quinta-feira, agosto 18, 2005

16 - entre a liberdade e a lei... I

Oásis (Pedro Homem de Mello)

Aquela praia-contraste
Entre a liberdade e a lei
(Aquela praia ignorada!)
Foste tu que ma mostraste
Ou fui eu que a inventei

Curioso, estas palavras lembram-me estas:
"Quem aqui vier morar
Não traga mesa nem cama
Com sete palmos de terra
Se constrói uma cabana

Tu trabalhas todo o ano
Na lota deixam-te mudo
Chupam-te até ao tutano
Levam-te o couro cab'ludo" (José Afonso).

Direita/Esquerda; Rico/Pobre; Monarquia/República; Norte/Sul...são palavras sem sentido que só adquirem substância quando explicadas e (des) contextualizadas.
Poder-se-á ser ao mesmo tempo monárquico de esquerda, pobre e do sul?... talvez! depende, apenas, daquilo que estejamos a falar.

Lençol de areia queimado!
Ai! aquela praia! Aquela
Que, na minha embriaguez
Manchei sem dó! Fiquei triste
Logo da primeira vez

Ora, aqui está um "post" complicado porque a vida, também, não é fácil... um "post" que dedico a António Almeida com votos sinceros de férias felizes.
não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio