sábado, junho 27, 2009

2135 - queixa futebol campus

Vou iniciar este post com palavras de Francisco, do Pinhal Novo:
estava lá... jogo normal.. animado ... com seres humanos adeptos de ambas as equipas nas bancadas... até que se começou a verificar um sururu ao longe... era uns "animais" vestidos de vermelho ... que arremessavam tudo contra os adeptos que se encontravam nas bancadas a ver o jogo... e sem poderem dispor do mesmo tipo de armas (pedras) para responder... como havia muitas famílias com miúdos... o fiscal de linha comunicou a situação e o pessoal refugiou-se dentro do campo para se proteger das pedradas... quero dizer que me encontrava na bancada central e oposta aquela para onde foram arremessadas pedras pelo que presenciei todo o acontecimento... quero dizer que sou sportinguista... mas que ao meu lado estava adeptos do Benfica ... ordeiros e sem nada terem a ver com aquela situação... é pena, é que os acontecimentos estejam a ser deturpados pela comunicação social ( TV's) pois se tudo foi gravado... poder-se-á esclarecer efectivamente o que se passou....vergonhoso... volto a dizer que ao meu lado havia adeptos do Benfica e nunca durante os 25 minutos do jogo existiu qualquer troca de palavras... só que depois chegaram os animais.... que por acaso eram do Benfica.... e que acabaram com a festa... com o beneplácito da polícia que os protegia... porque senão a esta hora outro galo cantaria... os animais vinham com o único propósito de acabar com o jogo...
Este post é sobre pessoas normais, gajos e gajas, ciganos e ciganas, pessoas como nós.
Gosto de pensar que no mundo há dois tipos de pessoas:
1. Os gajos
2. Os ciganos
Hoje constatei que estes dois grupos tem um sub-grupo que lhes é comum: os benfiquistas radicais.
Os benfiquistas radicais podem ser gajos ou ciganos e atacam, indiscriminadamente, todos os outros, com uma predilecção especial para os sportinguistas.
Olhemos a imagem.
Sangue, que nos ataca pela direita e por cima, sangue bom corre-nos nas veias (e é nosso), sangue mau é aquele que provocamos em os outros (noutros se preferirem).
Sangue, vermelho, encarnado, dor e sofrimento.
Verde, campo, esperança e liberdade.
Branco, pureza, autenticidade, paz e liberdade.
Prefiro a esperança, a autencidade, a liberdade e a paz verde e branca à dor, à crueldade e ao sofrimento vermelho.
Não me é difícil optar entre o verde/branco e o vermelho.
Uma questão cromática, provavelmente.
Ou então uma questão de optar entre uma elite maioritária e sanguinária e um povo oprimido.
Tenho-me como um cidadão com alguma coragem.
A mesma que me fez comprar aquele bilhete ali em cima e partilhar uma bancada com adeptos do Benfica.
O jogo começou com um golo do Sporting.
Continuou com a expulsão dum jogador do Benfica, foi à minha frente, o jovem que viu o vermelho directo, na mesma frase coloca em causa a reputação da mãe, da esposa e do árbitro: ò meu filho d'a put*, cabr*o do caralh*, vai-te fod**... uma frase muito abrangente (merecia três cartões vermelhos).
Um bom jogo, acompanhado de adeptos benfiquistas, com sorrisos, com bocas, com respeito.
O problema não é o clube centenário (em 2009 o SLB celebrará 101 anos) nem os adeptos normais desse clube, o problema são os tais adeptos radicais que referi acima.
Num comentário ao post anterior TZ refere que as equipas deviam ser as duas eliminadas, mas que culpa têm os jogadores dos energúmenos que se acoitam sob as bandeiras do clube?

4 Comments:

Blogger Unknown said...

Não são só estes selvagens os culpados.Há também uma cambada de resaivados da comunicação social,os tais que só escrevem para quem lhes paga,a imprensa vermelha,com muitas culpas no cartório...

domingo, junho 28, 2009 11:04:00 da manhã  
Blogger pedro oliveira said...

A Bola d'hoje é um bom exemplo daquilo que afirma.
Vergonhoso.
É vergonhoso cobrarem 80 cêntimos (160 escudos)e o jornal ser uma defesa declarada da actual direcção do Benfica.
Benfica, Benfica, Benfica parece ser o lema do jornal com maior tradição na imprensa desportiva portuguesa mas que agora está ao nível dum jornal de clube tal é a defesa acéfala que faz de Luís Filipe Vieira, de Rui Costa, de Jesus e de tudo o que seja encarnado/vermelho.

domingo, junho 28, 2009 11:28:00 da manhã  
Blogger TZ said...

Sem prejuízo do procedimento criminal relativamente aqueles que cometem crimes, se as equipas forem penalizadas os "adeptos" terão outra responsabilidade nas atitudes que tomam nos estádios. Gosto muito de um Sporting Benfica, ou vice versa, mas quando acontecem coisas como a de ontem, não devemos estar a falar de derby, é uma aberração, acabe-se com ela.

domingo, junho 28, 2009 8:53:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Caro TZ,

Tento ser justo em todas as análises que faço.
Que culpa tem o Sporting?
O Sporting organiza um jogo de futebol que está a correr bem até aos 25 minutos, nessa altura entra uma «claque organizada» (quem lhe facultou os bilhetes?) que antes de entrar tinha vandalizado todos os automóveis estacionados com símbolos sportinguistas visíveis, cachecol ou leão de peluche à vista foi igual a vidros partidos à bastonada, atenção, isto foi antes dos confrontos no estádio.
O que tem isto a ver com a organização do jogo?
Se eu, o manel, o raul, o pedro e o luís varino e mais uns quantos formos para o estacionamento do Estádio da Luz partir vidros aos carros, ou para as ruas limítrofes, a culpa é do Benfica?
Quanto às infelizes declarações de Rui Costa, relembro, curiosamente, ainda, ninguém falou nisso, que no último Benfica-FC Porto, um adepto do Benfica invadiu o campo e agrediu o "fiscal-de-linha", apertou-lhe o pescoço (o célebre episódio do Diabo de Gaia).
O Estádio da Luz não foi interditado, o Benfica não foi castigado.
Hoje o jornalista (jornalista?) d' A Bola - Fernando Guerra - escreve esta barbaridade: «O problema (...)está (...) em permitir que um jogo (...) fosse disputado em cenário de santos populares e não em espaço adequado para o efeito.»
Os clubes não deverão ser penalizados por actos criminosos.
Extrapolando será o Banco Espírito Santo responsável por ter sido assaltado e pelo Estado da república portuguesa ter decidido assassinar um cidadão nas suas instalações?

Domingo, Junho 28, 2009 9:41:00 PM

alterado (ligeiramente) em 2009.09.28 pelas 00H25

segunda-feira, setembro 28, 2009 12:28:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio