domingo, junho 06, 2010

257/2010 - a primeira escola de santa margarida da coutada

Caro Pedro Oliveira
Apenas e para que enriqueça os seus conhecimentos sobre a história da Freguesia de Stª Margarida da Coutada,informo o amigo de que o Telmo filho do meu grande amigo e SPORTINGUISTA Manuel Moura nunca podia ter frequentado a escola mais antiga da freguesia,uma vez que a escola mais antiga, foi o edifício que hoje serve a Secção dos BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS de Constância em Aldeia de Santa Margarida Da Coutada.
Daqui para si e para o amigo Moura um abração.
L.M.
Caro L.M.,
Temo que esteja equivocado.
O edíficio mais antigo onde a escola funcionou está ali em cima, localiza-se na Portela.
Estávamos no início do séc. XX (a minha avó materna nasceu em 1912) o docente era o professor Pinho, pensou-se em construir um edifício de raiz que contemplasse salas de aula no piso inferior e habitação para o professor no piso superior... a minha avó já estudou na «escola nova», mas lembrava-se, da escola ter funcionado noutro edifício.
Construiu-se, então, a escola onde o Telmo estudou, a mais antiga, construída de raiz para edíficio escolar, na freguesia de Santa Margarida.
Quanto à escola que refere, «os bombeiros», é um edifício de, cerca de 1930, tal como a capela de Malpique, que, também foi edifício escolar.
A diferença entre essas dos anos trinta (Malpique e Aldeia) e a Escola da Portela (onde viviam os professores) é que as primeiras eram, apenas, escolas de apoio, sub-escolas, o ensino era efectuado por «regentes» e não por «professores com curso»; só ensinavam até à terceira classe.
As crianças que queriam obter a quarta classe tinham que ir estudar para a Portela, o grande centro de onde emanava a sabedoria para toda a freguesia (anos trinta/quarenta) onde residiam os professores, onde funcionava a junta de freguesia...
Com os melhores cumprimentos e com abraços para si (ao meu amigo Moura e ao filho, aos filhos, dou-lhos pessoalmente) e esperando, sinceramente, ter-lhe proporcionado um melhor conhecimento sobre a evolução dos edifícios escolares na freguesia, despeço-me com amizade.
Pedro Oliveira

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Faz-me um pouco de confusão esse Bairrismo exacerbado sem sentido, visto ter uma conutação de aproximação às elites, muito próximo do histerismo. O outro ponto que constrange quem lê, é o do Sportinguismo faccioso, doentio. Nem um termo nem outro se enquadram muito bem numa sociedade equilibrada, nem a Portela é o centro do mundo (longe, muito longe disso) e nem o Telmo (pessoa competente e equilibrada) é um herói nacional (simplesmente faz o seu trabalho e bem, mais nada). Meios termos amigo, nada de radicalismos sem nexo.
O Grifo

segunda-feira, junho 07, 2010 10:17:00 da tarde  
Blogger pedro oliveira said...

Caro Grifo,

Certamente, saberá, que as aves às quais tomou o nome só se alimentam de carne em decomposição, de animais mortos.
Pelo contrário, há quem se alimente de vida, de histórias, de factos...
Bairrista exarcebado, moi?
Não assinei a petição que procurava criar a freguesia de Portela de Santa Margarida e expliquei aos promotores porquê... porque somos uma freguesia pequena e é unindo e não dividindo que podemos ter sucesso.
Gostei de me ver (nas festas do concelho) numa fotografia, com cerca de vinte cinco anos, com a braçadeira de capitão dos «Relâmpagos», numa equipa onde jogava, por exemplo, o meu amigo «Mendonça», actual presidente da Junta.
Gostei de representar como futebolista de salão (com pouca habilidade, diga-se)equipas de todas as aldeias e lugares, da freguesia, excepto da Portela.
Só joguei pela Portela em jogos de selecção, nunca em equipas aqui sedeadas (uma espécie de Pauleta, eh, eh, eh).
Não sou bairrista, nem divisionista, gosto muito da minha freguesia, do meu concelho e de tudo o que envolve estes espaços.
Para mim uma freguesia ou um concelho não são uns riscos traçados no chão, são uma geografia de afectos.
São cheiros, sensações palpáveis, paisagens, sons... sabor.

«nem o Telmo (pessoa competente e equilibrada) é um herói nacional (simplesmente faz o seu trabalho e bem, mais nada)»

Nem mais, absolutamente, de acordo.
Espero não estar a cometer nenhuma inconfidência ao dizer-lhe (os concursos foram públicos) que o Telmo procurou fazer bem o seu trabalho aqui, no nosso concelho... mas o ex-presidente da câmara e o «staff» da altura acharam que o Telmo não tinha perfil nem competência para exercer actividade profissional no concelho que o viu crescer... contrataram num concelho limítrofe (ora vá às actas confirmar esta informação).
A conversa vai longa, podemos discutir/conversar com argumentos; comentar só para «desconversar» não vale a pena.

segunda-feira, junho 07, 2010 10:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sobre o jantar é que não dá informações, será porque o pápá era um dos organizadores.

Coragem homem, não se acanhe, desenbuche.

terça-feira, junho 08, 2010 12:27:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Antes de ser conhecido no reino animal por ser um necrófago e ter como alimento preferêncial, carne putrefacta, já era figura de relevo no imaginário mitológico como um animal com cabeça e asas de águia e corpo de leão (lagarto, lagarto), só não ponho ovos de ouro em ninhos de ouro, porque provenho de familias humildes, o que por si só limita-me almejar a grandes voos.
Quando me refiro ao «seu» acérrimo sportinguismo, é por constatar a continua alusão a esse clube que respeito (pode crer) em tudo o que é post, todavia está no seu inteiro e legitimo direito, só que condiciona quem tenha o desejo de botar comentário e por acso não alinhe por essa cor.
A Portela, essa bela aldeia, sempre foi terra de doutores e vaidades sem sentido (a afirmação é minha), somente teve alguma relevância (há muitos e muitos anos) por ser «ninho» de algumas figuras da época, não por reais feitos ou monumentos de monta à vertente cultural/histórica portuguesa.
Agora também lhe digo e não quero com isso tirar-lhe alguma razão, pessoas houve e com toda a certeza mais irão aparecer, que conseguiram(ão) méritos além fronteiras (do concelho pelo menos), mas esses proveitos são posteriores às provas dadas de competência. Ninguém me consegue provar que determinado personagem conseguiria alcançar A, B, ou C com as limitações próprias de uma autarquia «limitada». Quem consegue provar em tese que o Telmo (que me desculpe por estar continuamente a nomeá-lo sem permissão) teria sucesso numa área por si só muito especifica e num local com pouca expressão desportiva, pelo a menos ao nivel
a que ele está habituado? E já que fala tanto em Mourinho (vem a talhe de foice), gostaria de aquilatar as suas reais capacidades numa equipa de «mijas na escada», sem graveto e condições de trabalho, ali é que se via quem tinha unhas para tocar viola.
O Grifo

terça-feira, junho 08, 2010 12:54:00 da manhã  
Blogger pedro oliveira said...

Anónimo,

Vamos lá a ver, duma vez por todas, se nos entendemos, sobre este tema.
O meu pai é um senhor a caminho dos oitenta anos, penso que está naquela fase da vida que merece respeito e consideração.
Tem um problema com o meu pai?
Tem aqui o meu «e-mail»:
pedrolliveira@gmail.com
posso estabelecer o contacto entre vós... resolvem os vossos problemas, ok?
Já reparou que os comentários aqui são validados?
Acha que eu, como filho, gosto de comentários anónimos a denegrir a imagem de meu pai... não sei se tem ou não pai, se fosse consigo, gostaria?

Nota: Tive o cuidade de perguntar ao meu pai se se tinha comprometido com alguém a organizar sozinho o almoço em questão, a resposta foi negativa.
Há vários comentadores que reconheço legitimidade para dialogarem sobre este tema:
- João Carlos Barroso
- Pedro Varino
- Luís Varino
(mais alguns, devidamente, identificados)
Pelas razões atrás invocadas não publicarei mais comentários anónimos sobre esta temática.
Esse tipo de comentários não dignificam ninguém:
1. Não dignificam quem, anonimamente, os escreve.
2. Não me dignificam (ao publicá-los)
3. «Last but not the least»
Não dignificam o grande clube do leão rompante pelo qual pugnamos, no qual acreditamos.

terça-feira, junho 08, 2010 12:56:00 da manhã  
Blogger pedro oliveira said...

Caro Grifo,

Vejo que é/está desatento.
Há algum tempo falei neste «blog» num benfiquista que, na minha opinião, deveria ter o nome na piscina municipal de Constância.
É neto de Ernesto Morgado (benfiquista), filho de Isidoro Morgado (benfiquista) foi baptizado em Santa Margarida (capela da Portela) participou em três jogos olímpicos (como nadador) e prepara-se para conseguir os mínimos para os próximos Jogos.
Há um «filho» do concelho de Constância deste calibre e ninguém o reconhece... e vem-me falar do Telmo, do meu pseudo-bairrismo e do meu sportinguismo assumido (mas não fanático)?
Ora...

terça-feira, junho 08, 2010 1:08:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio