terça-feira, abril 17, 2007

692 - engenheiro a sério

Librescu, Liviu
1930 - 2007

Um engenheiro a sério que, obviamente, não é notícia.
Quando se quer morrer como herói a melhor maneira é colocar umas bombitas à cintura, embrulhar-se num xaile palestiniano e fazer-se explodir.
Ser velho (76 anos) professor no activo e dar a vida para salvar uns estudantes parasitas e capitalistas numa América que vende armas* e judeu ainda por cima, é bom de ver que não é a melhor maneira de alcançar a glória ... ainda assim, que a terra te seja leve, camarada.
* há uns anos morreu um senhor assassinado por um vizinho com uma enxadada na «pinha».
Será que deveríamos proibir a venda de enxadas?

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

à pouco qdo o MST estabeleceu uma relação directa entre a venda legal de armas e a violência ocorrida, apaguei a TV. Pensei: não há hipótese, este gajo só diz banalidades. a sério. é a lógica da batata...
proiba-se imediatamente a venda de enxadas, lápis afiados, canetas de ponta fina e tal e afins... PSP para as criancinhas, desenhos animados, luta livre e etc....não há paciência!

terça-feira, abril 17, 2007 10:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os heróis são transparentes, como este, que conheci pelo destaque que mereceu aqui. Ser generoso a ponto de dar a vida mesmo por quem tenha vidas com outra orientação é sintoma de ser gente. Subscrevo, que a terra lhe seja leve.

Quanto à violência. Existe. É para combater. Não necessariamente com as mesmas armas. Talvez com a inteligência. Talvez escrevendo mensagens com sentido e destinadas a fazer pensar um pouco mais nas coisas que nos passam ao lado no egoísmo dos nossos dias. Talvez tendo um blog com objectivos.

Agradeço a informação dos dois últimos posts. Ainda há quem seja inteligente e humilde (palavra esquecida) ao destacar o que deve ser destacado.

quarta-feira, abril 18, 2007 8:31:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A posse de uma arma aumenta:
-A probabilidade de alguèm se suicidar;
-A probabilidade de alguèm matar alguèm;
-Multiplica a probabilidade de acidentes letais.

"A arma que te proteje è a mesma que te mata."

quarta-feira, abril 18, 2007 5:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

a própria mão pode ser uma arma.
a génese da violência não será a posse desta ou daquela arma.

eva não tinha televisão e vivia no paraíso. a sagrada escritura diz que ela pecou.

o livro que leio e me cultiva pode ser uma arma de arremeso.

se jogar no totoloto é provável que ganhe uns milhões. provavelmente.

há estudos psicológicos que mostram claramente não existir ligação directa e linear entre a violência e a posse de armas.
também os há que mostram, exactamente, o inverso.

o pai caçador que não ensina à família o respeito pela arma e pela caça, deve deixar de ser caçador?...ou educar para a posse da arma em casa com responsabilidade?...

se estiver a discutir com uma faca na mão é provável que a espete no interlocutor. espetei-lhe a faca, porque a tinha na mão? ...o fundamento, não o instrumento.....

o desvairado não entrou pela universidade matando gratuitamente pelo facto de possuir uma arma. querendo matar, tê-lo-ia feito com ou sem essa arma.

eros e thanatos....

quarta-feira, abril 18, 2007 8:32:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio