quinta-feira, junho 29, 2006

400 - perder a cabeça


O que é uma fotografia?
Quando descobri que «o beijo» fora encenado e vendido, senti-me como se me tivessem esfaqueado e retirado um pedaço do coração.
Um beijo não se encena, sente-se; não se vende dá-se.
Uma fotografia (para mim) é um recorte da realidade é um momento acontecido.
Imagens desfocadas, construídas, trabalhadas e tal... nada me dizem.
Gosto de imagens diferentes, gosto de ver aquilo que outros olham (às vezes um pedaço de fita-cola).
«Boa viagem, uma festa de perder a cabeça»
Assim, no singular [título da fotografia] a censura que tantas vezes associamos à direita e ao fascismo, a censura, dizia, impediu esta fotografia de ser vista, não sei se por falta de qualidade, se pelo título... a censura que refiro é uma censura de esquerda, duma esquerda que ceifa e martela a minha freguesia, o meu concelho há mais de vinte anos.
Tive o cuidado de não escrever a frase no plural (tenho cuidado com as palavras) para não ser mal interpretado, mesmo assim...
Fui ver a exposição com um amigo, o António disse mais ou menos isto:
«As fotografias são sempre iguais, barcos e bandeirinhas» ... pudera, é a visão oficial da coisa.
A fotografia mostra-nos como uma coisa má (alguém decapitou a boneca) poderia transformar-se em algo bom, uma imagem, que dissesse que mesmo de cabeça perdida podemos ser felizes (reparem no ar sorridente) depois todos os outros pormenores, o muro, aparentemente, sujo onde a cor se encostou a descansar, a parede com a humidade (a humanidade) desenhada.
Escrevo e sorrio, coro e encanto-me, penso em beijos, em cabeças fora do sítio ... penso que há coisas que são só para adultos, outras só os meninos que nunca crescem abarcam.

6 Comments:

Blogger crt said...

Gostas de olhar um pedaço de fita-cola?

sexta-feira, junho 30, 2006 12:07:00 da manhã  
Blogger pedro oliveira said...

asninha,

Mais que olhar, gosto de ver.
Olhar é uma manifestação de indiferença.
Ver é outra coisa, é sentir... ver é olhar com o coração (olhar nem todos podem) ver [o essencial é invisível aos olhos] todos podemos, provavelmente, aqueles que olham o mundo com uma bengala branca, vêem muito melhor que nós.

sexta-feira, junho 30, 2006 12:17:00 da manhã  
Blogger António Almeida said...

fogo!
sintonia...
faço um post sobre um quadro "O Beijo" e tu fazes (primeiro que eu) um post sobre a fotografia (O Beijo)!
onde é que anda o fotógrafo Robert Doisneau?
(esquece, descobri que morreu em 1994!)
por 155 mil euros também eu beijava...
(a falar verdade... até de graça eu beijava... se ela quisesse!)

sexta-feira, junho 30, 2006 12:17:00 da manhã  
Blogger crt said...

Então quando olhas um pedaço de fita-cola vês? olhas com o coração?
(ehehehe)
ok, era brincadeira!

Boa noite.

sexta-feira, junho 30, 2006 12:35:00 da manhã  
Blogger Alien David Sousa said...

LOl Asna
Pedro, a Asna sabe como te dar a volta ou se sabe.
Eu percebi o teu texto, mas é fácil apanhar-te aqui e ali se para aí estivermos voltados.

Só me vêm à cabeças as "intalações" dos meus amigos, quando me convidam para as estreias. E lá estou eu a olhar para uma bola que roda duas vezes e para iluminando-se toda. E eu observo. Aquela porra não é arte para mim, mas shhhhhh não lhes vou estragar a festa.

A arte é muito subjectiva. O que tu observas e te dá prazer, pode ser para mim bastante aborrecido.
No caso da fotografia até que estamos do mesmo lado, gosto bastante.
Ennfim...tantas palavras juntas para não dizer nada.
beijinhos

sexta-feira, junho 30, 2006 11:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Que saudades deste Pedro em que acreditei...

domingo, abril 14, 2013 2:48:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio