domingo, setembro 13, 2009

2229 - a telescola

Olho aquelas pareditas que hoje já não existem e cada vez tenho mais a certeza que nada daquilo seria necessário.
Não existe falta de espaço em Santa Margarida da Coutada.
Poder-se-ia construir um novo edifício escolar hiper-super-mega moderno e manter-se aquela casa de memórias.
Para muito de nós que dentro daquelas quatro paredes chorámos e rimos mas, fundamentalmente, aprendemos, a destruição foi como se nos tivessem subtraído um pedacinho de nós.
A câmara, esta câmara já nos roubara/destruíra o campo de futebol, agora rouba-nos/destrói-nos a escola... recordo, também, o sobreiro de Montalvo que já não existe.
Mais uns anos e nada restará.
Ficarão pedras e estradas alcatroadas.
As pessoas, as árvores e as memórias serão sufocadas.
Na minha opinião a melhor localização para o novo edifício escolar hiper-super-mega moderno seria no espaço, actualmente, ocupado pelos ciganos.
Aproveitar-se-ia a proximidade do parque ambiental e ficaria mais perto de todos os lugares da freguesia: Vale-do-Mestre, Pereira/Casta, Malpique/Caldelas/Campo Militar, Portela e Santo António (Constância-Sul se preferirem).
Aproveitar-se-ia um edifício que estava, perfeitamente, utilizável (nem quarenta anos tinha) e criar-se-ia uma construção nova não alicerçada em memórias e sonhos de muitos santamargaridenses que naquela escola (agora destruída) aprenderam a ler, aprenderam a ser cidadãos (era, também, assembleia de voto)... aprenderam a ser pessoas.

4 Comments:

Anonymous Rui Lopes said...

Muita gente comenta “ Oh Rui ( mais conhecido por Joshua Vidigal a partir das 23h03m ) tu pá nem comentas nada sobre os post´s que escrevem dos 4CC , só dizem mal do teu trabalho quando foste presidente durante estes últimos anos”:
Pronto, eu explico quais as razões :
1º : Considero estes blogues , blogues altamente MACHISTAS, pois só vejo homens a comentar esses post´s e pessoalmente nem sei porque , gosto mais de discutir com o sexo oposto, isto é MULHERES.
Acho que nos blogues também deveria ser aplicada a lei da paridade e ai sim… .
2º : Não consigo ter tempo. Por vezes penso “ Rui como é que as pessoas tem tempo para criar blogues , comentar post´s , comentar os seus próprios comentários, comentarem a altas horas da madrugada” Penso… penso… e por vezes sem chegar a alguma conclusão até acabo por adormecer. Mas ontem no decorrer do jogo do S.C.P . acho que descobri … Deve ser por não ser Doutor, Engenheiro e ou Professor, que não tenha essa capacidade de gerir o meu tempo ou então por ser Patrão não tenha tempo de no horário normal de trabalho fazer blogues ou comentá-los… ( hoje retirei 40 minutos da minha paragem do almoço para escrever).
Quando alguém critica pessoas que estão no associativismo ( neste caso através de criação de blogues ) deveriam perder algum tempo e escrever um post´s daquilo que já fizeram pelo associativismo , que cargos já tiveram em associações do concelho, etc, etc… Provavelmente ainda não o fizeram porque esse post sairia em branco.
Bem hoje sinto-me mais Homem, acabei de perder a virgindade e Inovador… Quando chegar a casa vou dizer ao meu pai “ Pai escrevi num blogue”.
Abraço do Rui Lopes para aqueles que “comentam” no horário diurno e para aqueles que trabalham por turnos no horário nocturno
e
Abraço do Joshua Vidigal para aqueles que “comentam” a partir das 23h03m.

segunda-feira, setembro 14, 2009 3:39:00 da tarde  
Anonymous Pedro Santos said...

O Rui tu não deves estar bom da cabeça... Tens de ir a um médico, está a perder a tua sanidade mental(a escrever num blog?) :)

Abraço

segunda-feira, setembro 14, 2009 5:23:00 da tarde  
Anonymous Pedro Varino said...

fdx Rui concordo com o pedro santos .

segunda-feira, setembro 14, 2009 7:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho que os pedros tem razao. Andares a perder tempo com coscovilhiçes, tás louco! Quando nos encontrarmos tens de pagar uma.
(é a multa)

Admirador do VIDIGAL

terça-feira, setembro 15, 2009 11:31:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio