domingo, outubro 25, 2009

2285 - conta-me como foi, dir-te-ei como foram

No edifício da câmara fomos recebidos pelo senhor presidente António Mendes, no seu gabinete, onde tivemos a oportunidade de conversar, um pouco, sobre o que foram estes 24 anos a servir o concelho de Constância.
As dificuldades que enfrentou ao longo deste período e, claro, falámos do futuro, do papel do associativismo no concelho.
Os Quatro Cantos do Cisne agradecem e reconhecemo papel fundamental no desenvolvimento social e comunitário que António Mendes teve, tem e esperamos que venha a ter no concelho de Constância.
(seria assim que eu [como dirigente associativo] me exprimiria, entretenham-se a descobrir as diferenças; versão original aqui).

19 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O Sr. Pedro Oliveira domina todas as matérias do conhecimento.
Mas já agora, para além da sua participação nos Escuteiros e na Universidade Sénior, que outro papel já teve no associativismo no concelho????????????

XaU

segunda-feira, outubro 26, 2009 8:53:00 da manhã  
Blogger r said...

O seu tem um erro nesta passagem:

«Os Quatro Cantos do Cisne agradecem e reconhecemo papel fundamental no desenvolvimento social e comunitário que António Mendes teve, tem e esperamos que venha a ter no concelho de Constância.»

Penso que gostaria de dizer: «agradecem e reconhecem o papel»

O original é mais do tipo: Saramago, carece de virgulas essencias.
Ambos, o original e o seu, são, na minha perspectiva, excessivamente, coloquiais, do ponto de vista formal e, por isso, talvez, deixam transparecer um vínculo que nos pode levar a questionar tratar-se, somente, de um texto informativo. Há momentos que requerem uma linguagem mais cuidada do ponto de vista formal e.
Por outro lado, tenho sérias dúvidas em que o seu objectivo, neste «post» fosse a denuncia da incorrecção expressiva.

segunda-feira, outubro 26, 2009 1:55:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Cara comentadora,

«carece de virgulas essencias»

Penso que gostaria de ter escrito:
carece de vírgulas essenciais.
Quanto ao último parágrafo o meu objectivo não é denunciar, não gosto de denunciantes, o meu objectivo foi divulgar uma atitude correcta (na minha opinião) tomada por uma das associações mais importantes do concelho.

Caro Anónimo,

«Mas já agora, para além da sua participação nos Escuteiros e na Universidade Sénior, que outro papel já teve no associativismo no concelho????????????»

Dir-lhe-ei, apenas, que nunca recusei nenhuma colaboração que me tivesse sido solicitada com nenhuma das associações do concelho.

segunda-feira, outubro 26, 2009 6:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas...e quem é que já lhe solicitou colaboração, que o Sr tenha aceite, e que essa colaboração tenha sido visivel aos olhos da população da freguesia e/ou concelho???

Ou vai dizer, que é daqueles que fica no "anonimato", que o Sr não gosta, mas como não gosta de protagonismo, não quer aparecer.

Excluindo o seu lugar de delegado suplente do PS nos diversos actos eleitorais, não se consegue vislumbrar mais nenhuma participação em prol da comunidade.

segunda-feira, outubro 26, 2009 7:14:00 da tarde  
Blogger r said...

Não, não, caríssimo

neste caso concreto e neste contexto, a saber: a caixa de comentários é-me irrelevante a acentuação, das palavras que usei, ainda que, tivesse existido ali (na minha ortografia) a intenção de lhe possibilitar reforçar essa sua manifestação de correcção formal, ignorando ou deixando dúbias intenções, à feitura do seu «post» e à significância do conteúdo. Eu aponto, primordialmente, para o conteúdo. V/ perde tempo com formalismos e, claro, encontra eco, na «blogoesfera» local e assim se empatam, reciprocamente, uns aos outros. Por outro lado, parece que existe quem não fique à espera de ser solicitado por esta ou aquela instituição e entenda ser nacessário agir e fá-lo, efectivamente, independentemente, de ser ou não solicitado.

Evidentemente que o seu objectivo não é claro desde o início e nem de perto dem de longe foi o de, meramente, informar, relativamente, a algo que, neste momento, designa como atitude correcta. A ser assim, não se compreende, por exemplo, a denuncia súbtil do título que escolheu, partindo de uma incorrecção verbal (a concordância verbal com o sujeito)expressa no texto original; tal como não faz sentido a correcção expressiva que fez ao texto original.
V/ comete, não raras vezes, esse lapso, a saber: subestimar a inteligência dos seus leitores. Sabe uma coisa? V/ não pode querer provocar e, em seguida, refugiar-se em formalismos de análise que em nada contribuem para o tal (en)volvimento.

segunda-feira, outubro 26, 2009 7:38:00 da tarde  
Blogger r said...

Deve ler-se:

(des)envolvimento

segunda-feira, outubro 26, 2009 7:44:00 da tarde  
Anonymous Luis Varino said...

Boa tarde Zé,

Numa conversa recente, abordámos o tema quente das ultimas eleições, os Quatro Cantos do Cisne, e eu recordo-me bem da conversa e da tua ideia sobre o assunto, que não vou aqui trazer, até porque a análise foi muito superficial e diversificada.

Recordo-me no entanto de referires que nada te move contra a referida Associação, até pelo conhecimento que tens de algumas pessoas que fazem parte do elenco directivo.

Mas, este teu "post" não revela isso, antes pelo contrário, não sendo a tua intenção apenas divulgar, como argumentas num dos comentários.

Excelente análise é feita no ultimo comentário de Rosa Oliveira, em que tu, variadissimas vezes subestimas a inteligência de quem lê os teus artigos, parecendo com isso quereres fomentar a discórdia e as acusações baratas entre alguns, que não acompanhando a tua maneira de ironizar e de "jogar" com as palavras entram nas agressões verbais, recorrendo variadissimas vezes a linguagem vernacula e acusações sem sentido nem providas de qualquer fundamento e educação.

Como já tive oportunidade de te dizer algumas vezes, até escreves umas coisas interessantes, algumas mais "controversas" que outras, mas para quem critica um outro blog que surgiu em Santa Margarida, estás a querer aproximar-te desse tipo de "actuação", levando às pessoas temas abordados de uma forma maliciosa, manipulando as palavras de forma a deturpar a mensagem inicial, para com isso fomentar a discórdia, quiça por ser a unica maneira de teres comentários no teu blog, e evitas de dizer que não interessa quem comenta, pois se assim fosse fazias NEW, SAVE AS, para memória futura, mas tu preferes fazer PUBLICAR.

Cumprimentos

Luis Varino

segunda-feira, outubro 26, 2009 8:00:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

«V/ comete, não raras vezes, esse lapso, a saber: subestimar a inteligência dos seus leitores.»

Mesmo que quisesse não conseguiria, a inteligência dos comentadores (de quase todos) é de tal jaez que jamais a subestimaria.

segunda-feira, outubro 26, 2009 8:09:00 da tarde  
Blogger r said...

Caríssimo Pedro,

o conceito «jaez» é para ser entendido em sentido figurativo?

Pergunto, porque, pode estar a chamar-me besta ou dotada de inteligência adornada, talvez, o vulgo: «loira burra» [sou morena, por acaso] e, não seja capaz de apreender o que escreve.

Pode escrever o que bem entender, publicar ou não os meus comentários, concordar ou não com eles, mas atente:

i) Escrevo(-lhe) para dizer o que sinto e penso acerca do que «posta» e não para que concorde comigo.

ii) A sua ironia é inteligente [todos nós o somos; a inteligência é multifacetada...]

iii) Escreva o que bem entender, não queira é impor «leituras». Parece o Saramago a querer defender o princípio literal do texto bíblico, como se, ele próprio, não fosse um construtor de metáforas... e como se fosse possível ignorarmos os contextos. Repare, este seu «post» não surge por acaso. Surge, na sequência duma problemática e duma questão política e querer dizer-nos, agora, que o faz para, meramente, informar, é subestimar a inteligência de quem o lê.
O mesmo seria, responder ao comentador Luis Varino, fazendo-lhe a correcção ortográfica do comentário e ignorando a pertinência do conteúdo exposto.
lembra-se da frase do Ramalho Eanes que tanto cita!? Pois, passa, também, por aí.

segunda-feira, outubro 26, 2009 8:26:00 da tarde  
Anonymous Luis Varino said...

Dicionário de Português:

jaez (ê)
(árabe djahaz)

s. m.1. Aparelho, adorno, ornato de bestas.
2. Fig. Espécie, qualidade; calibre.

Uma definição de um dicionário inFormal (Brasileiro), com uma frase onde entra a palavra jaez:

jaez
Substantivo masculino
- Adorno de bestas
Figurado
- espécie
- qualidade
- laia
do Árabe (janaz) - arreio de camelo

Com politicos deste jaez não se consegue mudar o país

Eu atrever-me-ia a utilizar esta frase, alterar apenas a palavra politicos, ficando com esta disposição:

Com "Bloggers" deste jaez não se consegue mudar o país (concelho).

segunda-feira, outubro 26, 2009 8:42:00 da tarde  
Anonymous Pedro Santos said...

Se o que pretendes é que comentam?
Consegues...

Se o que pretendes é ser falado?
Consegues...

Se o que pretendes é dar nas vistas?
Consegues...

Se o que pretendes é ser criativo?
Esquece...

Sé o que pretendes é andar atento?
Então lê a lei sobre a utilização de imagens sem permissão da entidade autora.

Cumprimentos e boa continuação de Póstagens (está mal escrito)

segunda-feira, outubro 26, 2009 11:28:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Pedro,

«utilização de imagens sem permissão da entidade autora»

A «entidade autora» está citada/«linkada».
Há problema na utilização da v/ imagem numa iniciativa que já disse (e repito) é de louvar?
Se há, digam...
Elimino o «post» e os comentários associados (embora sejam, extremamente, pertinentes) e não se fala mais nisso.
Comentarem-me, ser falado e dar nas vistas?
Sim... é tudo o que quero na vida, ter amor e muito amor p'ra dar... (ok, não resisti, fizeste-me lembrar a letra duma canção dos bailaricos).

segunda-feira, outubro 26, 2009 11:37:00 da tarde  
Blogger Pedro Santos said...

Mau mau mau!
Acordam-me com uma SMS a dizer que o meu nome anda em Blog´s. Façam e digam o que quiseram, mas por favor não mencionem nomes alheios.

Pedro Santos (cybersantos)

terça-feira, outubro 27, 2009 1:05:00 da manhã  
Anonymous Lelo said...

Esta imagem é curiosa... Ali à direita quem é... Emprego rosa, passado rosa, vira casacas... digo eu.É incrível a mudança que as pessoas fazem. Com isto digo e afirmo que a associação está cheia de política e de rosa pouco tem.

terça-feira, outubro 27, 2009 12:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

de rosa tem os vira casacas mas isso é em todos os lados basta ver a junta em santa margarida passou a ser CDU+PSD

terça-feira, outubro 27, 2009 7:04:00 da tarde  
Blogger Pedro Santos said...

Este comentário foi removido pelo autor.

terça-feira, outubro 27, 2009 8:01:00 da tarde  
Blogger Pedro Santos said...

Este comentário foi removido pelo autor.

terça-feira, outubro 27, 2009 8:02:00 da tarde  
Blogger Pedro Santos said...

Gostaria apenas de deixar aqui um pequeno desabafo em relação a um comentário que li sobre mim num blog.
Para quem não me conhece chamo-me Pedro Santos e residi em Vale de Mestre muitos anos. Actualmente escolhi Abrantes para viver por motivos profissionais. Trabalho como Técnico de Informática no Município de Abrantes e tenho a plena consciência do meu valor e competências profissionais. Se bem me lembro em todo o processo de ingresso nunca me questionaram sobre preferências partidárias, penso que não seria um requisito.
Em relação ao meu passado, reflecte-se no presente, sou militante do Partido Socialista e continuarei a ser, pois identifico-me com alguns dos seus ideais e vontades. Não sou obrigado a concordar / participar em listas onde existem ideias / pessoas com quem não me identifico. Poderia fazer isso se futuramente tivesse ambições partidárias ou qualquer outro tipo de interesse. Vejo sim, falta de ambiguidade em muitas acções praticadas nos últimos anos, mas os actos ficam para quem os pratica e como ainda não aprendi a linguagem partidária deixo isso para quem o sabe fazer.
Chamo vira casacas aquelas pessoas que há quatro anos atrás estavam desempregadas e gritavam por A e este ano esse A transformou-se em B. “É incrível a mudança que as pessoas fazem”, (frase usada no comentário referente á minha pessoa).
Fiz parte muito tempo da associação de Vale de Mestre “Os Relâmpagos”, onde tentei sempre dar o meu melhor quando era possível, pois a vida nem sempre nós dá a possibilidade de o fazer, mas mesmo assim, dediquei muito tempo aquela associação por quem tenho muito carinho e actualmente sempre que posso participo nas suas actividades. É claro que muita gente não percebe isso, pois não percebe o significado nem o trabalho da palavra associativismo.
Fala-se muito da Associação os “Quatro Cantos do Cisne”, mas ainda bem, é porque estamos a fazer bem o nosso trabalho. Quando me convidaram para fazer parte dos corpos gerentes, tive algumas dúvidas, mas como o projecto me parecia interessante e como pretendo manter o contacto com o meu concelho, acabei por aceitar. Actualmente sinto-me realizado por saber que estou ajudar um projecto que é reconhecido internacionalmente sem ter qualquer tipo de ambição e intenção. Sinto-me triste quando as pessoas misturam partidos políticos com as associações. Mas é claro que tem de existir uma ligação, pois sem isso é muito difícil as associações sobreviverem.
Não pretendo com este desabafo ofender ninguém, nem estar a defender-me, pois tenho a plena consciência de quem me conhece verdadeiramente percebe aquilo que escrevi e sabe quais são os meus grandes objectivos e o que gosto de fazer.
Eu não tenho de agradecer o meu emprego a ninguém, tenho sim de agradecer aos meus Pais as oportunidades que me deram para o conseguir, pois infelizmente muita gente não sabe o esforço e dedicação que é necessária para conseguir um trabalho.
A todos um bem-haja
Pedro Miguel da Conceição Santos

terça-feira, outubro 27, 2009 8:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

oh senhor pedro oliveira algum dia alguem faz-lhe uma espera junto aos prédios da Portela de Santa Margarida!!!!!!!

voce fala fala, mas andou sempre nos tachos!!!!

e essa da universidade senior, ainda esta a dever tal prenda ao padrinho Rui Carreteiro que ao que parece ajuda para o ajudarem a ele!!!! O padrinho ta de volta!

segunda-feira, novembro 02, 2009 3:57:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio