1001 - nós os ricos
_
Leiam, por favor, este texto e as motivações: ao ver as férias prejudicadas pela tristeza da minha sobrinha

Mais à frente: A Rita escreve o seu texto como acha melhor
Vão pensando no assunto e enchendo a caixa de comentários, daqui a pouco darei a minha opinião, que será arrasadora, para a Rita, para o tio da Rita ou para os examinadores?
Não perca, uma opinião, devidamente, sustentada, dum gajo (eu) que com vinte anos já tinha andado um ano e tal a passear uma G3, já trabalhara numa linha de montagem de automóveis e exercia a docência das disciplinas de português e francês, nada a ver com professores ou com cronistas de pacotilha que passam da carteira de aluno para o estrado de professor.
------------------------------------------------------------------------------------
acrescentado em 2007.Outubro.03, pelas 23H10
Detenhamo-nos no enunciado (naquilo que é pedido à aluna como ponto de partida para elaborar uma composição):
Também tu, certamente, conheces pessoas que se afastam dos padrões comuns, que, no seu aspecto e no modo de ser ou agir, marcam a diferença e, por isso, se tornam figuras especiais ou mesmo inesquecíveis. Traça o perfil de uma dessas pessoas e relata como a conheceste, o que nela te impressiona ou porque razão ficaste a admirá-la.
Julgo que diz lá, claramente: traça o perfil de uma dessas pessoas, não pede para descrever «pica-galinhas», nem flores, nem rãs nem personagens colectivas.
O texto da Rita poderia estar, sintacticamente, perfeito mas não respondia a nada daquilo que foi perguntado, zero, portanto.
Enquanto os pais e os tios souberem mais que os examinadores, enquanto isto for escarrapachado num jornal como o Público e não se tirarem as devidas ilacções...
Pergunto:
Porque serão incompetentes os dois primeiros examinadores e o terceiro é um génio?
O ministério da educação não terá uma palavrita a dizer sobre o assunto?
Para a Rita seria bom que começasse a aprender desde já que nem tudo na vida se resolve com recursos e muito menos com uns artigos do tio no jornal, digo eu.
6 Comments:
Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.
Cada fracasso ensina ao homem algo que tem de aprender.
Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.
Enviar um comentário
<< Home