segunda-feira, outubro 19, 2009

1277 - sociedade recreativa portelense

Propositadamente não fui à procura de elementos sobre a génese e os objectivos das sociedades recreativas.
Limitar-me-ei a falar daquilo que conheço e das memórias acumuladas por um gajo careca, gordito e a caminho dos cinquenta anos (eu).
A minha sociedade completa 75 anos.
Setenta e cinco anos com altos e baixos, nasceu numa época onde não existiam computadores, nem telemóveis, nem, provavelmente, automóveis.
O primeiro automóvel da Portela foi conduzido pelo Sr. Fernando Antunes, o segundo pelo Sr. João Freire e o terceiro pelo Sr. Manuel Castanho... será que já possuíam automóvel em 1934?
Não sei... mas sabe alguém.
Era interessante que nos transmitissem essa informação (a mim e aos leitores deste humilde blog) e outras histórias relacionadas com estes setenta e cinco anos que procuramos projectar no futuro.
Aquilo que pretendia com este post (para além de anunciar que os comentários ficarão, novamente, LIVRES) era fazer um apelo, um pedido a todas as pessoas que passarem por aqui.
A Sociedade Recreativa Portelense está a preparar uma exposição que, de algum modo, documentem, relembrem estes 75 anos.
Todas as contribuições serão bem-vindas, fotografias, bilhetes de cinema ou teatro, fitas antigas (para dançar)... tudo aquilo que a vossa imaginação julgar útil e interessante para uma exposição.
Passem a palavra, contactem, directamente, com a Sociedade, com os elementos da direcção ou utilizem a caixa de comentários deste post ou o meu e-mail.
Normalmente, nas aldeias importantes, nas vilas, existiam duas sociedades, uma mais ligada «aos mandantes» outra mais ligada «aos mandados», por exemplo em Tramagal existe/existia a «Sociedade» e o «Teatro», em quase todas as vilas alentejanas existem este tipo de sociedades uma na sua origem ligada aos lavradores, outra ligada aos ruraes.
Na Portela, em Santa Margarida, nascemos sem mandantes nem mandados, homens livres de cabeça levantada e olhos no futuro.
Nota: Antes que venham entupir a caixa de comentários com tretas do género: cantas bem mas não me alegras.
Direi:
- Nunca recusei nenhuma colaboração que me tenha sido solicitada por nenhuma das direcções da Sociedade.
- Sou sócio com as quotas em dia.

1 Comments:

Blogger r said...

Boa noite
Este «post» proporcionou-me interesse, face às minhas incursões no âmbito da museologia e património. Excelentíssima ideia, esta da «sua» Sociedade. Não posso contribuir, só lá estive uma vez e nada de significativo recordo.
Queira fazer o especial favor de publicar, a seu tempo, a data da Exposição.
Obrigada

terça-feira, outubro 20, 2009 8:13:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio