São essas que fazem falta, pessoas íntegras, que opinem olhos nos olhos (tecla na tecla) sem se esconderem sob o sinistro manto do anonimato.
Um abraço

sexta-feira, outubro 09, 2009 8:51:00 da tarde  
Blogger r said...

Boa noite, Pedro
Em tempo certo, resolvi reconsiderar a minha opção em deixar de ler esta página onde escreve o que pensa.
Eu li, este seu «post». Não o pensei excelente, como outros que já aqui escreveu. É um bom «post», porque é claro, preciso, objectivo... directo, sem o folclore miserabilista [o miserabilismo expressivo e não assumido, ao nível local é mero reflexo, creio, do miserabilismo do país no seu todo (mas há sempre quem insista...)]que têm sido as campanhas,as «discussões» de carácter político (mais apolíticas do que ...políticas) fundadas vezes muitas na pessoalização/na «fulanização» ao invés de se sustentarem em ideias, razões e argumentos.

Do ponto de vista do concreto/do conteúdo/das candidaturas em si mesmas, nada posso comentar: não conheço os projectos em causa, podia tão-só, tecer abstractas considerações e... «quando tudo arde», penso que urge uma crítica clara, precisa, objectiva e rigorosa, porquanto a democracia consiste, efectivamente, na livre expressão de ideias (opiniões, se quisermos) mas leva SEMPRE implícita um conceito autêntico de liberdade, a saber: responsabilidade/competência para dar resposta que não se confunde, propriamente, com a expressão daquilo que apetece ou não; a liberdade não é um simplista querer e/ou uma concordância com aquilo que agrada ou não ao sujeito a ou b.
Por fim, o «post» tem uma mais-valia: assume uma escolha-circunstâncial e está assinado.

sexta-feira, outubro 09, 2009 9:54:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio