domingo, maio 17, 2009

2074 - nas fronteiras do conhecimento, o desafio do ensino


Talvez pensar...
Pensá-lo.

1 Comments:

Blogger r said...

Morin anda há muito a falar do mesmo, seja em conferências, jornais, revistas ou livros. Ainda assim, há quem não compreenda. O primeiro parágrafo do livro que «scanas», mostra a crítica de Morin à fragmentação/cisão, à especialização e a proposta da Teoria da Complexidade. A escola formata, como diz Morin «cabeças bem feitas». Obviamente que se trata duma questão que está para além da própria escola, é todo um quadro de racionalidade da cultura ocidental: querer pensar contra o funcionamento global do próprio cérebro humano.
Etc e etc... várias vezes aludi, neste blogue a Edgar Morin.
Obrigada pela referência. Urge pensar e pensá-lo... deve ter sido por isso que a UNESCO lhe encomendou um parecer há mais duma eternidade... mas os meninos e as meninas continuam a aprender a ler em manuais [até me dá urticária] estupidificantes e a ser tratados como depósitos de informação.

domingo, maio 17, 2009 6:09:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio