quinta-feira, agosto 12, 2010

328/2010 - o pseudoanonimatonablogosfera

É um tema que me interessa desde que comecei a navegar.
Ser anónimo, inventar uma identidade ou escrever com o próprio nome?
Mal por mal, antes ser anónimo, o anónimo não chateia (às vezes chateia um bocadinho) vai e volta mas nunca sabemos se é a mesma pessoa.
Os que inventam uma identidade, um pseudónimo, são mais perigosos, o político residente, a anocas, o valupi, o miguel abrantes, o chinelo, o cidadão abt, etc, etc, etc, podem ser todos e não são ninguém (são alguém).
São p'rigosos pruqê? (perguntar-me-ão)
São perigosos porque podem ser a pessoa que está ao nosso lado no autocarro, no cinema, no teatro, na festa, no café, no bar... são perigosos, porque quer queiramos, quer não, fazem de nós pessoas desconfiadas, podemos estar, tranquilamente, a tomar um café, uma água (pronto, uma mini) mas não deixamos de pensar: hum, se calhar, és tu o político residente, com essa conversa... (estou a brincar, é, apenas, um exemplo).
A blogosfera, como eu a entendo, é algo onde exerço alguma cidadania mas onde escrevo, também, muito disparate, sou (procuro ser) sério mas não me levo muito a sério, digamos que é uma tasca virtual onde se partilham opiniões.
Imaginemos então essa tasca, dum lado estariam pessoas como eu, Manuel Marques, Pacheco Pereira, Gonçalo, Rui Pires, Francisco José Viegas, Mário Rui Fonseca, João Pico, Samuel, Luís Varino, Tomás, Rodrigo, Telmo, Santana-Maia, António José Carvalho, Miguel Serras Pereira, Abílio Pombinho, etc, etc, etc [faltam muitos e muitas, obviamente] animadamente, a petiscarmos e a bebermos; do outro, ocultos sob pesadas cortinas negras estariam os outros (e as outras) que de vez em quando tentavam importunar/interromper as nossas brilhantes discussões, chegavam-nos umas vozes... às vezes diziam, fui eu, o chinelo ou fui eu, o cidadão abt... [por exemplo, apenas, um exemplo].
Resumindo, os anónimos e os pseudónimos têm um espaço na blogosfera, é, contudo, diferente do que possuem as pessoas que não têm medo de escrever e assumir o que escrevem; dum lado os que confraternizam, livremente, de rosto descoberto... do outro os que, voluntariamente, se ocultam atrás de grossos reposteiros escuros.
Algumas pessoas que tenham lido tudo até aqui e se sintam cansados de blogs, não desanimem; há cura.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Oh amigo Pedro, a sua perspicácia deixa-me de sorriso nas ventas, sim senhor.
Sobre esta temática do anónimato e psedo-anónimato, já na devida altura deixei neste espaço as razões deste meu «estado d´alma» (assinar com pseudónimo) e coloquei-lhe também algumas questões pertinentes, às quais não obtive resposta,lembra-se? Mas a valentia de enfrentar «o touro» de peito aberto tem estas inconveniências, ou seja, o amigo está sempre em desvantagem com o anónimo comentador, tem que aguçar todos os sentidos e não se esqueça de uma frase que já uma vez lhe mencionei: O nosso maior amigo pode muito bem ser o nosso pior inimigo! Portanto, não confie em ninguém e muito menos, nos mais próximos, nos assumidamente mais inteligentes...
É engraçado que nesta pescaria, destaca alguns nomes consagrados (pela sua intelectualidade sobretudo) misturados com outros que nem por isso e outros ainda, que por muito que queiram e se coloquem em bicos dos pés, não alcançam. Alguns porventura figurarão no tal rol de anónimos do seu blog, mas posso assegurar-lhe (pode começar a fazer contas de subtracção) que não faço parte desse cardápio.
Bom, após alguns posts com pouca participação, decerto tocou com o dedo no sitio certo, aguardemos então pelo desenvolvimento.
O Politico Residente

sexta-feira, agosto 13, 2010 12:02:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Há... esqueci-me de anotar um pormenor: Não se preocupe com a minha perigosidade, eu não mordo apesar de não trazer açaime. A única coisa que me move neste espaço e outros similares, é botar opinião, a minha opinião, pois eu faço por ter pensamento próprio.
O Politico Residente

sexta-feira, agosto 13, 2010 12:09:00 da manhã  
Blogger O Cidadão abt said...

Ora, ora, caro Santamargarida!

Tanta imodéstia que cabe a este praça!

Para ganharem brilho, as discussões têm que ser chateadas, caso contrário permanecerão baças.

Se na deita não lhe chateia essa obsessão, o caso não é tão grave quanto sugere!

Outros há que na hora do piquete têm insónias, mantendo-se vigilantes pelas madrugadas dentro!


Não fazia a mínima que o ciber, de cada vez que se sentava á mesa do café ou assim, olhava em redor tentando discernir cá o Cidadão abt no meio do público como se omnipresente se tratasse!

Ás vezes, sabe-se lá!

Bote p’ra lá os fantasmas pois sendo uma pessoa bem intencionada e baptizada, com os fantasmas destas bandas, o Santamargarida não correrá riscos de maior monta!

sexta-feira, agosto 13, 2010 1:07:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ÁH CURA...

Muito pertinente este post sobre o anónimato e pseudónomos Sr. Pedro Oliveira,pois como diz áh cura para este fenómeno, mas aceite que me coloque junto ao político residente e ao cidadão abt pois essa cura chegará quando o sr rasurar a lista que menciona e retirar alguns (blogeiros < ) que lá colocou porque senão corremos o risco de passar todos pela mesma situação de anónimos uma vez que mesmo colocando a sua verdadeira assinatura alguns não passam de anónimos pelo menos pelo seu passado (deles).Sobre a situação de estar-mos sentados a beber umas minis, por vezes já se tem dado, mas de uma forma muito contrária ao que afirma mas da seguinte forma:- (O que será que este individuo posteiro quererá, se tem um passado que afugenta meio Mundo)?É esta a interrogação que faço sobre alguns personagens que citou na sua lista de inteléctos.

Áh-de existir Fármacos para essa maleita.Por mim já existe à muito tempo ( afásto-me)simplesmente.

sexta-feira, agosto 13, 2010 5:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo, simplesmente Anónimo said...

E não haverá quem possa estar dos dois lados? (salvo seja..)
Quero dizer, na mesa e “dibaixo dos pano”…
Ou melhor, nos três lados, fazendo comentários assinados, com pseudónimo e anónimos,… no mesmo blog, …neste.

sexta-feira, agosto 13, 2010 9:39:00 da tarde  
Anonymous miguel said...

Tenho observado - e este até podia ser um motivo de estudo de uma dessas disciplinas da sociologia - que os indivíduos mais apoquentados com os anónimos em espaços de conversa são neófitos nestas lides das 'internets'; não vêm lá dos confins das BBSs nem dos IRCs, entraram nas 'internets' pela porta da blogosfera e estão ainda convencidos que o nome se sobrepõe (ou substitui) à opinião.

O mero facto de dialogar com alguém cuja identidade desconhece obriga-o a tratar o interlocutor como igual (nem mais estúpido nem mais sábio), que era a forma como os 'habitantes primitivos' destas internets se relacionavam: como iguais, embora soubessem que do "outro lado do cobre" estava um animal de calibre diferente.

A reclamação do fim do 'anonimato' está relacionada com esta necessidade que para alguns indivíduos é imperiosa: saber quem é o outro para afinar a estratégia argumentativa. Alguns chegam mesmo a mudar de opinião e/ou de postura consoante o nome do interlocutor: deferentes com o fulano A; presunçosos com o fulano B; sobranceiros com o fulano C.

sábado, agosto 14, 2010 10:09:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

atao e o camelos ,essses do acude e do deserto, tabém sã anonimos ?e o dono deles é o quê? um camelo anonimo , ou um gajo bue xico espert, pensa ele ?

domingo, agosto 15, 2010 12:26:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio