quinta-feira, junho 03, 2010

256/2010 - lion force, a força de vale mestre



TELlMemOre.
Não, não é um post sobre música, é um devaneio sobre interioridade e sobre portugalidade.
Hoje, almoçava num restaurante (na zona de Lisboa) o senhor Baptista, um homem no Norte, servia-me, grão com bacalhau, conversa e atenção.
Conversa para cá, conversa para lá, até que às tantas, oiço:
- Sr. Carlos, quer ver o Porto às cinco, com o Sporting, em juniores?
(o Sr. Carlos é outro cliente)
- Venho, sim (diz o Sr. Carlos)
- Sr. Baptista (digo eu) dá na televisão?
- Dá, dá, meu querido amigo (trata assim os clientes)
- Então, cá estarei, às cinco, o treinador do Sporting, é um miúdo da minha Terra, um grande amigo
(a seguir o jogo, um bom jogo, o Porto precisava, absolutamente, de ganhar, contratou um treinador estrangeiro, uma espécie de Mourinho dos Países Baixos, para treinador, mas foi um técnico proveniente dum Vale sabedor, Vale Mestre, que bebeu sabedoria na Portela, foi na escola mais antiga da freguesia de Santa Margarida, na Portela, que Telmo escreveu as primeiras palavras, leu as primeiras frases e projectou as primeiras jogadas, num recreio de terra batida, sob a sombra duma acácia)
O jogo de hoje mostrou-me tudo aquilo que, por aqui, tenho defendido, um treinador sem medo (o Telmo) de ter posse de bola, de jogar, contra um treinador de técnica mourinhesca, futebol de contenção que transformou em futebol de acção, semeava avançados, como quem planta batatas, em Agosto, quando se viu a perder num jogo onde o empate não servia para nada.
A subtil mudança táctica do Sporting foi fundamental, isso e Amido Baldé.
Quanto me falam em 60 milhões de euros por Cardozo, pergunto-me quanto vale Baldé?
Amido é uma espécie de Peter Crouch com a técnica de Lionel Messi, um domínio de bola e de espaço, impressionantes, num corpo da NBA.
Só um treinador corajoso, consciente, faria o que Telmo fez, só um jogador muito acima da média faria o que Ami fez, neste jogo, toda uma despesa de ataque e, simultaneamente, o primeiro, defesa em pressão alta, uma espécie de Romário no Barcelona, daquele senhor, holandês, que jogava com o 14 nas costas.
- Meu querido amigo, dê os parabéns ao seu conterrâneo, perdemos, mas ele e o meu querido amigo que sejam campeões
- Obrigado, Sr. Baptista, fico sem palavras...
Fico sem palavras para o Sr. Baptista mas não fico sem palavras para todos os Sportinguistas, de Santa Margarida que neste dia (feriado do Corpo de Deus) organizam, desinteressadamente, um convívio.
Um convívio em que alguns (chulos como eu) participam [no meu caso, normalmente, faço mais de 200 Kms, numa quinta-feira, dez euros de portagem, repito no dia a seguir] com vontade, com amor pelo clube, pela partilha e pela amizade que nos une.
Um grande «bem-haja» para os organizadores do convívio, um grande abraço para o Telmo...
(normalmente é o meu pai que me inscreve [e paga a inscrição] se eu for indesejado, digam-lho, por favor, não custa nada, tipo: o senhor pode vir, mas o estúpido do seu filho mais novo, não, não o queremos cá... fácil)
acrescentado em 2010.06.03, pelas 23H55
«Então comeu bem carissimo Pedro? A sardinhada estava boa? Só espero que não tenha acompanhado com coca-cola, pois isso seria um crime para com o tintol.Os gajos da "ALDEIA" (como voces dizem) são muito parvos, MAS FAZEM MUITA FALTA.
O ATENTO( para os verdadeiros, tenham calma que já falta pouco para nos encontrar-mos no açude de volta das minis)»

7 Comments:

Anonymous UM ADEPTO QUE VAI AOS ALMOÇOS SEMPRE said...

LA TAS TU Á PROCURA DE PROTAGONISMO POR ACASO ESTE ANO NAO HOUVE ALMOÇO PORQUE QUEM ERA PARA O ORGANIZAR ERA O SENHOR QUE TE INSCREVE E MAIS UNS QUANTOS QUE SO LA VAO HÁ PROCURA DE PROTAGOMNISMO NOS DISCURSOS PREPARADOS E ALGUNS SEM QUALQUER TIPO DE CONTEXTO COM O REFERIDO ALMOÇO E NAO SE PREOCUPOU EM O ORGANIZAR .....

sexta-feira, junho 04, 2010 1:45:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

SCP Sempre.

Abraço.

sexta-feira, junho 04, 2010 8:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sportinguistas de tótós cor-de-rosa, que chique e pom-pons azuis, de um azul monárquico, giro, girissimo....!!!!

sexta-feira, junho 04, 2010 11:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Pedro Oliveira

Apenas e para que enriqueça os seus conhecimentos sobre a história da Freguesia de Stª Margarida da Coutada,informo o amigo de que o Telmo filho do meu grande amigo e SPORTINGUISTA Manuel Moura nunca podia ter frequentado a escola mais antiga da freguesia,uma vez que a escola mais antiga, foi o edifício que hoje serve a Secção dos BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS de Constância em Aldeia de Santa Margarida Da Coutada.
Daqui para si e para o amigo Moura um abração.
L.M.

sábado, junho 05, 2010 2:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Petrificado, é como estou depois de ler esta linda história contada na primeira pessoa pelo senhor oliveira. Foi bonito ver o senhor oliveira a defender e bajular o amigo TELMO, só é pena que uma pessoa que está sempre em cima dos acontecimentos não saiba porque não ouve almoço. é só isso que queremos saber.

o amigo do ATENTO

domingo, junho 06, 2010 12:31:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Publica lá ó Pedro lagarto, os lampiões é que têm equipamentos duvidosos e os lagartos é que andam com paneleirices nos blogs, vá lá... assume-te e não publiques só aquilo que te interessa e que serve para achincalhar quem depois não se pode defender, porque é... anónimo, porque não é... da cor, porque diz... algumas verdades inconvenientes. Sim, sim, não sou eu que ando a colocar posts para os BABES que pegam de empurrão.

domingo, junho 06, 2010 5:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este ano não houve o convivio dos sportinguistas por várias rações, mas os sportinguitas continuam a ser os mesmos porque nós somos diferentes dos outros clubes, porque quem não é do SPORTING é de outro clube qualquer, mas voltando ao convivio que não se realizou ainda não é tarde, aqueles que se estão a rir podem vir a chorar.

domingo, junho 06, 2010 9:40:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio