sexta-feira, maio 18, 2007

748 - encontro de «bloggers» (versão tudo como dantes)

Um «post» hesitado, hesitei antes do escrever, porque poderia magoar pessoas que não merecem ser magoadas, porque poderia ser mal interpretado... escrevi (estou a escrever) porque tenho saudades de uma Abrantes que conheci...
Uma Abrantes que começava na Rodoviária, continuava pela Munique (casa de artigos desportivos), pelo Pelicano (hoje é uma loja de trapos, julgo...), pelo muro (dito da vergonha) onde os jovens se abraçavam e beijavam, pelo Huambo (café/casa de chá) pelo Combinado onde um amigo (hoje escritor) colocava esta treta a tocar logo de madrugada, um «single» numa «jukebox») não era, João ?
Íamos a pé para o liceu, putos, felizes, livres...
Uma Abrantes onde a actual vereadora da cultura ensinava História [ensinava, mesmo], o prof. Zeca, bebericava vinho verde e catrapiscava as alunas na (no?) Tiborna, uma Abrantes de P.F. e de feira com carrinhos de choque, de boleias, de encontros (e desencontros), da polémica construção do Hospital... de quando o Rossio era logo ali (quem me dera notas de 500 euros como as vezes que fui a pé para o Rossio), uma Abrantes sem «blogs» (nem vaidades).
Às quartas-feiras, «matiné» na Don Napoleon.
Escrevo e lembro.
Lembro o local onde nasci: Casa de Saúde de Abrantes, rodeado de meninas ... desde logo a minha mãe (sim, ela estava lá) e as enamoradas de Deus, curiosamente, parteiro (médico) comunista.
Naquela altura...
Julgo que me afastei (afastei-me a mim) ligeiramente, do tema.
O interessante da coisa é que sendo o «blog» meu, o tema é o que eu decido...
Este (a julgar pelo título) falaria de Abrantes.
Quem sou eu para falar de Abrantes?
Nasci em Abrantes...
Estudei em Abrantes...
Fui «homem» em Abrantes...
Fui comandante (de pelotão) no Regimento de Infantaria de Abrantes [sttl]*
Obviamente, não sou um «blogger» de Abrantes...
Os verdadeiros.
Podem jantar, hoje...
Nota final: estava prometido: "Encontro restrito ... é muito restrito mesmo, só eu. Ainda falta uma versão:«tudo como dantes»"
* vá, não de zanguem, afinal... exclusão? ou inclusão?

11 Comments:

Blogger pedro oliveira said...

este disco... falta um «link», mais logo.

sexta-feira, maio 18, 2007 7:34:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

bonjour...!

o comentário* é meu, pelo que, digo o que quiser.

comentário (não comentado) explicativo em leve e sereno tom irónico:

nem parece seu [susurrando]. então, não sabe que os nomes variam em género?...
«exita» tanto que depois comete estes pequenos lapsos sintácticos.

*post merecedor de, pelo menos, mais 3 comentários meus.logo mais.

sexta-feira, maio 18, 2007 11:03:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

viva, senhor comandante!

ainda não é desta que faço um comentário sério a este seu post enternecedor (remete para momentos infanto-juvenis).
sem querer (ou talvez não) deu o mote :o meu amigo escolhe os temas e os comentadores decidem o que escrever a propósito das decisões que tomou. em última análise, pode sempre clicar delete.

eu, que ainda hei-de ter um blog, repleto de posts que façam pensar e, óbvio, com moderação de comentários activa, sem hesitação lhe digo:

ou o meu amigo é um crava almoços, jantares e livros ou gosta de se alimentar acompanhado, ou então, está mesmo com saudades dessa abrantes de opsss...ssssss [já havia gás canalizado?]. das duas, três.

(zé pedro é assim: o fim-de-semana está há porta, o pessoal não tem nada de interessante para fazer, então «bloga»[nesta tenho mesmo de colocar aspas], só para dizer:

-paxei.jocas [com posts assim, não dá para fazer comentários sérios. eu, pelo menos, não sou capaz.]

sexta-feira, maio 18, 2007 6:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

aquele «há porta» não devia ter h.
chamo-lhe dislexia, porque é chique, em verdade, é «ingnorância».

calei-me!

sexta-feira, maio 18, 2007 6:18:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De Abrantes apetece-me dizer:
-Tudo o que è bom dura o tempo necessàrio para ser enesquecível.

sexta-feira, maio 18, 2007 6:21:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

«post» ligeiramente modificado.

sexta-feira, maio 18, 2007 10:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

já jantei e não foi em abrantes. entrei intencionalmente para monologar (entupindo a caixa de comentários).

caríssimo
este post que nos oferece e tenho vindo a apreciar sabe a tempo tridimensional.
vejamos.
tem um começo subjectivo [todo o começo é subjectivo] e tão português: a saudade...só falta linkar algum fado. descreve as manhãs na cidade e os lugares por onde caminhou; remete para a amizade, que é imprescindível neste mundo-cão onde vivemos e fica sempre bem...estranho é que faça subtis cobranças ao amigo...a dádiva na amizade seria, penso eu, qualidade intrínseca... será a vereadora responsável pela sua paixão pela História? não fica claro!

do desporto, ao cafézinho em salão de chá, a música...muros da vergonha em abrantes?...isso não era em berlim?... e carrinhos de choque...(des)encontros.

e nasceu menino em abrantes acolhido por mulheres casadas com deus , num parto assistido por um parteiro comunista. um começo inédito [todos os começos são inéditos]...parece-me que já tinha lido isto algures.

que não é um blogger de abrantes já tinha verificado. vi no profile e comprrendi-o depois de consultar os seus links...

é um blogger do futebol e de quando em vez, aventura-se em diversificar a temática central. não nos presenteia com anedotas. faz posts sérios quanto baste, sem descrições logistícas, trata pela rama as questões de política local, deixando em aberto a possibilidade de pensarmos como decidirmos.....e, aparentemente, qualquer um pode entrar e dizer o que lhe apetecer...olhe que talvez valesse a pena pensar nessa questão do apriorismo-comentativo.bem, talvez não. num blog sobre futebol, accionar tal coisa, seria, digo eu, arrogância, visto que não haverá português que não saiba debitar sobre futebol.

só queria mesmo saber: jantou bem?
presumo que sim e fico feliz por o saber bem alimentado.

a inclusão exclusiva em versão tudo como dantes, fica para outro comentário.

sexta-feira, maio 18, 2007 11:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

então modifica o post, enquanto comento?
afinal, não linkou nenhum fado...George Michael??

vou ali num instantezinho rever o Caravaggio a ver se apreendo a natureza humana.

sexta-feira, maio 18, 2007 11:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

não vale a pena. incapacidade inata para apreender a natureza humana.

e já esqueci o post. tá. foi.continuo é a gostar de monologar.

cliquei só para lhe dizer o seguinte: ainda «haveremos» [não. não é esgadanhar] de pensar em fazer um blog em conjunto[não há ninguém que não escreva num blog, ora essa...], num registo completamente inédito: "A Estética d(n)o Futebol" (qualquer coisa deste género)- uma visão camponesa, inócua, despretensiosa e realista, num enquadramento artístico (nada de tretas...artístico/perspectiva (re)construtora) do único fenómeno, a partir do qual, puderemos, ainda, reformular a consciência crítica lusitana.

faz-se tarde.*

bons sonhos!

*mentira.+
+ ao clicar em Preview, reparei, é mesmo muito tarde.

sábado, maio 19, 2007 2:03:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Boa tarde!
Não faço ideia de quem seja Pedro Oliveira...
No entanto, devo justificar alguns comentários que vi por ai na blogosfera sobre o "jantar de bloggers abrantinos".
A ideia do jantar foi minha, secundado pelo Pedro Marques.
Não convidei(amos) todos os bloggers de Abrantes, pois não os conheço(emos) todos.
Este jantar foi uma especie de piloto (ou não) para outras iniciativas.
Como base, os convites foram efectuados a todos os bloggers q eu conhecia e q outros me foram avisando existir, e que vivem no concelho de Abrantes.
Apesar de conhecer o seu blog, por já lá ter passado umas quantas vezes, na sua identificação aparece SANTA MARGARIDA, Constancia, Concelho vizinho...
Numa proxima oportunidade, se houver, não haverão convites e sim inscrições, pois não é o unico a querer participar neste tipo de eventos. No entanto, terei que lhe chamar outro nome q não "... de Abrantes".
Não entendi a sua indignação no comentario que deixou no blog de Alves Jana.

Cumprimentos,
José Baptista
PS: os meus blogs pode ve-los no meu perfil.

terça-feira, junho 05, 2007 7:18:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

Abrantes, é o que todos nós fizermos dela, quase dezassete anos depois de aqui viver, penso ter contribuido para uma terra melhor.

terça-feira, junho 05, 2007 11:02:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio