domingo, novembro 08, 2009

2302 - reflectir e só depois agir


O primeiro número da Quatro CC é uma surpresa muito agradável.
Cuidada, excelente paginação, óptimo design, bom gosto patenteado na escolha das cores tradicionais de Portugal, o azul e branco.
Quanto à forma, excelente.
Quanto ao conteúdo, muito bom, destaco, a entrevista efectuada ao Zé Manel (da qual retirei o título do post) a pág. 19 que reproduzo ali em cima, óptima fotografia, uma boa ideia, bem concretizada.
Uma revista a ler (a imprimir) apenas com um senão (na minha opinião) o editorial (deve ter sido escrito em plena campanha eleitoral) está demasiado ofensivo.
O editorial deveria apelar à união e à participação e não promover divisões.
Dizer somos grandes ou somos sérios é contraproducente, façamos o nosso melhor e deixemos que sejam os outros a julgar o nosso trabalho, ninguém é bom julgador em causa própria.
Quanto à fotografia escolhida para ilustrar o editorial (não sei se a escolha foi do meu amigo Pedro Santos) foi (na minha opinião) uma má escolha. Está pouco dinâmica, o olhar perdido no chão, a t-shirt preta (luto), os braços cruzados, os chinelos (chinelos é para ir à praia, dizia-me uma antiga professora).
Eu escolheria uma imagem tipo a do Zé Manel (pág.12) mas a olhar de frente para a máquina fotográfica, para o futuro, a sorrir e, talvez, com uma camisa branca com as mangas arregaçadas, pureza, dinamismo, trabalho, ah e uns sapatitos ou ténis.
Estão de parabéns Daniel como presidente, Pedro Santos pelo excelente design e paginação, Zé Manel pelas óptimas respostas que profere e todos quantos colaboraram neste primeiro número, aguardamos com expectativa o próximo.

1 Comments:

Blogger Pedro Santos said...

Boas Pedro,
Obrigado pelas tuas observações em relação ao Quatro¨CC (edição nº1, mas a segunda publicação). Mas tenho de te dizer uma coisa, cada qual faz a sua interpretação e muito bem. Em relação à fotografia do Editorial, sim foi minha escolha. Mas é claro que esta escolha teve um propósito.
Por exemplo:
Ao olhar para esta fotografia conhecendo ou não o retratado poderia fazer a seguinte interpretação (tal como tu fizeste a tua);
T-Shirt e chinelos = Informalidade (gostamos de ser e não de parecer).
Braços cruzados pode querer dizer muitas coisas, por exemplo, descontentamento, interesse, discordância, desafio, força, timidez, etc. Eu interpretei como uma posição defensiva, depois de todas as situações que tem ocorrido, é natural manter uma certa defesa em prol da associação.
Olhar para baixo (olhos fechado), tal como os braços cruzados podem ter muitas interpretações dependo das circunstâncias. Neste caso entendi como preocupação, reflexão.
Cada pessoa pode fazer a sua interpretação e isso é muito importante, felizmente que não interpretamos as coisas de maneira igual, porque senão deixaria de existir aquilo que chama-mos Democracia.

Mais uma vez agradeço.

Abraço Pedro Santos

PS – Já viste a penúltima página do Quatro¨CC?

segunda-feira, novembro 09, 2009 11:03:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio