quarta-feira, abril 01, 2009

2024 - heróis no mar, os músicos

Uma morte heróica...
Fez, na versão mais completa que colocou hoje no Abrupto do seu último artigo do jornal Público, uma referência à orquestra do Titanic, que continuava a tocar enquanto o navio se afundava. É bastante corrente usar-se esta imagem como um paradigma de comportamento fútil e superficial no meio de uma catástrofe. Mas é um erro, pois é uma caricatura extremamente injusta de um dos maiores exemplos de coragem e de altruísmo de que tenho conhecimento.Começo por corrigir um erro: não havia qualquer orquestra a bordo do Titanic. Havia, isso sim, dois agrupamentos musicais: o quinteto de Wallace Hartley e um trio de cordas. Nunca tocaram juntos a não ser na noite do desastre. E o que os levou a tocarem nessa ocasião, por sua própria iniciativa, foi o desejo de tentarem acalmar os passageiros enquanto estes tentavam arranjar lugar nos salva-vidas. Ao fazê-lo, perderam a possibilidade de eles próprios se salvarem. Com efeito, nenhum sobreviveu ao desastre. Um jornalista da época, ao descrever o naufrágio, escreveu que «o papel desempenhado pela orquestra a bordo do Titanic nos seus últimos e tenebrosos momentos ficará registado entre os maiores actos de heroísmo no mar».O corpo de Wallace Hartley viria a ser encontrado mais tarde. Mais de trinta mil pessoas prestaram-lhe as últimas homenagens pelo seu acto heróico e, mais tarde, este monumento foi erigido em memória do que fizeram aqueles músicos.(José Carlos Santos)
Este é um blog que não embarca em lugares comuns... o barco afunda-se e a orquestra toca, sim?

2 Comments:

Blogger r said...

Terás colocado a hipótese dos músicos se ausentarem do afundamento que estava acontecendo?

Se morreram,como podemos saber que continuaram a tocar para acalmar os passageiros?, Terão enviado algum e-mail do «além»?

De resto, o «acto heróico» é, na nossa cultura, um pós-morte que me suscita reflexão.

«Heróis do mar nobre povo»... o Infante, julgo saber, jamais navegou, ordenou que navegassem por ele. Os Heróis do Mar, não reza a História que fossem Navegadores, tão-só, fazedores de palavras cantadas... olha, não sei, de repente, só me ocorre que somos um país de intenções
e há também aquele outro dito: Santos da casa não fazem milagres.
Etc e tal.

sexta-feira, abril 03, 2009 2:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olha Rosa Oliveira , isso que você falou de que os músicos tinha "enviado algum E-mail do além " você deveria saber que , os músicos , tocaram antes de o Titanic afundar completamente.

terça-feira, outubro 07, 2014 8:18:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio